[Resenha] Como Nunca Imaginei - Naiara Aimee

Autora: Naiara Aimee | Publicação Independente | 200 Páginas | Romance de época


Débora trabalha em uma loja que vende vestidos de noiva e certo dia atende uma senhora que lhe entrega um presente. Sem entender o motivo de uma desconhecida querer presenteá-la, Débora tenta recusar, mas acaba ficando com o embrulho. Nele há um lindo vestido de noiva, mas que parece bastante antigo. Logo após ela se depara com um baú, dentro do qual está um diário e ao começar a ler, ela se vê transportada para outro século e conhece a história de Giovanna e de seu amor proibido.

A narrativa vai intercalar passado e presente. No início dos anos 1900 vamos acompanhar a vida de Giovanna, alguns anos mais tarde outra personagem também é introduzida à trama e paralelamente conhecemos mais sobre Débora. O livro tem como protagonistas essas três mulheres e ao longo da leitura vamos entendendo as conexões entre as três. No entanto, o mais incrível dessa leitura não é a descoberta do que as interliga, algo que não é um grande mistério, mas o quanto aprendemos com essas mulheres e com suas trajetórias de vida. Cada uma delas batalha pelo que deseja e acredita à sua própria maneira. São mulheres diferentes, porém, semelhantes na gana por lutar por aquilo e por quem amam. A fé também as guia e se prova parte essencial de suas vidas.

A autora aborda temas muito importantes e que são atemporais. O preconceito e a divisão de classes são expostos de forma a nos mostrar que sempre estiveram e estão presentes em nossa sociedade. As lutas contra a segregação racial e a busca por um mundo igualitário é mostrado pela Naiara através de seus personagens, daqueles que não aceitam a desigualdade, seja ela qual for. Sem dúvidas, os questionamentos e as reflexões que o livro incita foram os pontos que mais gostei da obra!

Os romances, pois temos três aqui, provam que o amor supera obstáculos e vence o preconceito quando é verdadeiro. É um livro muito bem escrito e que traz elementos reais de nossa história, pois é ambientado no Brasil. A escrita da Naiara é de uma leveza impressionante, a delicadeza com a qual ela narra os acontecimentos é encantadora. Assim como em outras obras da autora, a importância da fé e da crença em um Deus que nos guia e protege é ressaltada e inserida de maneira natural na trama.

Em suma, Como Nunca Imaginei é uma história de amor, superação e redenção. 

Nenhum comentário