[Resenha] A Estrangeira - Chirlei Wandekoken

Título: A Estrangeira
Autor(a): Chirlei Wandekoken
Editora: Pedrazul
Páginas: 340
Ano de Publicação: 2017

Na primeira metade do século XIX, Eliza se viu sozinha em uma terora tomada por facções rivais. Sem meios, à mercê de abusos, ela aceita se casar sem amor com um aristocrata e capitão do exército da Prússia, Joseph Dahmann. Porém, no dia do casamento, Joseph foi tirado do altar por soldados da facção austríaca, liderada pelo seu próprio irmão, o coronel Heinz Dahmann. Forçada pelo cunhado a viver em um cativeiro, assediada dia e noite, ela foge para a Inglaterra à procura de seus parentes. Mas, quando chega à Inglaterra, nada era como ela esperava. Não havia tia, nem tio e nem primos à sua espera. Somente uma velha cabana vazia na qual ela tiritava de frio. Em Londres, o nono conde de Northumberland, ou conde Hotspur como era conhecido, é chamado de volta a Alnwick Castle, no extremo norte da Inglaterra, pois o escudeiro de seu falecido pai havia morrido, e na cabana do velho rendeiro, uma estrangeira havia chegado.

♥♥♥

A Estrangeira é um romance histórico extremamente bem escrito, com um enredo que prende e envolve a cada capítulo lido. Sem dúvidas tornou-se uma das melhores leituras do ano.

Inicialmente, a obra vai contar duas histórias paralelamente. A trama principal se desenvolve no século XIX, na qual somos apresentados ao Conde de Northumberland, conhecido como Lorde Hotspur, que está muito insatisfeito, pois terá de se casar com uma prima pela qual não sente nada, para seguir com a tradição da família que há gerações se casam entre primos. A situação fica ainda mais complicada quando ele conhece uma estrangeira, que lhe fascina à primeira vista. Eliza, a estrangeira, fugiu de seu país e foi para uma terra estranha, onde esperava encontrar familiares, contudo, para sua decepção não havia parentes e ela se viu, mais uma vez, sozinha no mundo, não fosse o intrigante e charmoso Conde, que entra em sua vida de modo inesperado e que lhe desperta sentimentos desconhecidos.

A outra trama que acompanhamos por boa parte do livro acontece cerca de 400 anos antes e é inspirada em fatos históricos. Vamos acompanhar um amor impossível e a rivalidade entre duas famílias que parece resistir ao tempo.


Como citei no início da resenha, esse é um romance histórico e não de época, as diferenças são poucas, mas o primeiro tem a característica de trazer uma ambientação histórica mais aprofundada e com dados reais, enquanto o romance de época, utiliza-se apenas de um período específico para que o enredo seja desenvolvido, mas sem grande aprofundamento histórico. Não sei se consegui explicar bem, mas a Paola do Livros e Fuxicos tem um post muito interessante sobre isso (confira AQUI). 

No começo da leitura fiquei um pouco confusa, pois existem vários nomes, de pessoas e lugares, que temos de nos acostumar, mas assim que esse estranhamento inicial se esvai, a leitura te fisga completamente. A escrita da Chirlei é rica em detalhes, assim temos descrições de paisagens, castelos e mesmo dos sentimentos das personagens, feitas de maneira muito vivaz e minuciosa, o que me fez imergir ainda mais no romance.

O recurso utilizado pela autora ao trazer dois diferentes relatos me surpreendeu de maneira bastante positiva. Adorei como ela soube separar as histórias e, ao mesmo tempo, nos fazer sentir ligados as duas como se fossem uma só. É perceptível também as pesquisas feitas pela Chirlei para embasar bem o romance, o que tornou a leitura ainda mais rica. Outro ponto que achei muito legal, foram os trechos de outros livros inseridos no início de cada capítulo, relacionados aos acontecimentos daquele momento, e já fiquei curiosa sobre várias das obras citadas!

O relacionamento da Eliza com o Lorde Hotspur, que é a trama central do livro, é daqueles romances arrebatadores que já te conquista de primeira e te faz torcer pelo casal do início ao fim. Mesmo tendo vontade de bater no mocinho algumas vezes (rsrs), os protagonistas são cativantes, da mesma forma que os personagens secundários - os quais terão suas histórias contadas nos outros livros – são encantadores e dão a narrativa um ar mais leve e descontraído. 

É uma obra que retrata os costumes de uma época, trata de temas tabus e bastante polêmicos. O enredo é muito bem desenvolvido, além de ser repleto de surpresas, mistérios e reviravoltas que deixam a história ainda mais instigante à medida que você vira as páginas. Não esperava gostar tanto de A Estrangeira e, talvez por isso, a minha experiência de leitura tenha sido ainda mais prazerosa e única. 


Sobre a série: 


A Estrangeira é o primeiro livro da série O Quarteto do Norte. 

Adquira AQUI

2 comentários

  1. Estou muito curiosa sobre esse livro, adorei seu post!
    Vi que você e a Mary estão debatendo sobre o livro no face, é uma pena que não deu para participar. Mas já está na minha lista de leitura! Animada!

    Bjokas!
    http://cronicasdeeloise.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, debatemos ontem, foi muito legal!
      Acho que você vai amar! É uma história muito bem escrita e recheada de ação e reviravoltas. É bem diferente do que li até o momento, mas vale a pena, é muito bom!!

      Abraços!

      Excluir