[Resenha] O Conde de Denbigh - Flávia Padula

Título: O Conde de Denbigh
Autor(a): Flavia Padula
Páginas: 316
Ano de Publicação: 2017
Formato: ebook Kindle 
Publicação Independente

Ethan Parker, o Conde de Denbigh, está acostumado à vida sem regras, e gastou toda sua fortuna até chegar à falência, e ser obrigado a se casar com a enteada de seu tio, a solteirona, Nora Howard, uma mulher a frente de seu tempo e com pensamentos de prosperidades para a propriedade abandonada de seus parentes. Ethan não quer se casar, mas recebe uma proposta indecente de sua noiva, algo que ele nunca poderia imaginar: ela pagaria suas dívidas, lhe daria dinheiro para sustentar seu vício nas mesas de jogo, e em troca ele deveria ser um marido fiel, bom amante e manter as aparências como um conde íntegro. Nora é madura suficiente para lidar com a situação e Ethan um libertino, portanto romantismo estava longe de existir entre eles. Mas tudo pode mudar do dia para a noite, e uma paixão avassaladora tomar conta daqueles dois corações solitários, mudando suas vidas para sempre.

♥♥♥

O Conde de Denbigh é um homem arruinado. Ethan Parker é jovem, bonito e possui um título de nobreza, contudo nada disso tem valia na situação em que se encontra — cheio de dívidas e com uma propriedade relegada ao descaso. O vício em jogo o levou à decadência, perdeu a credibilidade e o respeito dos vizinhos e demais moradores da região. A família não possui nenhuma fonte de renda e a única forma de salvá-los da ruína é o casamento com uma rica herdeira. A moça em questão é Nora Howard, uma mulher à frente do seu tempo, que foi criada num ambiente mais liberal, no qual podia discutir e expressar sua opinião, o que não era muito aceito na época. A decisão de casar com o Conde não teve qualquer preceito romântico, além de ser “obrigada” a cumprir mais esse ditame social, Nora enxergou potencial nas terras de Denbigh e tem como objetivo fazer o lugar prosperar. Com essa meta ela chega a mansão, entretanto, muito mais que uma casa deteriorada, ela encontra um homem igualmente desestabilizado.

“Denbigh era fria e sem vida, da mesma forma que uma sepultura.”


Quando iniciei a leitura já fiquei surpresa pela descrição do mocinho, pois não temos o típico nobre austero e arrogante ou um cavalheiro distinto, pelo contrário, Ethan aparenta não possuir qualidades, apenas a fraqueza de alguém derrotado pelas próprias atitudes e que perdeu a fé em si mesmo. Nunca antes havia lido um romance de época com um protagonista tão diferente do comum no gênero e preciso ressaltar – bem construído – tanto que foi difícil aceitar o seu modo de agir nos primeiros capítulos, e em alguns momentos no decorrer da história. 

“Ethan não dava à mínima. Aos quase trinta anos não possuía perspectiva de nada, era um mortiço, dominado por seu vício, pela necessidade e adrenalina de gastar o que não possuía.”

E temos a Nora, mais uma personagem feminina forte e determinada, marca registrada da autora. Diferentemente de muitos romances de época, não temos uma mocinha que é cortejada, que necessita arranjar um casamento ou precise do auxílio do mocinho. Aqui a protagonista é que detém o poder e o papel de ajudá-lo a se reerguer, não apenas financeiramente, mas também emocionalmente. Esse foi, sem dúvidas, o meu ponto favorito na obra, a maneira como a Nora tomou para si a responsabilidade de buscar no Conde o homem bom e honesto que vive ali, escondido por trás de uma fachada de futilidade e displicência. 

O romance não é um dos meus favoritos dos livros da Flávia, embora seja impossível não se envolver com a relação construída entre eles, que começa com o envolvimento físico e evolui para um sentimento mais profundo. Esse é o romance de época mais sensual da autora, o mais focado no relacionamento do casal.

Apenas um detalhe no desfecho não me agradou. Achei a resolução de um determinado problema muito fácil e pouco crível, não houve muitas explicações, o que acabou não me convencendo. Em contrapartida o final traz uma mensagem bonita — a importância de buscar o perdão e se deixar perdoar e a certeza que podemos sim ser melhores para nós e para os outros. 


Compre AQUI


2 comentários

  1. Oi, Cailes!
    Fiquei super curiosa com a premissa! Adoro histórias de libertinos regenerados. kkkkk Não conhecia a autora, mas já anotei a dica para ler assim que tiver um tempinho. Acho que vou gostar bastante!

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Rafa!!

      Adorooo os livros da Flávia!! Tem resenha de quase todos os seus romances de época aqui! Gosto muito da escrita dela ♥ Leia, você vai adorar!

      Bj!

      Excluir