Vamos conversar?


Olá, pessoal!

O post de hoje é um pouco diferente, é mais uma conversa com alguns esclarecimentos e também um desabafo. Faz bastante tempo que não posto uma resenha feita por mim aqui no blog, com a ajuda das minhas queridas colaboradoras estou conseguindo mantê-lo atualizado, no entanto, há mais de dois meses não consigo escrever uma resenha. Agora você está se perguntando: Qual o motivo? Não é só sentar e escrever? Não. Não é apenas sentar e escrever.

Mas vamos começar do começo, ok?

Sempre tive dificuldades para me expressar, seja de forma oral ou escrita. Depois que adentrei nesse universo maravilhoso da literatura e dos blogs/canais literários quis ter um cantinho só meu. Eu adoraria ter um canal, mas sou tímida demais, então criei o Histórias e foi um verdadeiro desafio, pois precisaria criar conteúdo, escrever constantemente. O ponto é que escrever uma resenha não é algo simples para mim, na maioria das vezes é bem complicado. Sei o que desejo falar, minhas impressões, mas não consigo colocar no “papel” meus sentimentos. Na verdade, consigo sim, mas geralmente leva tempo. Claro que nem sempre, já escrevi resenhas com mais facilidade. O problema é quando tenho um bloqueio e paro de escrever, foi o que ocorreu nos últimos meses. Simplesmente não consegui sentar e escrever, não tive ânimo, ideias de como começar tal texto e o tempo foi passando e tudo virou uma bola de neve.

Li obras incríveis nos últimos meses e não comentei sobre nenhuma delas. Por isso adiei leituras que estava/estou ansiosa para fazer, não postei resenhas dos livros que tanto adorei e por fim, fiquei frustrada e triste com a minha “incapacidade”. Nunca pensei em desistir do blog por não ter uma quantidade X de seguidores, por ter poucas visualizações, por não conseguir parceria com a editora Y. Mas já pensei várias vezes em excluí-lo por essa minha dificuldade em me expressar. Embora desistir do Histórias seja algo que já cogitei muito, esse espaço é MUITO importante para mim. Desde que o criei, conheci pessoas incríveis através do próprio blog ou de suas redes sociais. Autoras, blogueiras e leitores que já fazem parte da minha vida. Então, espero continuar nesse cantinho por muito tempo, tendo todos (as) vocês como companhia.

Fiz esse texto (só de escrevê-lo já me senti melhor) com o intuito de esclarecer a falta de resenhas e outros conteúdos, como as Leituras do Mês, no blog. Como mencionei li livros maravilhosos de pessoas que admiro muito, de autoras queridas. Aos poucos irei escrevendo e postando as resenhas por aqui. Assim que me organizar, lerei as obras que me comprometi e desejo ler, mas que devido ao conteúdo não produzido, adiei. Gradualmente irei arrumando a minha bagunça interna e colocando as coisas em ordem. Espero que compreendam e permaneçam por aqui.

Muito obrigada!

Com carinho,

14 comentários

  1. Cailes menina estava falando sobre isso agora, com a Rafa do 'Fascinada por historias'. Estou com exatas sete resenhas pendentes, além de outras postagens e simplesmente não consigo me conscentrar para escrever ... mas aos poucos estou me organizando e colocando tudo em dia. O importante é não se entregar e claro, não deixar de ler, afinal essa é nossa base. Antes de sermos blogueiras somos leitoras, certo!?
    Mas essa fase de bloqueio criativo faz parte da nossa vida de leitora, blogueira e divulgadora da literatura em redes sociais. Tenho cerca que já já vc volta ao seu ápice de escrita e precisando de alho pode contar comigo ok!? Seja sempre bem vinda ao meu blog e redes sociais. Beijos

    P.s. Também sou tímida e não consigo montar um canal 😝😝😝😝

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Aline!
      Muito obrigada ♥
      Também tenho muitas resenhas acumuladas por aqui e me sinto mal por não conseguir escrevê-las, principalmente, as de livros nacionais, de autoras que confiaram seu trabalho a mim ou que eu simplesmente quero muito falar! Mas aos poucos vou organizando, mas precisava escrever esse texto para esclarecer, sabe? Até para mim mesma.
      Forte abraço!

      Excluir
  2. Ah, minha querida! Eu sinto muito que você esteja passando por uma fase assim, sei o quanto é desanimador e frustrante quando a gente se sente bloequeada, como é ruim quando esse desânimo toma conta da gente. Porém, fico feliz de você ter conseguido colocar pra dora parte das angústias por meio desse texto. Com certeza já alivia um pouco né?
    Mas o mais importante de tudo: saiba que sempre passamos por fases e nem sempre elas são gostosas de ser vivenciadas. Porém, elas fazem parte e são essenciais no nosso ciclo de vida. Então não se cobre e nem se culpe, respeite o que você está sentindo e vivendo. Quando a gente aceita o que acontece com a gente e aceita o que a gente sente, as coisas tendem a se amenizar e fica mais fácil de lidar com elas.
    Obrigada pela sua preocupação em esclarecer sua ausência!
    Torcendo aqui pra você voltar a se sentir bem o quanto antes!
    Força ♥️
    Beijos cheio de carinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aii meu coração ♥♥ Você é muito linda mesmo!! Obrigada, obrigada ♥
      Terminei de ler seu comentário com vontade de chorar, mas de felicidade pelas suas palavras tão carinhosas e compreensivas.
      Já estou me sentindo um pouco melhor. Obrigada pelo apoio, por ser sempre assim tão maravilhosa ♥

      Um abraço apertado ♥

      Excluir
  3. Oi Cailes, como vai?
    Espero que já esteja melhor. Também estou nessa mesma fase. Estou lendo bem, até três a quatro livros por semana, mas cadê a vontade de fazer resenhas? É uma fase muito difícil, mas como toda fase uma hora vai passar. Não se cobre muito e nem pensar em desistir do blog! Fique bem lindona! Bjus
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lia, estou bem.
      É complicado mesmo quando bate o desânimo, mas acredito que aos poucos vamos conseguir colocar tudo em dias.
      Muito obrigada pelo apoio ♥
      Abraço!

      Excluir
  4. Oi, Cailes!
    Eu entendo você, às vezes passamos por períodos de bloqueios mesmo muitas vezes já passei por isso. também levo tempo para escrever uma resenha, tenho um ritmo bem mais ágil para ler, mas levo mais tempo para escrever porque tenho um perfeccionismo exagerado, o que tem me ajudado é escrever apontamentos sobre a história durante a leitura ou quando alguma ideia aparece de repente, assim consigo desenvolver a ideia na hora de escrever a resenha.
    Anoto sempre tudo, ideias para post, esquemas de coisas que quero trazer de novo para o blog, assim sempre me mantenho ativa.
    Eu adoro o conteúdo que você produz, tanto aqui quando no instagram então continue sempre! :)

    Beijos,

    Rafa - Fascinada por Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro, muito obrigada, Rafa♥
      Fico feliz que goste do conteúdo aqui do blog ♥
      Gostaria de simplesmente sentar e escrever, mas nem sempre é assim, não é mesmo? Às vezes fazia estilo fichamentos dos livros enquanto lia, mas acabei perdendo o hábito, acho que vou tentar novamente, obrigada pelas dicas e apoio :-*

      Bj!

      Excluir
  5. Oii Cailes.
    Eu super te entendo, tem vezes que me dá um enorme bloqueio de escrita e eu não consigo escrever os posts, as ideias simplesmente não vêm, ou se escrevo algo acabo não gostando e apagando tudo. O mesmo acontece com as leituras, tem dias que nada me agrada e eu não consigo me prender a nenhum livro. Quando isso acontece eu também dou uma pausa e procuro concentrar em outras coisas que eu gosto, filmes e séries por exemplo.
    Mas não se preocupe que essa fase vai passar e você voltará a ter ideias para posts incríveis e resenhas maravilhosas. Estou torcendo por você.
    Abraços, Mary.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem dias que a gente realmente não consegue escrever nada, ler nada.Esse bloqueio é terrível e quando dura mais que alguns dias, é agoniante!
      Obrigada pelo apoio, é muito importante ♥
      Abraço, Mary!

      Excluir
  6. Oi Cailes

    Nem me fale... Esse ano eu tenho lido mt mais MAS só tenho UMA resenha feita!
    Mês passado consegui fazer resenha de um filme mas sobre os livros, simplesmente a resenha n sai!
    Tá complicado :(

    Bjoooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Fernanda!
      Te entendo completamente! Infelizmente estamos no mesmo barco, colega :-/
      Mas creio que iremos conseguir!

      Abraço e vamos tentar colocar essas resenhas em dia! Torcendo por ti :-)

      Excluir
  7. Querida Cailes, não se desanime por não estar sempre pronta para escrever algo. A escrita é um processo criativo que vem de dentro de nós. Sendo assim, sua expressão ou não depende de como estamos internamente. Eu confesso que tenho facilidade psra escrever, mas isso é devido à minha profissão de jornalista. O jornalista TEM que redigir a matéria, estando inspirado ou não. Entretanto, com a escrita criativa: resenhas, livros, etc, é diferente. Há épocas em que eu necessito escrever, uma necessidade visceral. Há períodos, contudo, que minha “caixa” de inspirações está fazia, seja por extress, problemas, pois todos nós os temos, enfim, não é todo dia que estamos dispostos a criar. Mas ressalto aqui: você é muito boa, sabe escrever, escreve muito bem, mas já percebi que se cobra muito. Minha querida, seja apenas você é faça apenas aquilo que lhe faz feliz e o resultado será perfeito! Desejo-lhe muito sucesso. Fique em paz que as ideias virão. ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito, muito obrigada, Chirlei ♥
      Ler sua mensagem me fez bem, sua opinião é bastante importante para mim, sei que é sincera e fico feliz demais por isso ♥
      Sempre ponho muito de mim no que escreve, e por isso parei esses tempos, simplesmente não estava conseguindo escrever, não sei o motivo e não queria fazer "qualquer coisa", nem sei como fazer isso rsrs.
      Antes me cobrava ainda mais, tinha que escrever muito e tal, hoje, escreve o que quero dizer e ponto, seja um , dois, três parágrafos. Não me cobrarei mais nesse sentido.

      Novamente, obrigada pelo apoio
      Um abraço :-*

      Excluir