[Resenha] O Colecionador de Borboletas - Cecília Mouta

Título: O Colecionador de Borboletas
Autor(a): Cecília Mouta
Editora: Novo Século
Selo: Novos Talentos
Páginas: 255
Ano de Publicação: 2012

Você sabe qual a verdade sobre o efeito borboleta? Nicola é um pesquisador e colecionador de borboletas que perdeu a memória. Durante sua recuperação, com a ajuda de uma psiquiatra, descobre que possui o poder de voltar ao passado e modificá-lo, e também que era apaixonado por uma garota chamada Joana, que aparece repetidas vezes em meio à suas confusas visões. Pior que uma lembrança morta, é uma lembrança que insiste em ressurgir. E Nicola terá que seguir o fio de suas vagas recordações para desvendar até que ponto alterou seu passado. Porém, este colecionador ainda não tem consciência do quanto o efeito borboleta pode ter afetado seu próprio destino.

♥♥♥

A primeira vez que ouvi falar sobre o termo “efeito borboleta”, foi quando assisti ao filme de mesmo nome, há alguns anos atrás. Achei a história do longa bem interessante e diferente, assim, quando li a sinopse de O Colecionador de Borboletas, fiquei bastante curiosa sobre a trama que seria desenvolvida no livro.

A obra vai nos apresentar a história de Nicola, um homem que, atualmente, se encontra internado numa clínica, sendo acompanhado por uma psiquiatra, pois ele não consegue lembrar do seu passado e, muito menos, o porquê de não conseguir recordá-lo. Tudo na mente de Nicola é um grande emaranhado de retalhos de lembranças, que inesperadamente surgem em sua cabeça, fazendo-o perder a consciência enquanto mergulha em alguma cena do seu passado, como se o estivesse vivenciando novamente. Sempre que acontecem esses episódios, ele acorda desorientado e abalado física e mentalmente.


Como o livro é narrado em primeira pessoa, tudo o que conhecemos da trama é descrito por Nicola. Dessa forma, o que sabemos a respeito dele, a princípio, é que o mesmo é um entomólogo, apaixonado por borboletas, mas só vamos entender seu fascínio por elas, conforme as lembranças dele vão se apresentando. O enredo é então, intercalado entre passado e presente, os flashs de memória do personagem vão nos dando pistas sobre os acontecimentos de sua vida, e juntamente com Nicola, vamos descobrindo as situações que o levaram a estar na atual circunstância em que se encontra.

Mas onde se encaixa o “efeito borboleta” na trama? Justamente em uma das recordações do protagonista, na qual conhecemos Joana, personagem crucial na história, visto que, foi em um acontecimento vivenciado com a garota que Nicola se utilizou do “efeito borboleta” pela primeira vez, e a partir de então, ele teve que lidar com as consequências de modificar o passado.

Não vou discorrer muito mais sobre a relação dos personagens ou acerca das implicações da habilidade do protagonista em mudar aquilo que já aconteceu, pois O Colecionador de Borboletas é uma obra que deve ser lida com o mínimo de informações. Mesmo não tendo grandes revelações durante a história, partindo do ponto em que Nicola descobre seu “poder”, a leitura se torna cada vez mais interessante e a vontade de saber o desfecho do livro só aumenta.

Essa é a obra de estreia da autora que, na minha opinião, soube conduzir muito bem a narrativa, mesmo eu sentindo que alguns pontos da história poderiam ter sido mais aprofundados. A escrita da Cecilia é muito ágil e, em conjunto com a diagramação do livro, propiciam uma leitura muito rápida.

Portanto, O Colecionador de Borboletas é mais um livro nacional que, com certeza, indico, e espero ler mais publicações da escritora futuramente.

4 comentários

  1. Oi Cailes, tudo bem?

    Não conhecia o livro e nem a autora, mas a premissa parece ser muito boa, eu tb vi o filme e adorei! E adorei essa foto com as borboletas!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi!
      O livro é bem interessante e a premissa é muito semelhante ao filme, embora o enredo seja diferente. O que conecta ambos é a utilização do "efeito borboleta". É uma leitura que vale a pena!
      Obrigadaa!!!
      Bj!

      Excluir
  2. Oi, Cailes!
    Mais uma vez você foi primorosa em sua resenha. Eu tinha visto a resenha do livro em um canal do Youtube e me interesse. Agora, depois de ler sua resenha, fiquei ainda com mais vontade.
    Abrçs

    ✿Blog: Autora Marcia Pimentel✿ ✿Instagram✿ ✿Twitter✿

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Márcia!
      Feliz que tenha gostado da resenha!
      Eu indico bastante a leitura!
      Abraço!

      Excluir