[Resenha] A Fugitiva das Highlands - Márcia Pimentel

Autora: Márcia Pimentel | Publicação Independente | 278 Páginas | Romance de época


Na Escócia Medieval vamos conhecer Kristen MacGregor, filha do Chefe do clã MacGregor. O pai e os irmãos lutaram na guerra pela independência da Escócia e essa batalha trouxe consequências que mudaram a vida de Kristen e de todo o clã. Ela precisa se casar, pois seu povo necessita de um senhor que cuide da terra e das pessoas. No entanto, o primo que vem de uma família inimiga deseja forçar a união e Kristen precisa fugir. Em seu caminho ela encontra Darach MacGregor e lhe pede ajuda, não sabendo que o mesmo foi contratado para levá-la de volta ao castelo. 

Ao longo da trama, vamos acompanhar a jornada e a construção de um relacionamento entre os dois. Boa parte do livro se passa entre as florestas e montanhas da Escócia, os protagonistas percorrem longas distâncias e é impossível não se sentir dentro das paisagens descritas. A ambientação é muito bem feita, o detalhamento dos castelos, as vestimentas e mesmo os costumes da época, tudo é feito com bastante cuidado pela autora. Ela se utiliza de fatos reais para desenvolver a narrativa, o que agrega muito ao enredo.

Uma das características que mais me agradam na escrita da Márcia é justamente como ela se apropria da História para dar vida aos seus livros. Como mencionei, os costumes da época são bastante explorados pela autora e por isso não vemos uma situação muito feliz para as mulheres. Elas não tinham poder de escolha ou independência, suas vidas eram regidas pelos homens, do Rei ao marido. É angustiante em alguns momentos ver a impotência da mocinha, sua resignação, mas ainda assim é uma mulher forte, que se sacrifica pelo seu dever, mas que nunca deixa de lutar pelo amor. 

O Darach é um personagem complexo, com vivências que o transformaram em um homem solitário. O envolvimento com Kristen o instiga a repensar os seus ideais e a lutar pelo que acredita. A honra e o amor guiam ambos os personagens e a forma como eles se dedicam a cumprir cada um o seu papel é algo bonito e ao mesmo tempo triste de se acompanhar.

Mas não se preocupe, caros leitores(as), esse não é um livro triste, na verdade é emocionante e repleto de reviravoltas! Acontece muita coisa no decorrer da história, acontecimentos que me chocaram e outros que me deixaram de queixo caído por não esperar tal situação. Teve um momento no qual fiquei literalmente sem reação, procurando uma saída e não vendo alguma! Amei essa sensação de surpresa e tensão que foi construída até os últimos capítulos. 

Darach e Kristen tem uma relação muito verdadeira, a autora soube construir um romance que não demora muito para acontecer, mas que se solidifica realmente com o passar do tempo. Adorei o casal e como eles lutaram para permanecer juntos.

Sem dúvidas, A Fugitiva das Highlands se tornou o meu livro favorito da Márcia. Se você gosta de histórias com Highlanders, aqui está uma ótima dica!

♥♥♥

Com essa leitura cumpri mais um item do #DesafioHistóricoseEu4:

- Ler um Romance Histórico ambientado em período de guerra.

2 comentários

  1. Oi, Cailes.
    Me emocionei muito com a sua resenha. Que bom saber que gostou da história e dos personagens. Amei a sua resenha. Obrigada pelo carinho.
    Beijos ❤❤❤❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz que tenha gostado, Márcia!!
      Realmente gostei muito da história ♥
      Bj!

      Excluir