[Resenha] Rafani - Sinéia Rangel

Autora: Sinéia Rangel | Publicação Independente | 495 Páginas | Romance


♥♥♥

Rafani foi uma leitura surpreendente! Não esperava gostar tanto dessa história, apesar de só ter lido ótimos comentários sobre ela. É um romance que trata sobre temas complexos como abuso sexual, pedofilia e violência doméstica. A autora nos alerta sobre isso em uma nota presente no livro, pois muitas pessoas podem se sentir verdadeiramente mal durante a descrição de algumas cenas. São momentos terríveis e é horrível imaginar que muitas pessoas vivem essa realidade diariamente. O nome da protagonista dá título ao livro, ela é uma mulher excepcional, forte, batalhadora, uma personagem que mesmo quebrada, continua seguindo em frente. Sam é o nosso mocinho e narra grande parte da história, mas existem vários outros pontos de vista ao longo da narrativa, o que só enriqueceu ainda mais a trama. O Sam é um cafajeste. Isso mesmo, daqueles que ficam com tantas mulheres que é até difícil fazer a conta kkk. No entanto, posso afirmar que é muito FOFO! Ele não engana as moças com que se relaciona, elas sabem que “ele não é de ninguém”. E quando o Sam se encanta pela protagonista e começa a gostar dela, é impossível não suspirar pela forma como ele a trata, pelo cuidado e carinho que ele demonstra, é muito lindo! 

O primeiro encontro dos protagonistas é bastante inusitado! O mocinho já se encanta pela Rafani de cara, mas ela o vê apenas como um garoto, afinal é alguns anos mais velha e carrega o peso de tantas experiências ruins. Enquanto o Sam é aparentemente um rapaz livre, que vive curtindo a vida sem muitas preocupações. Porém, ao longo da história vamos conhecendo ambos mais a fundo, seus medos, inseguranças e sonhos. O envolvimento entre eles é verdadeiro e intenso, os sentimentos são fortes e vivos. A escrita da autora consegue nos passar essa sensação em todo o livro. A Sinéia consegue ir de um momento dramático para uma cena cômica sem ser superficial, ela consegue nos fazer gargalhar e logo depois nos emocionar no capítulo seguinte. Gostei demais da maneira como ela conduziu a trama, como mencionei, foi uma história que me fez rir, ficar indignada, enojada, enfim, me fez sentir um mar de emoções.

Preciso dizer que Rafani é também um livro no qual acontecem muitas coisas ruins, sério gente, quando imaginei que tudo de ruim já tinha acontecido, PAH! Lá vem mais desgraça! Isso chegou a me incomodar em certo ponto, mas após finalizar a leitura percebi que eram situações vivenciadas por muitas pessoas na vida real, é sim difícil de imaginar tanta barbaridade, mas existe sim. Inclusive, a autora aborda um tema pouco debatido na literatura e é bastante interessante conhecermos mais sobre tal assunto, não irei dizer qual para não dar spoilers, ok?

Em contrapartida, o livro também é recheado de humor, que em sua maioria fica por conta do Sam e de seus amigos. Os diálogos são muito engraçados, eles xingam, brincam e falam cada coisa que me vi gargalhando em vários momentos, eles tem inclusive um grupo no whatsapp e as conversas são hilárias!

Outro aspecto que me conquistou é que no começo de cada capítulo existe um trecho de uma música, o diálogo de uma série, uma citação, deixando assim a leitura mais envolvente e intensa.

Nem preciso dizer que gostei do livro, né? Rsrs. Indico bastante para quem gosta de romance com uma pitada sensual, dramática e que trate de temas tabus. Vale a pena!

6 comentários

  1. Oi Cailes

    eu li Rafani mês passado e confesso q em mts partes eu precisava parar p digerir o que tinha lido. Temas bem pesados mas importantes de serem abordados.

    Bjooooooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda!!
      Sim, Rafani é um livro bastante pesado, algumas cenas são de embrulhar o estômago. Mas gostei da forma como a Sinéia balanceou com o romance e a interação bacana entre todos os personagens ♥

      Bj!!

      Excluir
  2. Ahhh, que amor!!!! Obrigada por ter dado uma oportunidade para esta história, por ouvir estes personagens e, mais do que isso, por ler as entrelinhas e compreender que infelizmente essa é a realidade de muitas pessoas. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu AMEI Rafani e tua escrita ♥ Parabéns por ter escrito um romance tão envolvente e com temas tabus bem trabalhados ♥

      Um abraço!

      Excluir
  3. Oi, Cailes!
    Não conhecia o livro, mas fiquei curiosa! Eu tenho um pouco de dificuldade com leituras mais pesadas que tratam de temas mais fortes, elas me afetam um pouco. Mesmo assim fiquei com muta vontade de ler o livro, já vai para a lista de desejados e futuras leituras.

    Beijos,

    Rafa - [ Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Rafa ♥
      Sim, geralmente também fujo de leituras mais pesadas rsrs. Mas estou começando a me arriscar e gostei bastante de Rafani e principalmente a forma que a Sinéia conduziu a história. Vale a pena dar uma chance! Rafani também tem boas doses de humor e romance que tornam a leitura mais leve ♥

      Bj!

      Excluir