[Resenha] Se Eu Ficar - Gayle Forman

Título: Se Eu Ficar
Autor(a): Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Páginas: 224
Ano de Publicação: 2013


A última coisa de que Mia se lembra é a música. Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas. 


♥♥♥

Desde criança, Mia é apaixonada pela música clássica, e encontrou no violoncelo a forma de exprimir essa paixão. Seus pais também amam a música, contudo, um estilo totalmente diferente, o rock. Teddy, seu irmão mais novo, segue a referência dos pais, tocando animadamente em sua bateria. Assim, por vezes, Mia se sente diferente de toda a família, não só pelo gosto musical oposto, como também, pela aparência física. Apesar de em algumas ocasiões ter esses sentimentos, ela é muito feliz, pois sua família é amorosa e unida.

Tudo parece ganhar um tom diferente quando a protagonista conhece Adam, um rapaz estiloso e envolvente, que toca numa banda de rock local. Ele a faz se sentir especial e experimentar emoções nunca vivenciadas.

Porém, uma mudança drástica acontece quando Mia e sua família sofrem um grave acidente e ela, inexplicavelmente, começa a presenciar os acontecimentos posteriores fora de seu corpo, como uma expectadora invisível, assistindo tudo que mais ama lhe ser tirado de forma abrupta, enquanto vê a si mesma, inicialmente impotente, mas depois percebe que é sua a decisão, de partir ou ficar.

“Fico me perguntando se toda pessoa que está prestes a morrer tem de decidir entre ficar ou partir. Parece algo improvável. Afinal, este hospital está cheio de gente que não para de receber remédios em suas veias ou que é submetida a operações terríveis só para poder ficar, mas alguns vão morrer de qualquer jeito.” (p.149)


O livro é narrado em primeira pessoa, pelo ponto de vista de Mia, alternando entre recordações do passado e sua narração do presente, no qual ela se encontra hospitalizada em estado crítico. Durante a trama, somos transportados para as lembranças da protagonista, a partir das quais vamos conhecendo melhor sua vida, família e o relacionamento com Adam.

Meu primeiro contato com a história de Se Eu Ficar ocorreu quando assisti ao filme, o qual gostei bastante e, desde então, tinha vontade de ler o livro. Infelizmente a obra não me agradou como esperado e da maneira como conquistou muitos leitores. Não que eu tenha desgostado, é sim um bom livro com uma história bem escrita, fluida, mas que não me envolveu como gostaria, principalmente, em relação as emoções da protagonista. Esperava sentir na narrativa de Mia um peso emocional mais forte. Inicialmente entendi, posto que, ela estava anestesiada devido ao trauma, como a própria descreve no trecho abaixo:

“E também não estou chorando, embora eu saiba que alguma coisa impossível de se imaginar acaba de acontecer com a minha família” (p.21)

O problema é que ao longo da narrativa continuei a sentir falta dessas emoções, simplesmente não consegui sentir a dor da Mia, não esperava que ela chorasse o livro inteiro, claro, mas gostaria de ter me envolvido e emocionado mais com seus sentimentos. 


Enfim, gostei do livro, apesar de não ter me cativado como esperava. Algo que me agradou bastante foi em relação a decisão de Mia, que assim como no filme só é tomada ao final, o que tenho certeza, causará certa aflição e expectativa nos leitores. Indico o livro para quem gosta de Young Adults que abordem relações familiares (esse foi um ponto que apreciei muito) e, claro, romance.

A diagramação está belíssima, com imagens de notas musicais nas bordas das páginas, que parecem cantar uma melodia silenciosa. O livro traz ainda duas entrevistas com os atores que interpretam Mia e Adam no filme, é muito legal saber a opinião de ambos sobre a história. Lerei a continuação em breve!

2 comentários

  1. Oi Caline!

    Eu não li o livro, estou tentando ler em inglês, mas fico enrolando confesso rsrsrsrs mas tenho muita vontade de ver o filme que é super bem falado!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi!
      Vale a pena ler o livro, é uma boa leitura, apenas não gostei tanto quanto esperava depois de assistir ao filme, que eu gostei muito!
      Abraço!

      Excluir