[Resenha] Métrica - Colleen Hoover

Título: Métrica
Autor(a): Colleen Hoover
Editora: Galera Record
Páginas: 304
Ano de Publicação: 2013

Após a morte do pai, a ausência torna-se a maior companheira de Lake. A responsabilidade pela mãe e pelo irmão a congelam em um limbo de luto e dor. Por fora, ela parece corajosa e tenaz; por dentro, está perdendo as esperanças. E se mudar do único lar que conheceu não ajuda em nada. Agora em uma nova casa, em uma nova cidade, ela precisa achar seu caminho. E um rapaz apaixonado por poesia pode ser o guia perfeito. Quando conhece o novo vizinho, Layken imediatamente sente uma intensa conexão. Algo que finalmente parece desanuviar um pouco sua realidade. Mas o caminho da verdadeira felicidade não é feito de tijolos dourados, e logo uma revelação atordoante faz o novo relacionamento ser bruscamente interrompido. O dia a dia vai se tornando cada vez mais doloroso à medida que eles se esforçam para encontrar um equilíbrio entre os sentimentos que os aproximam e as forças que os separam.

♥♥♥

Métrica é um New Adult que mescla muito bem drama familiar, perda, recomeços e primeiros amores, de uma maneira na qual somos levados facilmente pelo enredo e conquistados pela narrativa envolvente da Colleen e, quando nos damos conta, já estamos no final da história e nem sequer vimos as páginas ficarem para trás.  

Lake perdeu o pai há alguns meses e agora, devido às condições financeiras da família, vai se mudar para outra cidade. Não está sendo nada fácil para ela lidar com a falta e perda repentina do pai, a jovem se sente de certa forma responsável e em dever com a mãe e o irmão caçula, mas Lake se sente vazia e nem um pouco feliz para ser a pessoa de que eles precisam no momento. Mas as coisas começam a mudar quando ela conhece seu novo vizinho, Will, que para sua surpresa, tem a capacidade de despertar sentimentos adormecidos e fazer o coração de Lake bater novamente.

À medida que conhece Will, ela fica cada vez mais atraída, parece haver uma conexão muito forte entre os dois, apesar de se conhecerem há pouco tempo, é como se a ligação entre eles já existisse há muito tempo. Will é um personagem cheio de qualidades, apesar de enfrentar os obstáculos que a vida lhe impôs, não deixou se abater, definiu suas prioridades e responsabilidades e tenta seguir em frente apesar de estar quebrado por dentro. Lake, por outro lado, é mais vulnerável, e ao ver sua vida virada de cabeça para baixo em pouco tempo, não sabe muito bem lidar com a situação que lhe foi imposta. É em meio a esse cenário de dor e tragédias que os jovens se tornam mais que amigos, compartilham seus medos e segredos, e tentam viver um amor proibido mais forte do que imaginavam. O amor que nasce entre esses eles é de uma intensidade e cumplicidade que cativa. O Will é encantador, e a maneira como o romance acontece e a forma como ele se aproxima de Lake é, ao mesmo tempo, delicada e intensa e os diálogos são divertidos e irônicos. Torci a todo momento para que conseguissem resolver suas questões e que enfim pudessem viver sua história de amor. 


Um ponto que me agradou e foi ao mesmo tempo inovador na trama, foram as competições de Slam – que consiste na disputa de apresentações de poesias. Confesso que não sou muito fã de poesia, no entanto, os poemas aqui recitados são uma forma de desabafo e expressão do peso que os competidores carregam na alma e por meio deles temos a oportunidade de conhecer a história de vida dos personagens. Essa característica tem tudo a ver com a construção e proposta do livro, ao criar um enlace fundamental no desenvolvimento da trama, e justificando o título da obra ser definido como Métrica.

"Ela me ensinou a questionar. A nunca me arrepender. Ela me ensinou a ampliar meus limites, porque é para isso que eles existem. Ela me disse para encontrar um equilíbrio entre cabeça e coração. E então me ensinou como fazer isso..." ( p.287)

Tenho apenas uma questão que não me convenceu muito, achei que a razão pela qual eram impedidos de ficarem juntos durante todo o livro, teve uma resolução rápida e fácil no final, esse foi o ponto da história que não me agradou muito. A convivência entre eles é regada a todo instante por uma intensa atração e por um romance proibido, assim caminham sobre uma linha tênue de emoção e razão, e por isso achei que a solução para a situação em que estavam presos e sem saída, de repente, foi resolvida facilmente e me fez questionar por que não aconteceu isso antes se barreiras seriam derrubadas há mais tempo.

Apesar de o livro possuir elementos voltados para ter uma carga emocional intensa, a narrativa é leve. Will e Lake têm histórias de vida dolorosas, e vão encontrar um no outro uma forma de amenizar suas dores, voltar a acreditar em dias melhores e buscar seus recomeços. Confesso que fiquei com receio de o drama se intensificar e me emocionar além da conta, mas isso não aconteceu e fiquei satisfeita pelas as coisas permanecerem assim. 

Este é o segundo livro que leio da Colleen Hoover e, mais uma vez, vejo que a autora não escreve somente a respeito de um romance, suas obras vão além disso, abordam dramas familiares e problemáticas que fazem parte da vida cotidiana de qualquer pessoa e é fácil se identificar com um ou outro aspecto das personagens de suas histórias. Para quem gosta de New Adult, Métrica, com certeza, é uma excelente pedida, um livro que vai te arrancar suspiros e provocar fortes emoções.

Tinha ouvido diversos comentários a respeito de Métrica não precisar de continuação, e após fazer a leitura, também cheguei a essa conclusão, porque o livro termina sem pontas soltas, tem uma conclusão amarrada e satisfatória. No entanto, como gostei bastante do livro, pretendo fazer a leitura dos demais para ter um pouco mais da história desses dois jovens e já ficar com o coração na mão pelos percalços que obviamente os espera. 


Sobre a série:


Métrica é o primeiro livro da trilogia Slammed, composta por Pausa, que é uma continuação da história, e Essa Garota – livro em que a trama é narrada sob o ponto de vista do Will. 

Nenhum comentário