[Resenha] Volte Para Mim - Paola Aleksandra

Autora: Paola Aleksandra | Editora Planeta de Livros | 304 Páginas | Romance de Época


Antes de começar a falar efetivamente sobre o livro, preciso dizer o quanto a Paola é importante na minha vida de leitora e, consequentemente, faz com que Volte Para Mim também seja uma obra muito especial. Acompanho a Pah desde 2014 — para quem não sabe ela tem um Blog/Canal no youtube — e foi através de seus vídeos que eu me vi encantada por esse mundo literário e passei a conhecer novos livros e outros leitores. Admiro muito a Paola como pessoa, blogueira/Youtuber e agora como escritora. 

Em Volte Para Mim vamos conhecer Brianna, que aos 16 anos fugiu de casa deixando uma família amorosa e um amigo muito especial que prometeu nunca a esquecer. Ela fugiu da Inglaterra para a Escócia em busca de si mesma, cheia de dúvidas, mas também de certezas. O tempo passa e Brianna retorna, sua mãe precisa dela e a nossa mocinha percebe que igualmente necessita daqueles que deixou para trás. 


Essa é a premissa básica do livro e acho importante não sabermos mais que isso ao iniciar a leitura. Volte Para Mim é essencialmente sobre a busca pelo autoconhecimento e a procura incessante sobre quem somos e o que queremos. Através da Brianna a Paola traz essas reflexões. Muitas vezes arriscar é importante para descobrir mais sobre nós mesmos, reconhecer que erramos no caminho, pedir perdão e perdoar a si próprio. O amor também é posto aqui como um sentimento sublime, capaz quebrar a barreira do orgulho, do tempo e da distância.  
Mantenha a cabeça erguida. Não importa o que foi feito ou dito, o perdão existe para aqueles que enfrentam seus erros, superam o passado e constroem um novo futuro. Nunca esqueça disso, minha menina.
O que mais me cativou em Volte Para Mim foi sem dúvidas perceber o quanto da autora está presente no livro. Após anos acompanhando a Paola é impossível não perceber o peso que o amor e a família têm em sua história. A família da protagonista é maravilhosa, a sensação é de acolhimento nas passagens em que estavam todos reunidos. A escrita da Pah nos proporciona isso, os sentimentos dos personagens são transpostos de forma bastante intensa e verdadeira. A descrição dos cenários é igualmente vívida, me senti nos campos, nos jardins, no moinho e no gazebo ♥ A narrativa não parece de uma escritora iniciante, mas de uma autora de longa data, é uma escrita muito própria e bastante rica.

Adorei as cartas trocadas entre os personagens estarem presentes ao longo do livro e amei o significado do título, é algo verdadeiramente bonito e tocante. Não poderia deixar de falar do romance, claro! Já deixo dito que o Desmond é um mocinho muito fofo e apaixonante. Ele e a Brianna são o tipo de casal apaixonado que só precisa conversar para se entender, mas... ambos são teimosos e aí já viu! É o tipo de romance que surgiu da amizade, sólido e profundo e em algum momento sabemos que ele vai prevalecer. 
Engraçado como às vezes precisamos abrir mão de tudo o que temos para descobrir o que é verdadeiramente essencial. Assim como a beleza de uma paisagem que só é compreendida quando vista de longe.
O final é lindo, não poderia ser um livro da Paola se não o fosse! E como ela sempre fala, me deixou com um quentinho no coração.  

4 comentários

  1. Ah, que resenha mais linda e especial ♥
    Fico muito feliz em saber que o livro conquistou um pedacinho do seu coração. Sei que ainda tenho muito o que melhorar, mas fico feliz em saber que você sentiu a história - é exatamente isso que sempre quis, escrever com o coração e transmitir emoções.

    Beijos,

    Pah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Pah ♥
      Muito feliz que tenha gostado da resenha ♥
      Você escreveu uma história que realmente nos toca. Um abraço!

      Excluir
  2. Ei Cailes,

    Saudades de visitar esse seu espaço lindo. Como amei sua resenha, que lindo o carinho que você tem pela escritora. Conheço também a Pah pelo seu canal e não vejo a hora de ler essa história <3

    Acho lindo a mensagem presente no livro sobre autoconhecimento, é tão importante essas reflexões. Também fiquei encantada pelas trocas de cartas, porque como você sabe amo livros que retratam cartas de amor ou até algum outro tipo de correspondência entre familiares e amigos. Estou animada para ler.

    Bjokas da Elo!
    http://cronicasdeeloise.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Elo!
      Penso que vai adorar Volte Para Mim. As cartas são parte essencial da história e enriquecem muito o livro. A Pah é maravilhosa ♥♥♥
      Saudades de te ver por aqui! Logo vou visitar teu cantinho também :-)

      Bj! Amei a visita ♥

      Excluir