[Resenha] A Madona e a Vênus - Catarina Muniz

Autora: Catarina Muniz | Editora Universo dos Livros | 304 Páginas | Romance de Época


Francesca é uma jovem que vive na bela região da Toscana, Itália. Seu maior desejo é casar com o noivo e viver feliz ao seu lado. Contudo, após uma situação complicada, seus sonhos são destruídos e ela descobrirá da pior forma como é se sentir sozinha, abandonada, tendo apenas a si mesma como amparo. Em Florença, a cidade conhecida como o “berço do Renascimento”, Francesca encontrará dor, sofrimento, mas também o amor.

Preciso começar minhas considerações falando sobre o cenário no qual se passa A Madona e Vênus. A Florença do ano 1481 é descrita de forma perfeita pela Catarina Muniz, na verdade a ambientação de todos os lugares pelos quais a história transita é feita de modo a nos transportar para a época. Ler acerca das edificações históricas, obras de arte e sobre a sensação pulsante de estar numa cidade em que a Arte fazia parte de sua essência, foi algo incrível! A cada página lida me maravilhava mais com Florença.

Então, vocês já sabem quão bela é essa história em termos de ambientação e isso tudo só é possível graças à escrita rica e poética da autora. As emoções também são exploradas e descritas de maneira exímia pela Catarina e isso é o que verdadeiramente me cativa em seus livros. Todo o sofrimento, humilhação e dor que a Francesca passa é extremamente revoltante, a autora não poupa palavras para descrever o quanto o ser humano pode ser ganancioso, fraco e desonesto na busca pelo que deseja. E, em contrapartida, experimentamos a fascinação e a paixão pela arte, o desejo e o amor transpostos de forma viva e latente.


Não quero me aprofundar acerca do enredo, pois descobrir os acontecimentos conforme a leitura é especialmente interessante nesse livro. Por já ter lido outra obra da autora, esperava que A Madona e a Vênus me fizesse sofrer, só não imaginava que ficaria tão vidrada na trama ao ponto de ler o livro em um dia, simplesmente por não aguentar de ansiedade para saber o destino dos personagens. Comecei a leitura já muito revoltada e esse sentimento só cresceu ao acompanhar tudo que a protagonista tem que enfrentar. A Francesca é uma moça forte, que suporta as mais diversas provações sem desistir, e sempre ficava me perguntando quando ela conseguiria finalmente ter paz. Vincenzo, o mocinho, despertou em mim uma gama de sensações. Em alguns momentos fiquei fascinada, em outros tive vontade de matá-lo, sendo bem direta.

Mais uma vez a Catarina escreveu um romance que me deixou literalmente sem conseguir largar o livro. Durante toda a leitura fiquei na expectativa dos próximos acontecimentos, agoniada, feliz, triste, enraivecida e aliviada. Foram vários os sentimentos que me acompanharam até a última página. Preciso dizer que adorei a leitura, embora num determinado momento ela tenha quebrado meu coração e tenha feito com que não a amasse por completo. E mesmo assim, de forma contraditória, amei o desfecho. Ele veio como um alívio, uma esperança, um recomeço.

Finalizei o livro com uma vontade enorme de visitar a Itália, especialmente a linda região da Toscana. Se você nunca leu nada da autora, indico que comece por A Madona e Vênus. A Catarina possui uma das melhores escritas que já tive a oportunidade de ler, dentre autores nacionais e estrangeiros.

Nenhum comentário