[Resenha] Caixa de Pássaros - Josh Malerman

Autor: Josh Malerman | Editora Intrínseca | 272 Páginas | Thriller Psicológico/Suspense


♥♥♥

Imagine não poder mais enxergar o mundo através da sua janela. Imagine não poder mais ver a luz do sol. Imagine estar presa em uma caixa escura. Feche os olhos e imagine precisar viver com a escuridão como companhia. É assim que Malorie vive há mais de quatro anos, é assim que ela ensinou seus dois filhos pequenos a viverem.
“As pessoas foram aconselhadas a trancar as portas, tapar janelas e, acima de tudo, a não olhar para fora.” [...] Ninguém tem respostas. Ninguém sabe o que está acontecendo. As pessoas estão vendo alguma coisa que as leva a machucar os outros. A machucar a si mesmas.”
O mundo está devastado, aos poucos o caos tomou as ruas e adentrou nas casas. Primeiro, notícias de que em algum lugar as pessoas começaram a ver algo que as incitavam a matar e a cometer suicídio, depois a notícia passou a ser um acontecimento na sua rua, logo dentro da sua casa. É essa a realidade retratada em Caixa de Pássaros. Poucas pessoas sobreviveram, trancadas em casa, saindo apenas de olhos vendados. É nessa situação que conhecemos a protagonista, Malorie. O livro é narrado com saltos no tempo, em alguns capítulos estamos no presente, com Malorie e seus dois filhos embarcando em uma última tentativa de sobrevivência e esperança. E alternadamente voltamos ao passado para entendermos como a protagonista chegou até ali.

Não irei comentar muito sobre os acontecimentos presentes em Caixa de Pássaros, pois penso que a experiência será bem mais vívida se você ler sem saber muito do que vai encontrar. Li várias resenhas positivas acerca dessa história e concordo com todas, é realmente um livro que vale a pena ser lido. Não pensei que fosse me envolver tanto com os personagens e seus conflitos, por ser um suspense — gênero com o qual não estou habituada — tinha a ideia de que seria uma leitura mais distante, contudo, me vi agoniada em vários momentos, tensa, aflita. Não fiquei com medo em momento nenhum, no sentido de não ter ficado assustada nas situações mais aterrorizantes. O medo que me assolou foi o de ver o destino dos personagens, de justamente não saber o que lhes estava reservado. Essa tensão me acompanhou durante toda a leitura.


Malorie é uma personagem incrível! Uma mulher forte que faz o necessário para cuidar dos filhos, para mantê-los em segurança. É admirável a sua coragem e persistência, o seu amor pelas crianças. O autor dedica o livro a sua mãe, e quando finalizei a história entendi as palavras presentes em sua dedicatória. Foi uma linda homenagem.

A escrita do Josh Malerman é simples e muito envolvente, li Caixa de Pássaros muito rápido, pois à medida que a história avança a curiosidade sobre o desfecho aumenta ainda mais. Existe apenas um ponto negativo na trama, o qual poderia, em minha opinião, ter sido trabalhado de outra forma. Há uma questão essencial que não é explicada ao termino do livro, o final não é totalmente aberto, mas fica muito a esclarecer, especialmente uma situação X que não me “desceu muito bem”, acho que o autor criou uma determinada circunstância para gerar um conflito “necessário” na trama, mas que para mim ficou totalmente sem sentido. 

De modo geral, foi uma ótima surpresa. Não esperava me prender tanto a leitura e até chorar nos capítulos finais (sim, chorei). Finalizei Caixa de Pássaros com um sentimento agridoce, triste e feliz, ainda absorvendo todos os acontecimentos. Se você gosta de suspense ou quer se arriscar no gênero, indico bastante a leitura!
“[...] é melhor enfrentar a loucura com um plano do que ficar parado e deixar que ela nos alcance aos poucos.”

Nenhum comentário