[Resenha] Ponto sem Retorno - Gabriela Simões

Título: Ponto sem Retorno
Autor(a): Gabriela Simões
Editora: Edições Vieira da Silva
Páginas: 238
Ano de Publicação: 2017

Giselle Levy é meio-bruxa e vive isolada do mundo com o seu avô, escondida do olhar do rei. É cuidadosa e astuta, contudo, numa tentativa de sobreviver, foi apanhada e chantageada por um dos príncipes de Kendrad, Cristian, que promete não a entregar, se ela for trabalhar para o palácio. Num dilema, ela coloca em perigo a sua identidade e passa a trabalhar no palácio, onde terá de lidar com as constantes tentativas de sedução do príncipe Cristian, os misteriosos olhares de príncipe Eli, os encontros escondidos com o seu melhor e único amigo, Rylan, e um rei desumano com segredos obscuros. Giselle vive numa constante incerteza e angústia de ser descoberta, amargurada pelo facto de não poder ser livre, encontra uma misteriosa sala, com um poderoso encantamento que poderá mudar tudo. Assertiva, inteligente e defensiva, irá deparar-se com uma escolha que mudará para sempre a sua vida e a ideia que tem si própria.

♥♥♥

Giselle Levy é uma meio bruxa que vive com o avô em um prado, afastada do resto do reino de Kendrard. Há vinte e cinco anos, o reino deixou de ser um lugar pacífico entre seres mágicos e não mágicos, pois o rei expediu um mandato no qual todo ser mágico deveria ser aniquilado. Em meio a essa batalha, Giselle perdeu sua mãe e, desde então, foi obrigada a esconder sua verdadeira origem e vive praticamente isolada do resto do mundo. 

A jovem tem uma vida muito simples ao lado do avô e da sua égua — amada e fiel escudeira. Cresceu sem praticar magia, pois sempre fez de tudo para não ser descoberta, e viver dessa forma garantia a sua segurança e do avô.  Eles vivem em um casebre abandonado sem conforto algum e em condições bem precárias, apesar de ter o mínimo para sobreviverem, são felizes com o que tem. O único humano, fora o avô, o qual Giselle tem contato é o Rylan, seu único e melhor amigo. Eles se conhecem desde muito pequenos e cresceram juntos no prado.

Há algum tempo seu avô não é mais o mesmo, depois que adoeceu não tem vitalidade para praticamente nada e, assim, Giselle assumiu a responsabilidade pelos dois. Ela faz frequentes visitas ao centro do reino para conseguir comida. Desde a batalha, o reino de Kendrad vive sob vigilância, mesmo não havendo mais sinal de seres mágicos, seus guardas vivem em alerta e possui a capacidade para detectá-los. Dessa forma, sempre que vai ao centro, Giselle está se arriscando por estar vulnerável, devido a sua condição não é possível que ela tenha um trabalho, pois ficaria muito exposta. Logo, ela tenta ser o mais rápida possível sendo obrigada a roubar alguns alimentos, se mantendo o mais longe possível dos guardas. 


Em mais uma de suas idas ao centro, mas não em um dia comum, a jovem bruxa vai ter sua vida virada pelo avesso. A Parada dos Príncipes é um importante evento do reino na qual seus dois príncipes desfilam entre o povo, sendo este um momento de aproximação da realeza e sua gente. Para Giselle, um dia mais arriscado que os outros para conseguir comida. Durante a busca pelos alimentos, ela avista algumas joias penderem da carruagem dos príncipes e vê ali a oportunidade de poder comprar grande quantidade de alimentos e, assim, diminuir suas vindas ao reino. Ficaria menos tempo exposta e, consequentemente, mais segura, então, a jovem rouba as joias. Mas a gente sabe que vai dar tudo errado! Ela tenta fugir, mas é apanhada por um dos príncipes, que fica muito surpreso ao descobrir que o ladrão, na verdade, é a uma mulher e impressionado por ela ser capaz de cavalgar tão bem a ponto de deixar os guardas do reino para traz. O príncipe, Cristian, faz uma proposta surpreendente para Giselle, na qual ela vai ter de escolher entre ir trabalhar como treinadora de cavalos ou ser executada. Lógico que ela vai ficar com a primeira opção, não é mesmo? 

A partir daí começa a saga da nossa protagonista, que vai ter que se desdobrar de todas as maneiras para manter sua verdadeira identidade em segredo. Afinal, além de temer aos guardas, vai estar rodeada por dois príncipes e um rei. Mas não vá pensando que ela é uma mocinha indefesa, pelo contrário, Giselle tem uma personalidade muito forte, é bem durona, impetuosa, não tem papas na língua e não se deixa intimidar por príncipe algum.    

A construção da protagonista foi um dos pontos que mais me agradou, por ela não ser mais uma mocinha indefesa a espera de alguém para salvá-la. A escrita da Gabriela é objetiva e, mesmo que a história se desenrole sem grandes acontecimentos, é agradável acompanhar o dia a dia da Giselle no castelo, a linha tênue em que ela vai viver, bem como as descobertas que ela faz sobre o universo mágico e, consequentemente, sobre ela mesma. Outro ponto bem legal de acompanhar no enredo, são os diálogos afiados entre Cristian e Giselle. Ele tenta seduzi-la, mas a bruxinha não deixa barato e solta farpas a todo instante.

Ponto sem Retorno é um livro que me surpreendeu, porque de início, não esperava que a trama fosse crescer como se sucedeu. O enredo corria sem grandes episódios, mas tem uma reta final de tirar o fôlego, cheia de reviravoltas e descobertas cruciais que nos deixa ansiosos e necessitados pela continuação. Indico para quem gosta de livros de fantasia com seres mágicos, focados em bruxas e com protagonistas femininas fortes e destemidas. 

O livro é a obra de estreia da autora portuguesa Gabriela Simões e faz parte da trilogia da Saga Giselle. Apesar de ser escrito em português de Portugal, a leitura é agradável e não atrapalhou o entendimento da história.  A capa do livro é super linda e bastante fiel à Giselle Levy. 


Acompanhe a autora:

Facebook - Instagram - Blog


Nenhum comentário