Empatia Literária


De acordo com site Sbcoaching Empatia é “a capacidade de sentir o que o outro sentiria caso você estivesse na mesma situação vivida por ele.”

Hoje quero conversar com vocês como o meio literário muitas vezes se torna um campo de batalha. Ahh Caíles, você está exagerando! Será mesmo? Ultimamente o que mais tem ganhado visibilidade são as famosas “tretas”, especialmente lá no Instagram. Fulano detonou X livro, mas cicrano defendeu... e daí tem-se uma bola de neve.

Vocês já perceberam que essas situações nada positivas sempre ganham maior proporção do que as coisas bacanas? Como um post interessante sobre ‘obras que discutem o papel da mulher na sociedade’, ‘uma indicação de um romance que deixa o nosso coração quentinho’ ou o ‘quanto os livros são importantes na nossa vida’.

A comunidade literária no Brasil é bastante pequena e essas situações que constrangem e causam mal-estar a IGs/Blogs/Canais Literários, autores, editoras... não é nada estimulante para quem deseja começar a fazer parte desse meio. 

Não estou dizendo que não devemos expor nossa opinião, pelo contrário, temos sim que dizer se gostamos ou não de um livro, de um personagem, mostrar como X obra mexeu com nossas emoções ou nos decepcionou, afinal somos livres para nos posicionar. O problema está em como fazemos isso. Quando nossa opinião não respeita a do outro. Quando colocamos nossas palavras como as únicas corretas, sem levar em consideração que cada pessoa tem uma experiência diferente com uma mesma obra. Um livro nunca será lido da mesma maneira por mim e por você. Sabe o motivo? Por que você e eu SOMOS DIFERENTES. Temos experiências de vida distintas e isso faz com que a relação com cada livro seja ÚNICA para cada leitor. E isso é fantástico!!

Apenas queria levantar a problemática de que a opinião de todos devem ser respeitadas. E podemos sim conversar sobre uma leitura que eu amei e você detestou, por que não?! Discutir sobre algo, levantar pontos positivos e negativos é saudável. Criticar algo não quer dizer “tacar pedras”, mas ter um ponto de vista com argumentos sinceros.

Tenha empatia pelo seu colega leitor, o escritor, a editora e o produtor de conteúdo literário. Vamos lembrar que o AMOR pela leitura é o que nos trouxe aqui.


*Esse texto foi pensado para o Especial #EmpatiaLit criado pela Elô do Crônicas de Eloise e que está acontecendo no Instagram. Fiz mais posts por lá e sempre tem conteúdo especifico para o IG, caso queira acompanhar todas as postagens é só seguir @histórias.literarias.

Nenhum comentário