Entrevista - Janice Diniz


Olá, leitores! Tudo bem?!

No post de hoje, temos a última entrevista do Novembro Nacional, e a escritora convidada é a Rainha dos Cowboys, Janice Diniz! Gostaria de agradecer a autora por ter aceito o convite. Muito obrigada!

♥♥♥

Quando você percebeu que queria ser escritora?
Aos 15 anos, mas não pensei em ser uma escritora profissional, viver disso ou ter uma carreira, e sim que queria escrever livros.

Quais os aspectos que você considera como positivos e negativos da profissão?
É uma profissão maravilhosa e complicada como todas. Não gosto de abordar aspectos de “bastidores” a respeito, principalmente a parte negativa, isso não deve chegar às leitoras, pois cada uma tem os seus próprios problema na vida.

Como é a sua relação com seus leitores?
Minha interação com as leitoras se dá basicamente através das redes sociais, acho extremamente importante dar atenção a todas. Algumas, inclusive, considero como amigas. Eu não escrevo só para mim e sim para elas também, sei até que tipo de cena elas gostam de ler, conheço o meu público mesmo não tendo uma noção exata do seu tamanho.

Conte-nos as dificuldades que você enfrenta/enfrentou para continuar escrevendo?
Quando eu não publicava na Amazon, trabalhava em outra área para me manter, mas agora não enfrento nenhuma dificuldade relacionada a “continuar escrevendo”, como mencionado na pergunta.

Qual a posição da sua família em relação a sua profissão como escritora?
Meus filhos acham muito natural, pois eles cresceram me vendo diante de uma máquina de escrever e depois de um computador.

Você é uma autora de livros com Cawboys, recheados de romance e ação. Sempre desejou escrever histórias nesse estilo? Já pensou em se aventurar em outro gênero?
O gênero que eu escrevo é romance, o de ação e o erótico, e nunca pensei em trocar para outro gênero. Quanto ao tipo de personagem, antes de me lançar, em 2011, eu já havia escrito vários livros sobre executivos, médicos, policiais, etc. Mas o meu diferencial no mercado são os cowboys e não pretendo mudar nesse sentido.

Você possui três séries lançadas: Matarana, Cawboys de Santa Fé e Os Brutos (que ainda está sendo publicada). Gostaria que nos dissesse qual o significado de cada uma para você, e se tem uma preferida.
Para mim, as três séries formam um grande universo que inclui várias tramas, várias histórias, ainda mais que Os Brutos é um spin-off das séries anteriores. Matarana foi a que me lançou como escritora e também a que pude mergulhar com mais profundidade na trama e nos personagens, porque tive mais tempo para isso, levei sete meses para escrever cada livro. Cowboys de Santa Fé é a série que me projetou na Amazon e a minha queridinha, e Os Brutos é o meu projeto do coração. Mas também tenho a duologia Sexo com Amor e Cicatrizes não mentem, além das séries, portanto, não tenho como eleger um livro ou uma série como o (a) favorito (a).

Com vários livros publicados, você já criou vários personagens. Dentre todos eles, quais os seus personagens, masculino e feminino, favoritos?
As minhas leitoras odeiam quando faço enquete com essa pergunta, agora sei porquê kkkkk Mas eu sou a criadora, a mãe de todos, não tenho como responder. Todos são especiais e muito importantes para mim. Até hoje, novembro de 2016, tenho 24 livros à venda na Amazon, então é muito personagem e livro para escolher. P.S. Até o final do ano terei 26 livros ;)

Quando a Série dos Brutos for finalizada, pretende fechar esse universo criado desde Matarana?
Sim, os personagens não retornarão. Porém, as cidades estarão sempre ali à minha disposição.

Você pode nos contar alguma novidade sobre os seus próximos projetos, após a finalização de Os Brutos?
Vou divulgar o calendário das publicações de 2017, em dezembro, na minha Página.

Conte-nos quais os seus autores (as) preferidos. Você se inspira neles?
Fernando Sabino, Marguerite Duras, Janet Dailey, Hermann Hesse, Charles Bukoswki, Anton Tchecov e um monte de gente do século XX. Considero esses escritores como mentores e não como fonte de inspiração. É a vida que me inspira, o que acontece no cotidiano, o comportamento humano, em especial.

Quais os livros favoritos da Janice, leitora?
Encontro Marcado (Fernando Sabino), Gertrude (Hermann Hesse), Quando as mulheres saem para dançar (Elmore Leonard), Amante Indócil (Janet Dailey, rainha dos cowboys americanos), Cartas na Rua (Charles Bukowski), Noites Brancas (Fiódor Dostoiévski) e tudo sobre Existencialismo, Metafísica, Antropologia Filosófica, Psicologia e Psicopatologia.

E, por fim, como autora, qual é o seu maior sonho (ou objetivo, se preferir)?
Meu objetivo é persistir no desafio de ter um texto rápido e denso ao mesmo tempo, numa narrativa veloz e profunda, e também continuar a criação de personagens fortes e originais e a histórias que mexam com as pessoas, que as façam rir, chorar, temer, odiar, suspirar, amar e se excitar no mesmo livro. No fim das contas, o meu maior objetivo é criar sonhos cada vez mais reais ao ponto de interferirem positivamente na vida das minhas leitoras.

♥♥♥

Conheça as obras da autora

Nota: A série Os Brutos ainda está sendo publicada, aqui consta apenas a imagem do episódio 1



♥♥♥

É isso pessoal! Espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais dessas queridas autoras, que reservaram um tempinho para responder as perguntas do Blog, sempre de forma gentil e atenciosa. Mas o Novembro Nacional ainda não terminou! Na segunda, temos a resenha de mais um nacional para fechar com chave de ouro esse mês especial e, já adianto, que é de mais um livro da Janice! Então, fiquem de olho!

Abraço!

4 comentários

  1. Amei a entrevista!!! É muito bom saber um pouquinho mais dessa maravilhosa escritora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Renata ♥
      Também adorei conhecer um pouco mais da Janice!
      Abraço!

      Excluir
  2. Oi, Cailes.
    Passando para dá um oi e aproveitei para ler a entrevista da Janice. Já li muitos romances de Cawboys. São homens muito calientes. Eu gosto.
    Parabéns pela entrevista, Cailes.
    Abrçs

    ✿Blog: Autora Marcia Pimentel✿ ✿Instagram✿ ✿Twitter✿

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Márcia!
      Os romances da Janice são extremamente envolventes e apaixonantes! Eu adoro!!
      Obrigada ;-)
      Abraço!

      Excluir