[Resenha] Voos e Sinos e Misteriosos Destinos - Emma Trevayne

Título: Voos e Sinos e Misteriosos Destinos
Autor(a): Emma Trevayne
Editora: Seguinte
Páginas: 306
Ano de Publicação: 2014

Nesta fábula moderna, com gosto das aventuras clássicas que encantam os jovens leitores há tantos anos, conhecemos a história de Jack Foster, um garoto de dez anos que, como qualquer um da sua idade, sonhava viver grandes aventuras. Ele morava em Londres mas estudava em um colégio interno, voltando para casa apenas nas férias, quando ficava completamente entediado. Mas, um certo dia, Jack atravessa uma porta mágica e, do outro lado, encontra uma cidade ao mesmo tempo muito parecida e muito diferente daquela que conhecia. Em Londinium, apesar de reconhecer as ruas e prédios, ele encontra um cenário steampunk, com engrenagens e fuligem por todos os lados. Por ali era raro encontrar alguém que não tivesse nenhuma parte do corpo feita de metal. E era justamente isso que a Senhora - uma mulher rígida e temperamental que governava a cidade desde sempre - buscava: um filho de carne e osso.Jack logo descobre que aquele lugar era extremamente perigoso, e que voltar para casa não seria tão fácil quanto tinha sido chegar até ali...

♥♥♥

Jack Foster é um menino que adora consertar coisas, principalmente, objetos com engrenagens e pequenas peças, e como qualquer outra criança, deseja viver muitas aventuras. Quando não está no colégio interno, onde os pais o colocaram, ele é um menino solitário, pois em sua casa é apenas uma criança que deve se manter longe dos adultos, para que não atrapalhe as atividades e afazeres destes últimos. Porém, num determinado dia, um convidado de sua mãe chama a atenção de Jack. O senhor Lorcan é um homem um tanto estranho, que olha para o garoto de modo peculiar e, incrivelmente, parece fazer mágica! Curioso sobre o sujeito, quando surge a oportunidade, o garoto o segue e acaba na torre do Relógio Big Ben. Estando ali, Lorcan atravessa uma porta que surge de forma mágica sob o toque dos seus dedos e Jack, ao repetir os gestos, também faz com que a porta apareça e adentra na passagem misteriosa, sem ter conhecimento de onde irá parar.

Assim, Jack conhece Londinium, que muito se assemelha a Londres, a cidade em que vive. Mas, naquele lugar, o ar é quase irrespirável, pois as nuvens parecem grandes massas escuras de fuligem, fazendo com que o dia nunca esteja totalmente claro e ensolarado. As pessoas não são comuns, elas possuem partes do corpo de metal e cobre. As fadas são reais, contudo, não são brilhantes e meigas, mas sim feitas de metal e muito travessas. E, existem ainda, naves que parecem grandes navios voadores, que flutuam pelo ar, em meio as nuvens de poeira.


Nessa aventura inesperada, Jack vai encontrar pessoas que o auxiliarão na sua jornada. A primeira “pessoa” que ele conhece, verdadeiramente, é uma boneca chamada Bete, que muito se pareceria com uma menina comum, se não fosse sua por sua aparência física. Ele também conhece o doutor Cataplasma, criador de Bete e médico muito conceituado em Londinium, pois muitos vão até ele, para que o mesmo conserte suas partes de metal ou lhe façam novas. Jack se vê deslumbrado por aquele lugar, que lhe é tão familiar e, na mesma medida, tão diferente e mágico, contudo, ele não imagina que sua aventura será carregada de percalços e perigos, pois Londinum possui segredos e mistérios, que necessitarão da ajuda de Jack para que sejam desvendados e solucionados.

Voos e Sinos e Misteriosos Destinos é um infantojuvenil escrito com uma linguagem fácil e bastante fluida. Apesar da história não possuir um ápice (que era esperado por mim), ela tem elementos que tornam a leitura interessante. O mundo descrito pela autora é muito bem construído e singular. Adorei, a partir da paisagem apresentada, aliada as figuras e a imagem da capa, poder imaginar como seria Londinium, com seu aspecto cinzento e seus habitantes peculiares.


Como mencionei acima, esperava alguma emoção mais forte nos capítulos finais. Houve sim, o confronto esperado, mas nada muito emocionante e impactante, na verdade os acontecimentos me pareceram um tanto corridos na reta final. Outra questão que gostaria que fosse mais explorada, é sobre uma personagem central na história, a “Senhora”, que pareceu perder sua importância ao longo da trama, queria que o passado dela fosse melhor abordado e mais revelações sobre a mesma fossem feitas.

A diagramação da obra está belíssima, iniciando pela linda capa, que admito, foi o que chamou minha atenção para ler o livro (rsrs). O trabalho interno, com as figuras e o mapa de Londres e Londinium, enriquece ainda mais a edição.

Como um todo, a história cumpre seu objetivo de entreter e nos envolver na trama. É um livro escrito para o público infantojuvenil, mas que também faz-se uma leitura agradável para qualquer idade, principalmente, para os leitores que gostam do gênero fantasia.

Nenhum comentário