[Resenha] Corte de Espinhos e Rosas - Sarah J. Maas

Título: Corte de Espinhos e Rosas
Autor(a): Sarah J. Maas
Editora: Galera Record
Páginas: 434
Ano de Publicação: 2015

Em Corte de Espinhos e Rosas, um misto de A Bela e A Fera e Game of Thrones, Sarah J. Maas cria um universo repleto de ação, intrigas e romance.Depois de anos sendo escravizados pelas fadas, os humanos conseguiram se libertar e coexistem com os seres místicos. Cerca de cinco séculos após a guerra que definiu o futuro das espécies, Feyre, filha de um casal de mercadores, é forçada a se tornar uma caçadora para ajudar a família. Após matar um féerico transformada em lobo, uma criatura bestial surge exigindo uma reparação. Arrastada para uma terra mágica e traiçoeira que ela só conhecia através de lendas , a jovem descobre que seu captor não é um animal, mas Tamlin, senhor da Corte Feérica da Primavera. À medida que ela descobre mais sobre este mundo onde a magia impera, seus sentimentos por Tamlin passam da mais pura hostilidade até uma paixão avassaladora. Enquanto isso, uma sinistra e antiga sombra avança sobre o mundo das fadas e Feyre deve provar seu amor para detê-la... Ou Tamlin e seu povo estarão condenados.

♥♥♥

Fantasia é um gênero literário que não costumo ler com frequência, mas Corte de Espinhos e Rosas, há muito tempo bem comentado, me fez querer dar início a esta leitura fantástica, o que foi uma grata surpresa e fez com que livros deste gênero conquistasse mais o meu interesse, instigando minha vontade de fazer leituras na mesma linha. A premissa inicial da história é baseada em o conto de fadas de A Bela e a Fera, mas à medida que avançamos no enredo, essa ideia inicial se distância e a trama ganha sua originalidade.   

Prythian é um continente habitado por criaturas mágicas – os feéricos – dividido em sete cortes, governados por Grão-Senhores. Após uma grande guerra entre essas criaturas e os humanos, ficou estabelecido um tratado no qual uma muralha dividiria o reino de Prythian e o pequeno território dos humanos, que previsivelmente perderam a batalha.

Nossa protagonista, Feyre, é uma humana que vive com o pai e as duas irmãs em um chalé próximo à floresta.  Ela se tornou a responsável pela sobrevivência de todos, após a perda da fortuna da família e um acidente no qual o pai ficou com uma das pernas machucada. Apesar de ser a filha mais nova, sua mãe no leito de morte a fez prometer que cuidaria da família e Feyre assim o fez. Como única provedora da casa, a maneira que encontrou para sobreviver foi caçar na floresta e assim conseguir alimento e alguma coisa para vender.


Em uma das suas caçadas, Feyre acaba matando um lobo enquanto caçava uma corça – única caça, após dias sem encontrar nada. Em dúvida, se o animal era um feérico ou não, mesmo assim o executou, pois a necessidade falou mais alto. Pelo tratado, nenhum humano poderia de maneira alguma causar a morte de um feérico, pois a punição seria pagar com a própria vida. Alguns dias depois, para horror e espanto de todos, o pequeno chalé é invadido por uma criatura enorme e enraivecida, uma besta, que reivindicava o responsável pela morte do feérico. Para a jovem foram dadas duas opções – pagar com a própria vida ou viver nas terras feéricas para sempre. 

Desesperada por não saber o que a aguardava do outro lado da muralha e, ao mesmo tempo, atormentada pelo destino incerto de sua família sem ela, Feyre é levada para o reino dos feéricos, para a Corte Primaveril, a mais próxima da muralha. No entanto, ao contrário do que imaginava, a jovem não se tornou serviçal ou prisioneira do feérico que a levou, desde que permanecesse nos limites de Prythian. A mansão na qual viveria, agora, era encantadora, na verdade todo o lugar era da mesma forma, e o dono da casa, em contraste com a besta que a levou, era um homem bonito apesar de usar uma máscara dourada no rosto. Feyre descobre que nem todas as lendas que ouvia a respeito dos feéricos eram verdadeiras, nem todos os seres mágicos do lugar eram necessariamente maléficos. Outro fato que a jovem descobre, é que uma praga assola o reino de Prythian há muitos anos, enfraquecendo Tamlin e condenando não somente ele como seu povo a usar tais máscaras. Na Corte Primaveril, Feyre nem imagina que sua vida vai virar de cabeça para baixo, ela vai mergulhar nos mistérios do reino, descobrir e vivenciar tantas experiências que jamais seria capaz de imaginar.

Sarah J. Maas criou um universo incrível, com uma trama muito bem construída, ela consegue prender o leitor de uma forma surpreendente. Na segunda metade do livro, a leitura é frenética e intensa, impossível de largar, se torna uma necessidade devorar aquelas páginas. A história é muito bem desenvolvida e amarrada, com sacadas geniais, repleta de reviravoltas e acontecimentos de tirar o fôlego. 

A construção dos personagens é outro ponto bem trabalhado na história. Feyre é uma protagonista forte, determinada e não é uma donzela em apuros. Apesar de ser muito jovem, com apenas 19 anos, e não ter ajuda e o apoio da família, ela é muito capaz, faz de tudo para cumprir a promessa que fez a mãe. Mas é impossível não se irritar com a inércia do seu pai e a superficialidade de suas irmãs. Mesmo depois de ser levada para Corte Primaverial, continua a ser quem sempre foi, não acho que tenha se perdido ou se deslumbrado com o novo estilo de vida mais confortável. Outra característica sua é ser destemida. Ela explora e se mete em situações muito perigosas que uma pessoa qualquer não teria coragem de se envolver, acredito que isso acontece por ela ter uma história de vida que lhe exigia ser assim para sobreviver. O protagonista masculino, Tamlin, é cercado por mistérios e responsabilidades que muitas vezes o torna distante, mas isso não significa que ele não consiga nos cativar, pelo contrário, é uma faceta para que ansiemos a desvendar quem é a fascinante criatura por traz daquela máscara. Com o desenrolar da trama, o personagem vai se abrindo e o seu lado fera fica menos evidente e a parte sensível e altruísta o sobrepõe.  

Corte de Espinhos e Rosas é sem dúvida uma leitura apaixonante, que envolve e mantém o leitor imerso na trama por páginas a fio. É uma excelente mistura de fantasia, ação, aventura e romance, então, para quem ainda não leu, sério, leiam! 


Sobre a série: 



Corte de Espinhos e Rosas é uma série composta até o momento por 3 livros: Corte de Espinhos e Rosas, Corte de Névoa e Fúria e Corte de Asas e Ruínas.

5 comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oiiii,
    Também amei essa leitura e concordo plenamente com a resenha que foi muito bem escrita. <3 Impossível não devorar esse livro. A autora trabalhou muito bem a história, cenário,suas personagens..tudo muito bem explicado, narrado e detalhado. Também me apaixonei pela vilã da história, sombria, macabra e má- como todo bom vilão deve ser :D Logo logo tbm postarei minha resenha.

    Estou animadíssima para continuar a série!!!!
    Bjokas!
    Elo!
    http://cronicasdeeloise.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Eloise!

    Obrigada!!! Eu também estou bastante ansiosa e empolgada para fazer a leitura dos demais livros da série.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Comecei a ler essa semana e estou louca para descobrir o que acontece!!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Lorena!

    E aí já conseguiu terminar a leitura? O que está achando ou achou do livro? Só tenho a dizer que é incrível!

    Beijo!

    ResponderExcluir