[Resenha] O Amor é... cego? Lynsay Sands

Título: O Amor...é cego?
Autor(a): Lynsay Sands
Editora: Nova Cultural
Páginas: 319
Ano de Publicação: 2006

Inglaterra, 1720
Adrian Montfort, o conde de Mowbray, sabia que a bela e estabanada lady Clarissa Crambray podia ser perigosa. Ela era, na verdade, um desafio. Mas era exatamente o desafio que ele precisava...
Clarissa sempre desejou encontrar um noivo, mas sua madrasta queria mais ainda que a enteada encontrasse alguém disposto a se casar com ela. Clarissa concordava que os óculos escondiam a beleza de seu rosto, mas se ela seguisse o conselho da madrasta e não os usasse, como iria enxergar? Já causara confusão suficiente para merecer um apelido infame nos círculos sociais, em função de sua deficiência visual. Todos os possíveis pretendentes pareciam sair correndo... Até que de repente apareceu um cavalheiro disposto a dançar com ela. Um homem elegante, atraente, misterioso... E Clarissa se vê a tropeçar... no amor!

♥♥♥

Lady Clarissa Crambray seria vista como uma moça comum da sociedade Londrina do século XVIII, se não estivesse constantemente envolvida em desastres. Quedas durante bailes, pisões no pé de seus parceiros de dança, tombos e diversas outras situações constrangedoras já se tornaram corriqueiras para Clarissa, e tudo isso porque ela pouco enxerga sem os seus óculos, os quais não utiliza, já que sua madrasta não permite alegando que será difícil para ela arranjar um bom casamento se usar os óculos. 

“Além de não enxergar as mesas em que deveria colocar as bandejas de chá, tivera um tombo feio na escada. Por sorte, não havia se machucado muito, só alguns arranhões e algumas manchas, mas não quebrara nada. Houvera também o pequeno incidente de cair na frente de uma carruagem em movimento, sem falar de ter posto fogo na peruca de Prudhomme. ” (p.14)

Como vocês viram no trecho acima, a mocinha passa por uma situação pior que a outra, o que é engraçado, e muito! Mas também perigoso. Com essa sua fama de estabanada e sua dificuldade em enxergar, Clarissa permanece sentada nos bailes, pois não consegue circular pelo ambiente e nem recebe convite para as danças. Até que em mais um evento social, um rapaz a convida para dançar e tudo ocorre bem, eles conversam bastante e tem um momento muito agradável e descontraído.


O cavalheiro em questão é Adrian Montfort, o conde de Mowbray, que há muitos anos estava distante dos círculos sociais. O afastamento do conde se deu por conta de uma cicatriz no rosto, adquirida em uma batalha, e pela qual os membros da sociedade pareciam nutrir repulsa, em especial, as damas, muitas inclusive, chegavam a desmaiar (ou fingir o desmaio :-/) ao ver o rosto de Adrian. Assim, acreditando que sua aparência era mesmo chocante, ele preferiu se afastar de Londres.

Então, temos dois protagonistas nada comuns para o padrão da época, que não são bem aceitos e que destoam do “perfeito” para uma sociedade baseada nas aparências e em uma moral, muitas vezes deturpada. Eu adorei a singularidade dos personagens e a personalidade dos mesmos. O mocinho é apaixonante e encantador, amei como ele conduziu o relacionamento com a Clarissa, como a fez se sentir especial e confiante. 

A mocinha é uma personagem extremamente cativante, foi impossível não simpatizar com ela logo nas primeiras páginas. Ela é bastante sincera e bondosa, busca sempre ver o melhor das pessoas, mas também é muito sagaz. Adorei como ela e o Adrian se completaram e a maneira como a Clarissa o ajudou a perceber que não importa as cicatrizes físicas ou emocionais, todos podemos ser amados, da maneira que somos.

Além de ser um dos romances de época mais fofos que li nos últimos tempos, O Amor... é Cego? foi, sem dúvida alguma, um dos mais bem humorados. Ri muito com as trapalhadas da Clarissa, inclusive quando ela estava com o Adrian, sério gente, algumas cenas são hilárias! A autora soube como criar uma história leve, divertida e romântica na medida certa, nem preciso dizer o quanto indico a leitura, não é verdade 😉 

♥♥♥

Com a leitura de O Amor...é cego? concluí mais um item do #DesafioHistóricoseEu2:

– Ler um romance histórico onde o mocinho ou a mocinha tenha alguma cicatriz.

4 comentários

  1. Ooiii Cailes.
    Esse foi um dos primeiros romances de época que li, ri horrores com a mocinha. Adoro a cena do chá que ela derruba nas calças do mocinho.
    Quero encontra-lo para reler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Mary!
      A mocinha é uma graça ♥ Muito estabanada também rsrs, mas pudera, sem óculos! Ri muito com ela e o Adrian juntos kkkk

      Bj!

      Excluir
  2. Onde tem esse livro para comprar? Estou a muito tempo querendo ler ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jaine!
      Você só irá encontrá-lo em sebos. Já procurei em sebos online, mas não encontrei. Comprei o meu no sebinho aqui da minha cidade ♥

      Excluir