[Resenha] Como Eu Era Antes de Você

Título: Como eu era antes de você
Autor(a): Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Ano de Publicação: 2013


Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Além disso, trabalha como garçonete num café, um emprego que ela adora e que, apesar de não pagar muito, ajuda nas despesas. E namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe. Quando o café fecha as portas, Lou se vê obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, a ex-garçonete consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.

♥♥♥

A resenha de hoje é sobre o livro Como eu era antes de você, obra extremamente apaixonante e emocionante, que me envolveu do início ao fim.

Inicialmente não tinha ideia de quando conheceria essa história tão bem recomendada e amada por tantas pessoas, talvez por toda a atenção dada a obra, fiquei com um pouco de receio (preconceito totalmente infundado, aliás, todo preconceito é infundado!). Então, apesar de querer fazer a leitura, o livro não era intensamente desejado por mim, até que minha irmã o ganhou de presente, leu e disse para eu fazer o mesmo, rapidamente, já que ela precisava conversar com alguém sobre aquela trama incrível. Assim, finalmente li Como eu era antes de você.

O livro conta a história de Lou, uma mulher que tem uma vida simples, mora com os pais, tem um relacionamento de muitos anos e um emprego do qual gosta e jamais pensou em deixar. Porém, tudo muda quando o Café onde trabalha, fecha e consequentemente ela é demitida.

“Eu tinha vinte e seis anos e não sabia exatamente quem era. Até perder o emprego, não tinha sequer pensado nisso. Achava que provavelmente iria me casar com Patrick, teria filhos e moraria a algumas ruas de onde sempre morei. Exceto pelo gosto por roupas exóticas e pelo fato de ser um pouco baixa, não sou muito diferente de qualquer pessoa com que se possa cruzar na rua. Provavelmente ninguém olharia para mim duas vezes. Uma garota comum, levando uma vida comum. Para mim, estava ótimo desse jeito.” (p. 23)


A partir de então, Lou vai à procura de um novo emprego e após várias tentativas frustradas, ela acaba conseguindo um trabalho como cuidadora do arrogante e amargo Will, o qual ficou tetraplégico há dois anos, devido a um acidente.

A narrativa é feita predominantemente pela visão da Lou, assim, podemos conhecer mais profundamente a protagonista e isso foi incrível, pois me identifiquei em vários aspectos com ela, com suas dúvidas, seus receios. Will, como disse anteriormente, à princípio é amargo e rude, trata Lou à patadas ou a ignora, como se a mesma não existisse. Contudo, nossa perspectiva, não só em relação à Will, mas sobre todos os personagens é ampliada e aprofundada durante a leitura. A autora construiu personagens muito reais, pessoas comuns, com traumas, problemas, medos, enfim, nenhuma delas é idealizada ou romantizada, são quase palpáveis.

Foi muito difícil começar a escrever essa resenha, pois não conseguia achar palavras que descrevessem quão maravilhoso foi ler este livro. Jojo Moyes escreveu uma história belíssima, que me fez refletir sobre a vida e o sentido desta, em vários momentos. A trama me prendeu da primeira à última linha, com sua narrativa fluida e cativante. Admito não ter pensado que me apaixonaria pela história e seus protagonistas, foi mais que uma surpresa, foi um sentimento construído e consolidado a cada capítulo, a cada emoção explorada, a cada momento cotidiano narrado, a cada descrição das roupas “malucas” da Lou, a cada sensação de impotência e angústia vivenciada por Will.

Apesar de ter escrito tais palavras, sinto que não consigo passar tudo que ‘Como eu era antes de você’ me fez sentir, pois neste momento, enquanto escrevo essa resenha, sinto novamente as emoções com as quais me deparei durante a leitura; não que elas tenham me deixado até o presente momento, mas agora se fazem mais fortes. Sorri e ri várias vezes. Assim como, chorei copiosamente.

“Você só vive uma vez. É sua obrigação aproveitar a vida da melhor forma possível.” (p. 172)

Por fim, queria dizer que este livro se tornou um dos melhores que já li (mesmo tendo dificuldade em escolher favoritos, com ele não tive esse problema), uma das obras mais emocionantes e encantadoras que tive a oportunidade de conhecer.  Preciso ressaltar que o romance não é o foco da trama, mas nem por isso deixa de ser lindo. Indico ‘Como eu era antes de você’ não só para os amantes de romance, mas para todos, pois é um livro sobre amadurecimento e crescimento pessoal, além de ser extremamente reflexivo em diversos aspectos. Espero que leiam e amem a história de Lou e Will, assim como eu.

2 comentários

  1. O Cailes!

    Eu não li o livro ainda, mas morro de vontade. Eu vi o filme e chorei horrores! Ainda assim acho que vou precisar de lenços para a leitura rsrsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi!!
      Leia sim! O livro é maravilhoso, sei que vai amar e chorar ainda mais com ele rsrs (impossível não se emocionar).
      Ainda não assisti ao filme, mas já sei que é incrível!
      Bj ♥


      Excluir