Eu finalmente li... Edgar Allan Poe


Olá, pessoal! 

Como vocês viram pelo título, finalmente conheci a escrita do Edgar Allan Poe. Durante esse mês participei do Projeto #Outubroso no qual fiz a leitura de dois contos do autor: O Poço e O Pêndulo e O Gato Preto. Esse foi o meu primeiro contato com as obras do Poe, fiquei bastante contente por ter sido uma boa experiência, pois tinha certo receio que a sua escrita fosse rebuscada ou houvesse elementos estranhos que me fizessem não compreender a história. Não conheço as peculiaridades da narrativa do Poe, minhas impressões são de uma leitora iniciante, ok?

Fiz a leitura dos contos nessa edição belíssima da Darkside e gostaria de ressaltar que a introdução feita pela editora é muito significativa, pois nela temos um pouco sobre quem foi o Edgar Alan Poe e acerca das temáticas presentes em seus contos e poemas. 


O Poço e O Pêndulo retrata os momentos pelos quais passa um homem condenado pela inquisição. O conto possui apenas 17 páginas nessa edição. Dá para ler tudo de uma vez, principalmente pelo modo como o Poe narra a história, aos poucos o autor vai nos sugando para dentro da mente do personagem e da atmosfera sombria que o envolve. É angustiante a descrição dos sentimentos e da situação vivida por esse homem, há instantes de tensão, repulsa e logo estamos agoniados pelo desfecho, final este que me pegou de surpresa, confesso. 


O Gato Preto é um conto perturbador, que em suas poucas páginas me deixou com raiva e atônita. A falta de lucidez, o medo e a maldade fazem parte dessa história, que mesmo sendo tão curtinha consegue ser impactante. 

Adorei as leituras e pretendo, com certeza, seguir lendo os escritos do Poe. Então, fica o convite, se você ainda não se aventurou nas histórias do autor, dá uma chance! Vale muito a pena ;-)

Nenhum comentário