[Resenha] Ninguém como Você - Lauren Strasnick


Título: Ninguém Como Você 
Autor(a): Lauren Strasnick   
Editora: iD  
Páginas: 235  
Ano de Publicação: 2010  

A vida de Holly está muito complicada - Faz seis meses que sua mãe morreu, e seu pai ainda anda pela casa com um ar muito perdido. Ela acaba de perder a virgindade com Paul, um cara que é um gato, mas que tem uma namorada firme, que faz parte da turma mais popular da escola. Seu melhor amigo Nils deu de pular de galho em galho, correndo atrás de toda garota que passa em sua frente. Quando as coisas começam a ficar mais sérias, Holly terá de escolher - mudar de vida radicalmente, ou guardar um segredo que pesa cada vez mais em sua vida?



♥♥♥

“Ninguém como Você” é um Young Adult que tem como personagem principal, Holly, uma adolescente que perdeu a mãe há pouco tempo e que tenta passar a imagem de “garota forte”, que lida muito bem com a perda, mas que na verdade ainda é bastante afetada por ela. Holly não é uma menina popular, a pessoa mais próxima dela é o seu amigo de infância, Nils. Eles têm um profundo vínculo de amizade e companheirismo.

A vida da protagonista começa a tomar um rumo inesperado quando a mesma se relaciona com Paul, um garoto da sua escola, que diferente dela, é popular, e também comprometido. Então, o que era para durar apenas uma noite, acaba se prolongando e Holly se vê em um emaranhado de mentiras e segredos, que a deixam dividida e angustiada.


Holly é uma personagem que me despertou diferentes reações. O seu envolvimento com Paul é algo totalmente errado, em vários momentos quis entrar no livro e sacudí-la, para que percebesse quão ruim era aquela relação, não apenas para ela, mas para todos que inevitavelmente iriam sofrer quando tudo fosse revelado. Por outro lado, percebemos que Holly não age de má fé, ela apenas está se sentindo perdida após a morte da mãe, que faleceu devido a um câncer, o que a faz se questionar sobre o seu futuro, se será como o da mulher que lhe deu a vida. Por vezes fiquei triste pela garota, que em algumas ocasiões se sente sozinha e aflita com toda a situação, pois os momentos com Paul pareciam mais uma válvula de escape para ela. 

“Como é que você nunca fica triste, Holly? Acho estranho que você nunca fique triste – ele falou, puxando meu cabelo.
- Eu fico triste, de verdade – respondi me levantando e batendo no traseiro, para limpar – Não é porque você não vê que as coisas não estejam acontecendo. ” (p.12)

Um aspecto que gostei bastante foi a amizade entre a protagonista e seu melhor amigo. É aquele tipo de relacionamento que só a convivência de anos pode criar, com uma intimidade e confiança que só os verdadeiros amigos possuem. 

Algo que não me agradou foi o desfecho da história. Penso que tudo foi um tanto corrido e vários momentos e situações que deveriam ter sido resolvidas, ficaram em aberto. Fiquei bastante frustrada por a história não ter um final que realmente transmitisse um amadurecimento da protagonista, um aprendizado com tudo que ela passou. Esse entendimento ficou implícito, mas faltaram elementos reais para que tal ideia se tornasse crível.

Por fim, a escrita da autora propicia uma leitura extremamente rápida, se você tiver tempo livre, pode finalizar o livro em até um dia. “Ninguém como você” é uma leitura leve, com ingredientes que te deixam preso a história, apesar de não acontecer nada realmente extraordinário ou muito emocionante. Vale a leitura!

4 comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Achei o livro muito lento, o que tornou entediante e o fim nem compensou o tempo investido.

    ResponderExcluir
  3. Achei o livro muito lento, o que tornou entediante e o fim nem compensou o tempo investido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Arlene!!
      Sim, apesar de não ter achado a leitura entediante, confesso que o final me decepcionou bastante!
      Obrigada pelo comentário ♥

      Excluir