[Resenha] Ratos - Gordon Reece

Autor: Gordon Reece | Editora Intrínseca | 240 Páginas | Young Adult/Jovem Adulto


♥♥♥

Sabe aquele livro que está parado na estante há um tempinho e você sempre adia a leitura, pois é Ratos fazia parte desse grupo, mas por indicação insistente de um amigo querido, resolvi dar uma chance e passar na frente de outras leituras, e não poderia ter lido um livro melhor no momento em que fiz essa leitura, foi uma escolha feita perfeita! 

Em busca de uma vida mais tranquila Shelley e sua mãe se mudam para um chalé em um local mais afastado da cidade. Ela sofreu práticas de bullying muito pesado no colégio, o qual lhe deixou até mesmo cicatrizes. As agressoras foram suas amigas de infância, e até pouco tempo desfrutavam da companhia uma das outras. O bullying que ela sofre é muito cruel, essas cenas são descritas de uma maneira tão detalhada que fica evidente o tamanho da crueldade dos atos dessas meninas com Shelley. Sem dúvidas esse é o livro que retrata as praticas de bullying mais pesadas que já li até o momento.

Outra questão que a Shelley tem que lidar é com a recente separação dos pais, a qual a fez se fechar ainda mais dentro de si mesma. Sua mãe também está bastante fragilizada em decorrência do divórcio, e Shelley prefere não compartilhar seus problemas do colégio para não trazer mais preocupações. A forma como nossa protagonista se define é um tanto depreciativa, por se sentir fraca e não conseguir reagir, por estar sempre se esgueirando e se escondendo de todos a sua volta, ela se define como um rato. Não se sente capaz o suficiente para encarar a vida e termina por aceitar situações que não deveriam ser negligenciadas. Arrisco a dizer que ela é o espelho da mãe, pois as duas têm personalidades muito semelhantes, sempre muito passivas, aceitam tudo caladas e quase nunca sabem se defender.

Não foi fácil encontrar uma casa que satisfizesse a todas as nossas exigências no campo, sem vizinhos, com três quartos, jardins na frente e nos fundos. [...] Precisava ser silencioso. Precisava oferecer privacidade. Afinal éramos ratos. Não procurávamos um lar. Procurávamos um lugar onde pudéssemos nos esconder. (p. 7)
Na nova vida no chalé longe de tudo que era desagradável, ambas vão tentando reconstruir suas vidas, desfrutando apenas de suas companhias e da paz e tranquilidade do novo lar. No entanto, as coisas não permanecem assim por muito tempo, Shelley é obrigada a enfrentar um dos maiores desafios da sua vida e seu limite vai ser testado ao extremo. Vai ser obrigada a buscar bem no fundo do seu ser as forças necessárias para poder modificar as coisas a sua volta, pois o que está prestes a enfrentar, exige um autodescobrimento de si mesma, principalmente no que diz respeito a travar uma guerra internamente sobre a Shelley que tem sido e a que precisa ser.

Analisando as atitudes da protagonista não acato todas elas, muitos leitores, com certeza, vão levantar questionamentos a respeito das suas decisões e vão ficar com uma dubiedade de sensações e sentimentos sobre o que é certo e errado, e até onde deve se estabelecer limites diante de situações aterradoras. No meu ponto de vista, no que diz respeito a superar suas limitações de personalidade, que só a tornavam fragilizada, inerte e a impedia de seguir adiante com confiança, para mim foi muito prazeroso e inspirador vê-la quebrar suas amarrar e poder se libertar dos seus medos e anseios paralisantes. A possibilidade de poder desfrutar de uma nova vida baseada em enfrentar qualquer coisa que lhe seja imposta, deixa uma sensação de esperança e recomeço. Torci muito para que as coisas dessem certo, para que Shelley pudesse seguir em frente e retomar sua vida da melhor maneira possível, se tornando o tão almejado “gato” e deixando para traz a personalidade de “rato”.

Ratos tem elementos de suspense e thriller psicológico que prende o leitor e nos faz ficar bastante apreensivos. Acompanhamos a narrativa em primeira pessoa sob o ponto de vista da Shelley e mergulhamos profundamente em seus pensamentos a ponto de sentir a tensão e o drama vivenciados. Não tinha muitas expectativas e para minha surpresa, a leitura foi envolvente e marcante. Ver a Shelley se reinventado, descobrindo uma força que ela não imaginava ter foi muito gratificante.

Então se você gosta de suspense e de segurar a respiração lendo um bom livro, Ratos não vai te decepcionar!

Nenhum comentário