Leituras do Mês - Maio e Junho



Olá, pessoal! Como estão?

Depois de muito tempo, trago mais uma postagem de Leituras do Mês! Bem atrasadas, verdade, mas cá estamos nós. Nesse post falarei dos livros que li em Maio e Junho, em outra postagem irei comentar o que li em Julho e Agosto, ok? Aos poucos tudo se ajeita kkk, bora lá!

LEITURAS DE MAIO


Li apenas um livro do John Green — A culpa é das estrelas — e amei! No entanto, não tinha interesse em nenhuma de suas outras obras até Tartarugas até lá embaixo ser lançado. A sinopse não me deixou interessada, mas saber que o livro abordaria Transtorno Obsessivo Compulsivo me fez querer ler mais um livro do autor. A escrita do Green continua jovem e fluida, como o autor tem TOC, possui propriedade para discorrer sobre o assunto e foi esse aspecto que mais gostei no livro, a forma como o autor conseguiu transmitir os sentimentos da Aza, seus conflitos, medos, foi algo tão íntimo que pude sentir a aflição da personagem durante uma crise e sua tristeza em não conseguir fugir de algo que faz parte dela.

A Aza não é uma personagem tida como “carismática”, ela não segue o padrão do adolescente popular ou descolado, divertido, com vários amigos ou mesmo nerd. A Aza é a Aza, verdadeira, com seus problemas e suas qualidades. Talvez tenha gostado tanto do livro por ter me identificado com a personagem, me vi nela em alguns momentos. A sua amizade com a melhor amiga é um tanto complicada, mas consegui entender ambos os lados, embora tenha de admitir que não consegui gostar da Daisy, ao final terminei simpatizando com ela, mas nem tanto kkk. Teria apreciado ainda mais a leitura se o final fosse menos aberto, se trouxesse mais respostas, também queria que algumas situações fossem diferentes, mas como um todo, Tartarugas até lá embaixo foi uma leitura marcante. Posso confessar uma coisa? Continuo sem vontade de ler os demais livros já publicados do autor, vai entender, né? kkkk



Legend é uma série distópica que conta com três livros: Legend, Prodigy e Champion. Como meta para 2018 me propus a finalizar algumas séries e Legend estava na lista, então, primeira série concluída do ano!! Fiz a leitura do primeiro volume em Janeiro do ano passado e disse na resenha (confira) que faria a leitura dos próximos em breve, mas só li em Maio desse ano #shame kkkk. Resolvi não fazer resenha de cada livro, mas vou comentar de modo geral, ok? 

Confesso ter iniciado a leitura de Prodigy sem grandes expectativas, pois já fazia muito tempo desde que tinha lido o livro anterior e não lembrava de algumas coisas, no entanto, com o passar das páginas consegui me conectar à trama e me vi imersa, mais uma vez, nas desventuras de June e Day, protagonistas da série. Ambos enfrentam conflitos diversos, relacionados ao que acreditam, pelo que lutam e sobre si mesmos. Além de não saberem o que fazer em relação ao que sentem, o relacionamento dos dois é muito complicado, justamente por seus ideais conflitantes e posteriormente por fatores que não podem controlar. Gostei bastante como a questão política foi desenvolvida pela Marie Lu, foi surpreendida pelo rumo que a trama tomou em determinado momento. A inserção de novos personagens, especialmente o Novo Eleitor, foi uma grata surpresa. Ele é um personagem central da trama, não apenas por ser o governante de uma nação, mas por seu posicionamento e personalidade. 

Fiquei surpresa com a agilidade que fiz a leitura desses dois livros, especialmente do último, pois estava demasiadamente aflita por saber como tudo ia se resolver ou não. Os últimos capítulos de Champion foram agoniantes, enquanto não li a última frase não descansei. Por mais que a escolha feita pela autora para “solucionar” determinada situação não tenha sido totalmente inovadora, para mim foi surpreendente, pois não imaginei nada do tipo. Apesar do desfecho ser um tanto aberto, a autora dá a entender, na minha opinião, que a situação se encaminhou para um encontro futuro, um momento que daria início a uma história interrompida pelas circunstâncias difíceis, mas que finalmente terá a chance de acontecer. Resultado: finalizei a série com um quentinho no coração ♥


Por Você foi um romance de época super levinho e de rápida leitura. A trama não tem tantas reviravoltas ou acontecimentos de tirar o fôlego, ainda assim foi uma história que me prendeu do início ao fim, tanto que finalizei a leitura em menos de dois dias. Para os fãs do gênero e também para quem está iniciando nesse mundo dos romances de época é uma ótima pedida. (resenha)


Finalzinho de maio terminei a leitura da Harry Potter e a Pedra Filosofal. Finalmente dei início à leitura dessa série tão amada e não poderia estar mais feliz. Estou realizando o projeto de leitura #HistoriasEmHogwarts no qual iremos ler toda a série neste ano.

Sou apaixonada pelos filmes, eles estão entre os meus favoritos da vida e minhas expectativas eram altas para essa primeira leitura e, claro, foram atendidas.  Adorei Harry Potter e a Pedra Filosofal, o livro é claramente mais aprofundado que o filme, mas acho a adaptação bastante fiel. Enquanto fazia a leitura, visualizava todo o cenário do filme, da mesma forma os atores como os protagonistas do livro. Penso ser esta a maior diferença de quem leu os livros antes de ver as adaptações — imaginar tudo que é descrito pela autora, todos os detalhes e personagens, enquanto os leitores como eu, já conhecemos toda a ambientação pelo cinema. Não achei esse detalhe ruim, de maneira alguma, pois adoro o cenário dos filmes, Hogwarts, todas as criaturas e os atores que, para mim, se tornaram os personagens como o Harry, o Rony e a Hermione ♥. 

LEITURAS DE JUNHO


Essas foram duas leituras muito especiais e que já gostaria de ter trazido as resenhas, mas pelo motivo que já conversei com vocês (leia aqui) não consegui, no entanto, espero logo logo falar mais sobre cada um. Já adianto que adorei ambos e que são romances de época bem diferentes dos que costumo ler, para ficarem mais curiosos(as): Sob os acordes dos anjos tem como protagonista uma moça tida como louca (afinal ela vive em um hospício!) e em Paixão de Recomeço a mocinha não é apaixonada pelo protagonista, isso mesmo! Logo conto mais rsrs.



Outra série que me propus a finalizar este ano foi A Rainha Vermelha, no entanto, ainda que eu faça a leitura de Tempestade de Guerra em 2018 não terminarei a série, já que a autora irá lançar mais um livro de contos, se não me engano. Iniciei a leitura de Espada de vidro com certo receio, pois havia lido vários comentários de que a história era super arrastada. Da mesma forma A Prisão do Rei, que grande parte da trama poderia ser resumida, ter menos enrolação. Mas para a minha surpresa gostei bastante de ambos os livros. Lembrando que tem resenha dos mesmo aqui no blog feitas pela Ana (confira aqui).

Durante a leitura tiveram momentos em que a narrativa realmente ficou arrastada, mas nada que chegasse a incomodar tanto! Espada de Vidro tem um final que me fez pensar “Oi? Como assim Brasil?!” kkk. Por isso peguei em seguida A Prisão do Rei, necessitava saber como a tal situação se desenrolaria. Gostei da inserção dos novos personagens e dos acontecimentos presentes nos dois livros, alguns bastante impactantes e emocionantes. Além do ponto de vista da Mare temos duas novas perspectivas, alguns capítulos narrados pela Evangeline, os quais gostei bastante, pois foi possível conhecer novas facetas dessa personagem. Já as partes narradas por outra personagem (não vou dizer qual, pois seria spoiler) não me agradaram de forma alguma, a menina é muito chata! Ok, sei que ela tem seus motivos, mas quem naquela terrível situação vivenciada por todos, não tem? Sinceramente, vários personagens poderiam agregar bem mais a história, por exemplo, adoraria conhecer o ponto de vista do Maven. De modo geral, gostei do desenvolvimento da história e estou muito ansiosa pelo próximo volume!

♥♥♥

É isso pessoal, me conta se já leu algum desses livros, vou adorar saber!

Nenhum comentário