[Resenha] A Insígnia de Claymor - Josiane Veiga

Título: A Insígnia de Claymor
Autor(a): Josiane Veiga
Páginas: 519
Formato: ebook Kindle
Publicação Independente


Jehanie Claymor é uma jovem Lady que cresceu protegida pelo amor incestuoso do irmão Alexei. Sem conhecer os perigos e maldades da época, ela foi mimada e amada ao extremo. Mas, em uma viagem em que abandona o castelo de seu pai para ir de encontro ao seu noivo Garreth, vê todas as suas ilusões românticas chegando ao fim. Sir Daniel Trent só busca vingança. Sua irmã mais jovem foi seduzida pelo cavaleiro Alexei Claymor, e abandonada por ele após engravidar. Sem esperança, a jovem matou-se, deixando Trent com a incumbência de limpar sua honra. No entanto, seu destino muda completamente ao encontrar uma jovem que perdeu a memória. ...E assim, sem saber, ele acaba se apaixonando pela irmã de seu maior inimigo... 


♥♥♥

A Insígnia de Claymor foi o segundo livro que li da Josiane Veiga. Esmeralda, meu primeiro contato com a escrita da autora, eu simplesmente adorei e já fiz resenha (clique aqui para ler). Com Insígnia não foi diferente, novamente me vi cativada por uma história, mais uma vez singular, escrita pela Josi. 

O livro é ambientado na época Medieval e narra a história da família Claymor, composta pelo Duque Albert e seus dois filhos, Alexei e Jehanie. A trama tem como foco os sentimentos não fraternais que o futuro Senhor do Clã, Alexei Claymor, tem em relação a irmã. Desde menino, o amor que ele nutria por Jehanie não era apenas de irmão e com o passar dos anos, tais emoções se tornaram uma paixão quase impossível de ser ocultada. Albert conhece os sentimentos do filho e se vê angustiado perante a situação, pois repudia a ideia de um incesto em sua própria casa. A única que permanece ignorante é Jehanie Claymor, que tem uma relação muito próxima com o irmão, este muito possessivo e protetor, mas aos olhos da jovem é somente o modo de ser de Alexei, sempre carinhoso e cuidadoso.

Em paralelo, conhecemos Daniel, o Barão de Trent, que busca vingança contra Alexei Claymor, o qual seduziu e engravidou sua irmã, esta devido ao desespero de ser mãe solteira e trazer vergonha ao nome da família, acabou cometendo suicídio. Assim, Daniel promete destruir o homem responsável por lhe tirar a pessoa que mais amava, arrancando dele o que também lhe é mais precioso. Contudo, o Barão não imagina que o destino entrelaçará sua vida ao dos Claymor de forma definitiva, pondo à prova seu plano de vingança.


Josiane Veiga traz, novamente, uma história única, com personagens complexos e intrigantes. Alexei é o principal deles. Durante toda a narrativa, sentimentos conflitantes me assolavam em relação a ele, partindo da raiva à indignação, da compreensão à pena; pois suas atitudes são, muitas vezes, revoltantes, mas a partir de determinado momento, vamos entendendo seu amor pela irmã, não que eu tenha torcido pelos dois, porém, percebi que Alexei não teve culpa de ter se apaixonado por Jehanie, ele não escolheu tal sentimento.

Em relação à Jehanie, inicialmente a achei extremamente mimada e irritante, e o que mais me incomodou foi o seu incentivo, mesmo que sem intenção, aos sentimentos do irmão, justamente por causa de todo o mimo e atenção dada a ela não só por parte de Alexei, mas também pelos outros que a cercam. Contudo, após um importante acontecimento ela amadurece e passa a ser, aos poucos, admirável e forte.

Desde o início gostei de Daniel e já tinha uma ideia formada sobre o mesmo, a qual foi confirmada durante a narrativa. Assim como os protagonistas, os demais personagens são muito bem trabalhados, adorei o Richard e seu jeito único de ser, ri várias vezes com ele. O “padre” Adam e as acompanhantes de Jehanie, Sophie e Marie, também são bastante peculiares e interessantes.

Houve apenas dois pontos que me incomodaram um pouco. O primeiro em relação ao final, que achei um pouco corrido, mas até entendo a razão de ser, pois Insígnia foi publicado inicialmente em 2008, com outro final (na verdade a história terminava em um capítulo importante e impactante presente nesta edição), já que este seria o primeiro livro de uma duologia, porém, devido a problemas pessoais, a autora acabou por não escrever a continuação e, apenas quando resolveu manter a história em um único livro, publicando novamente a obra, a Josi decidiu que ele teria uma conclusão distinta. O outro ponto, não posso dizer exatamente, pois acontece na última página e seria um super spoiler! Na verdade não é bem um acontecimento, mas uma possibilidade que é deixada no ar para o leitor e eu, particularmente, não gostei.

Apesar das ressalvas acima, que não prejudicam em nada minha visão da obra, gostei bastante do livro. A Josi com sua escrita mega envolvente e seu jeitinho próprio de conduzir a narrativa, não deixa o leitor, em momento nenhum, se desinteressar pela história, aliás, o que você jamais encontrará nos livros dessa escritora, será tédio. A Insíngia de Claymor tem uma trama que envolve romance, amizade, drama, amor, temas polêmicos, crenças e a reflexão sobre as mesmas. É perceptível também, o trabalho de pesquisa realizado pela autora, aspecto que enriquece ainda mais a história.

Espero que gostem do livro, assim como eu, e busquem conhecer as outras obras da Josiane Veiga.

4 comentários

  1. Nossa, maravilhosoooo
    Eu amo quando vocês conseguem captar exatamente a complexidade do Alexei. Ele é vilão, mas ao mesmo tempo, ele é bom. Para mim, a cena dele salvando a porca grávida me acalenta até hoje.
    Obrigadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Josi! A cena com a porca nos transmite os sentimentos escondidos por Alexei, só quem leu esta cena para saber do que falamos. A cena final também me deixou com vários sentimentos em relação a ele, fiquei realmente emocionada.
      Que bom que gostou ♥
      Abraço!

      Excluir
  2. Oi Caline!

    Poxa que pena que o final teve uns problemas, mas mesmo assim tb lerei rsrsrs Adorei esse homem na capa, Jesus! E adoro um romance, preciso conferir esse tb rsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Mi!

      Tive essas ressalvas com no final, mas nada que me fizesse gostar menos do livro. Leia sim! Acho que vai adorar!

      Abraço!!!

      Excluir