[Especial] Trilogia Matarana - Janice Diniz

Olá, leitores!

Hoje vim falar sobre a trilogia Matarana, da autora Janice Diniz, e já adianto que foi uma leitura surpreendente, que eu adorei!

A trilogia é composta por: Terra Ardente, Céu em Chamas e Fogo no Cerrado.

Minha intenção inicial era a de ler os livros e trazer uma resenha individual sobre cada um deles, contudo, eu não esperava me envolver tanto com a história, ao ponto de não conseguir parar de ler até ter concluído os três livros (eu tentei, juro rsrs). Assim, falhando no meu intento, resolvi contar sobre a minha experiência com os três livros, sem trazer muitos detalhes sobre a trama para evitar possíveis spoilers.


Matarana foi erguida a partir do assentamento de famílias sulistas no centro oeste, que aos poucos, foram construindo suas moradas e cultivando a terra apropriada em meio ao cerrado. Porém, a ocupação e a sobrevivência naquelas terras não ocorreu de modo “pacífico”, pois imperava a lei do mais forte e do mais astuto, e por que não dizer, quem tivesse o maior poder de fogo. Dentre os tidos como “colonizadores” de Matarana, dois sobrenomes se destacaram: Dolejal e Marau. Ao longo dos anos, ambos foram conquistando terras e construindo seu império na cidade, dessa forma, foi consolidada as duas principais forças econômicas da região, assim como, a rivalidade e a disputa pelo poder entre Thales Dolejal, o executivo do agronegócio, e o Coronel Marau.

“[...] uma sombria curiosidade: dizem que a fertilidade do solo de Matarana está associada ao número considerável de ossadas dos nativos, enterradas pelos primeiros colonizadores. À época da grilagem e do garimpo, a justiça era feita por meio dos revólveres, espingardas e facões.”

Janice escreveu uma história ao estilo Western, com direito a pistoleiros, cowboys e até um xerife, ou melhor, um delegado. A autora descreve o cenário de maneira extremamente real, a paisagem do cerrado, o céu permeado por nuvens de fumaça devido as queimadas, o clima quente, enfim, tudo é narrado de maneira tão vívida que nos sentimos em Matarana. Assim como a ambientação, os personagens são muito bem construídos e ao longo da história, suas personalidades vão sendo destrinchadas pela autora e vamos conhecendo mais a fundo seus medos, desejos e segredos.

Os protagonistas da série são, cada um a seu modo, cativantes. Karen é uma mulher independente e destemida, que vive da maneira que deseja, sem se preocupar com o que possam pensar ao seu respeito. Enquanto Nova, uma jornalista que foi para Matarana junto com seu amigo de infância, e também seu amor secreto, é romântica e um tanto sonhadora. Ambas são mulheres fortes que batalham pelo que desejam, de formas diferentes. Karen é impetuosa e tem pavio curto, essa característica da sua personalidade, por vezes me deixou irritada, mas tal sentimento não superou a admiração por ela ser, quem quer ser, sem tentar se encaixar em nenhum padrão. Ao construir uma personagem como a Karen, a autora critica claramente a sociedade machista em que vivemos e o estereótipo da mulher “direita” e recatada, que precisa ser submissa ao homem e jamais agir fora dos preceitos que ditam a “moral e os bons costumes”. E eu adorei essa reflexão abordada pela Janice.

O delegado da cidade, Rodrigo Malverde, dentre os protagonistas masculinos, é o mais apaixonante, com seu jeito protetor e amigo, conquista nós leitoras, desde o início. Já Thales Dolejal é demasiadamente arrogante e dominador, sendo um dos homens mais importantes da região, age como tal, sempre frio e contido em suas emoções, mas no fundo carrega profundas cicatrizes do passado, no corpo e na alma. E ainda temos Franco, o diabo loiro, que para mim é o personagem mais complexo, e por isso mesmo, vou falar pouco sobre ele, vocês terão que ler para descobrir (rsrs).

A narrativa da autora é de uma fluidez impressionante, ela escreve de um jeito que nos prende e seduz, e quando percebemos, estamos mergulhados na história como se estivéssemos fazendo parte dela. A cada livro a trama só evolui, em Terra Ardente, somos introduzidos a esse mundo criado pela Janice e, de imediato, nos vemos enredados pelos acontecimentos e desejando ansiosamente pelo próximo volume. Céu em Chamas é recheado de ação e surpresas, alguns personagens inesperados ganham destaque e a leitura se torna ainda mais viciante. E finalmente, em Fogo no Cerrado, temos um desfecho emocionante e cheio de reviravoltas, encerrando a trilogia com chave de ouro.

Enfim, Matarana me cativou de forma surpreendente e entrou para as melhores trilogias que li até o momento ♥

Os três livros, assim como as demais obras da autora (que eu não vejo a hora de ler!), estão disponíveis para compra no site da Amazon.

Abaixo, as redes sociais da Janice, caso desejem acompanhar seu trabalho mais de perto:

Facebook: https://www.facebook.com/JaniceDiniz.Writer/?fref=ts
Grupo no facebook: https://www.facebook.com/groups/janicedinizromances/
Blog: http://janicedinizz.blogspot.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/janice.diniz/

16 comentários

  1. Também comecei a ler as obras da Janice pela trilogia Matarana, o que me deixou simplesmente apaixonada. Todos os livros dela são muito bem elaborados com enredo envolvente e viciante, pois depois de lermos um, não conseguimos parar até ler toda a sua obra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Renata!
      Estou completamente apaixonada pela escrita da Janice, suas histórias são realmente viciantes e muito bem escritas ♥
      Bj!

      Excluir
  2. Bela explanação a respeito desta incrível é apaixonante trilogia. A autora Janice consegue nos prender, envolver na trama como personagens ativos. Protagonistas que passamos a amar e outros a odiar . Para nós que a seguimos a interação com o grupo é simplesmente excepcional. Ela não só escreve essas histórias lindas e cativantes, como também interage, responde a todos os nossos comentários (muito relevante esse fato).nos livros são abordados temas do nosso cotidiano como : trafico de drogas, assaltantes, assasinos , estupradores , etc, mas a grande alegria é que temos para o nosso consolo e alívio os justiceiros. Maridos fiéis que amam demais e cuidam de suas famílias, amantes excepcionais. Enfim, venham para o mundo de Janice kkkk você nunca mais quererá encontrar a saída kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Adriana!!
      A escrita da Janice realmente nos prende de uma forma incrível! O cenário criado e os personagens são maravilhosos! Os temas abordados por ela são extremamente importantes e, com certeza, esse aspecto enriquece ainda mais a obra!
      A Janice é mesmo muito atenciosa com seus leitores, acho isso muito bonito.
      Que bom que gostou do texto!
      Bj!

      Excluir
  3. Comigo foi o contrário,comecei por Cowboys de Santa Fé.Me apaixonei pela história e foi como um vício,queria mais e nunca mais parei.Tive que conhecer TODOS os outros personagens e me apaixonei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vejo a hora de ler Os Cowboys de Santa Fé! Imagino que deve ser tão apaixonante quanto Matarana ♥
      Bj!

      Excluir
  4. amo demais! desde li Terra Ardente em 2009 e nunca mais me vi sem ler nada da Janice. essa trilogia é meu xodó, uma das minhas preferidas! Janice é simplesmente fantástica, criou um mundo único, com personagens marcantes e de personalidades fortes! lendo seu post, vc resumiu muito bem o que a série Matarana. Janice é pra mim o nome forte da nossa literatura, mulher inteligente e talentosa, que nos leva a lugares apaixonantes com seus livros!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Aninha!!
      Sim, a Janice é fantástica! Seus personagens são mesmo marcantes, sei que jamais vou esquecer nenhum deles!!
      Obrigada!
      Bj ♥

      Excluir
  5. Nunca tinha ouvida falar da autora. As capas são lindas e se os personagens são cativantes vou correr para saber mais sobre a história :)
    Beijos,
    http://www.fabulonica.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corra mesmo kkkk você não vai se arrepender, é uma trilogia maravilhosa!!
      Bj!

      Excluir
  6. Oi Cailes!!!

    Poxa, eu não conhecia a autora! Adorei esses personagens!! Agora quero ler rsrsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Mi!
      Penso que vc vai gostar sim de Matarana e seus protagonistas únicos. Quando ler me diz o que achou!
      Bj!!!

      Excluir
  7. Olá! Eu amei a sua resenha, abordou todos os livros perfeitamente, deixando o leitor completamente curioso. Eu amo romance, independente de como aconteça e quando vi as capas do livro, já anotei o nome para ler depois. Amo autores que saibam descrever bem o cerrado, para mim é o que mais conta no livro.
    Abraços! Leitora Encantada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Miriã!
      Sim, a Janice descreve perfeitamente a paisagem do cerrado, bem como, o sentimento de pertencer àquela região. Os romances presentes na história são avassaladores e apaixonantes, vc vai amar ♥

      Excluir
  8. Oi Cailes.
    Adoro histórias com esse clima de velho oeste, cowboys e xerifes, mocinhas e tudo mais . Com certeza já vou procurar para ler, muito obrigada pela indicação.
    bjs Mary

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mary ♥
      Penso que vai amar esta e todas as outras histórias da Janice! Ela é mestra em nos envolver e fazer com que nos apaixonemos por suas histórias!!
      Abraço!

      Excluir