[Dica de Anime] Another


Pense em uma história perturbadora e sombria, tendo como cenário uma escola. Esse é apenas um panorama geral de Another, anime japonês com 12 episódios.

Assisti ao anime duas vezes e apesar de ter o desfecho bem nítido na memória, o desenvolvimento e as explicações dos segredos e detalhes da trama me fogem da mente. É uma história com muitas camadas e pontos que precisamos estar atentos para compreender a narrativa, embora muito seja revelado apenas nos capítulos finais, precisamos juntar algumas peças para entender todo o contexto.


Mas afinal do que se trata o anime? Bora lá! 

Somos apresentados a Sakakibara Kouichi, um jovem que muda para a cidade de Yomiyama e irá frequentar uma nova escola. Sua turma é a classe 3 - sala 3 do nono ano e desde o início o menino percebe que há algo estranho acontecendo. Uma das alunas, Misaki Mei, é claramente ignorada por todos os alunos e mesmo pelos professores, tanto que Kouchi chega a questionar se Mei realmente existe (e nós também!).

Na busca por explicações, Kouchi descobre um acontecimento terrível que marcou a escola há muitos anos — a morte de uma menina da Sala 3. Após seu falecimento, estudantes e professores continuaram a agir como se a garota ainda estivesse viva, seu assento inclusive foi preservado na classe. A questão central é que na foto de formatura, alguém que não deveria estar na imagem, se fez presente. Dessa época em diante a Sala 3 é tida como “amaldiçoada”.


Parece que contei muito, né? Mas não, tudo isso é mostrado no primeiro episódio. Another é um dos meus animes de suspense preferidos. A história é muito bem construída e nos deixa mais instigados a cada novo capítulo. A narrativa é recheada de tensão, o suspense e o tom macabro se faz mais forte à medida que a trama avança e é impossível parar de assistir. O desfecho é bastante violento e cheio de reviravoltas. Somos levados a refletir o quanto nos tornamos insanos e cruéis em uma situação desconhecida e hostil.

É um anime com cenas de morte grotescas. A fotografia é bem gótica, com fortes tons de preto e vermelho. Para quem curte histórias do gênero, Another é uma excelente dica! 




Nenhum comentário