Minhas Impressões sobre "O Chamado de Cthulhu"


LEITURA COLETIVA #OUTUBROSO 

Lovecraft é um dos grandes nomes da literatura de terror/horror e por isso fui com certa cautela para essa leitura. Isso ocorreu também com o Poe ano passado, pois são escritores super elogiados e amados. Então, havia o medo de não gostar do conto, por ser um gênero com o qual não estou habituada e como falar sobre, caso não me agradasse. 

Não consegui ler o conto de uma única vez, por vários motivos tive de ler de forma fracionada, o que não ajudou a leitura a fluir no começo, mas ao parar realmente para ler, finalizei a história tranquilamente. O Chamado de Cthulhu é narrado por um jovem que descobre uma pesquisa bastante misteriosa e intrigante nos documentos de seu falecido tio. Lá há referências a cultos místicos, relatos de sonhos com criaturas descritas como poderosas e inimagináveis à compressão humana. Interessado no assunto o rapaz vai em busca de respostas.

Não tenho propriedade alguma para discorrer sobre as características e nuances da escrita do autor. Minha opinião é a de uma leitora iniciante no gênero e leiga em vários aspectos, no entanto, é o meu ponto de vista. Esse foi o meu primeiro contato com o Lovecraft e apesar de não ter desgostado do conto, o autor não conseguiu me conquistar. O principal motivo é o fato de não ter me conectado com a história, fiz toda a leitura de forma distante. Infelizmente não tive empatia por nenhum personagem, nem senti medo, ansiedade ou agonia com o que era descrito. Porém, o conto não é ruim, de forma alguma! Ao passo que avançava na leitura a trama se tornava mais interessante e é bem fácil imaginar o horrendo e poderoso Cthulhu criado pelo autor.

Algo que já esperava encontrar e que ainda assim me incomodou, foi o teor racista e xenofóbico em sua narrativa. Como já era algo previsto, não foi surpresa, mas é algo a ser pontuado para quem pretende fazer essa leitura. Sugiro que pesquise um pouco sobre o Lovecraft antes de conhecer sua obra.

Em suma, O Chamado de Cthulhu não foi uma leitura ruim, tampouco incrível, mas ainda assim super válida! Com certeza, pretendo ler mais contos do escritor em algum momento. 

E você, já leu Lovecraft? Vem conversar comigo!

Nenhum comentário