[Resenha] Eleanor & Park - Rainbow Rowell

Título: Eleanor & Park
Autor(a): Rainbow Rowell
Editora: Novo Século
Páginas: 328
Ano de Publicação: 2014

Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.

♥♥♥

Bom dia, tarde, noite ou madrugada, meus queridos leitores e leitoras. Estou trazendo uma sugestão de um livro incrível, simplesmente encantador. Uma leitura dinâmica, suave, que tenho certeza que muitos com os coraçõe sensíveis, que acreditam que o amor sincero e verdadeiro ainda existe e pode acontecer, irão simplesmente amar essa história... Mas não imaginem com essas palavras, aqueles romancezinhos clichês ou blá blá blá de amor meloso ao extremo. É um romance adolescente, porém, límpido, sincero, que mostra como o sentimento surge, como ele é construído dentro da gente e pode se tornar um porto seguro, algo para a vida toda, se gostaram dessa definição, então vocês precisam ler Eleanor & Park. O livro também aborda temas muito polêmicos como bullying, violência familiar, desigualdade social e preconceito.

Eleanor e Park são dois adolescentes que buscam sobreviver dentro de suas realidades, aliás, realidades completamente diferentes, mas que não deixam de ser complicadas e cheias de conflitos externos e internos. Enquanto Park vive em uma família bem estruturada com pais amorosos e uma vida confortável, Eleanor tem uma vida repleta de fortes conflitos com o padrasto, uma mãe submissa que sofre maus tratos, quatro irmãos pequenos e passa por várias privações e dificuldades. Mesmo Park tento uma vida praticamente de comercial de margarina, ele não consegue se dar muito bem com o pai. Park busca sempre se desvencilhar das perseguições na escola por ser asiático e, tem conseguido desde então, se manter a salvo de qualquer perseguição adotando uma postura séria, neutra e de poucos amigos. 


No ônibus escolar ele conhece Eleanor, que no primeiro dia de aula já chama atenção por possuir cabelos ruivos chamativos e pelas roupas masculinas e bagunçadas. Ambos são obrigados a sentar um ao lado do outro e mesmo não querendo contato de forma alguma, com o tempo, os dois acabam descobrindo o mesmo gosto por gibis e pela música e aos poucos vão se aproximando. A amizade fica cada vez mais forte e mesmo com seus problemas individuais, o que fazia a diferença era justamente a cumplicidade e o gosto pelas músicas, livros e gibis que os dois desenvolveram. E assim, construíram suas fugas para todo e qualquer mal ao redor deles. 

Porém, as perseguições dos alunos começaram a ficar mais intensas, assim como os sentimentos entre Eleanor e Park. Os dois não conseguem mais esconder o que sentem e acabam aceitando e assumindo um ao outro, no entanto, uma série de dificuldades se faz presente, não apenas o bulliyng dos colegas da escola, mas os problemas familiares também se intensificam. Ao longo do tempo, os dois vivem ao máximo esse sentimento, descobrindo um ao outro com bastante delicadeza e naturalidade. Enquanto Eleanor, devido a sua difícil realidade, é um tanto pessimista e tem dificuldade em expressar seus sentimentos por Park, ele por outro lado, busca demonstrar que tudo pode ser possível, que vale a pena lutar e que são capazes de vencer.

O relacionamento deles é puro e de uma sinceridade e força que comove. É possível sentir e praticamente é impossível não se envolver com as diversas emoções que os personagens transmitem. O final dessa história, não me deixou bem, esse é o único ponto de crítica em relação ao livro, mas não diminui o encanto da história.

Portanto, galerinha, essa é mais uma sugestão e espero muito que vocês gostem, como disse no início, a leitura é muito dinâmica e prazerosa. Torço para que sintam todas as boas sensações e os ensinamentos que o livro pode nos transmitir. Enfrentamos diariamente tantos conflitos, problemas e é tão fácil se entregar ao sofrimento, a tristeza e não vemos mais nada de positivo, mas a vida pode proporcionar tanta coisa que nem imaginamos e quando encontramos alguém com quem compartilhar, tudo pode ser superado, tudo pode ser melhorado, tudo pode ser simplesmente vivido e sermos felizes.

Um fortíssimo abraço e uma excelente leitura.


*RESENHA DA COLABORADORA ANA


2 comentários

  1. Tá aí um livro que sou louca para ler! Foi bom conhecer mais um pouquinho sobre ele, adorei a resenha!

    Bjuuus!
    http://cronicasdeeloise.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz que tenha gostado da resenha Eloise. O livro é simplesmente um encanto, você se envolve na leitura e fica com o coração na mão em muitos momentos. Tudo de bom para você!!! Bjoss

    ResponderExcluir