[Resenha] O Duque - Flávia Padula

Título: O Duque
Autor(a): Flávia Padula
Páginas: 336
Formato: ebook Kindle
Publicação Independente

A inglesa Victoria Longford foi prometida em casamento ao velho decrépito francês Sebastian Funevaire, desde os treze anos, quando sua irmã fugiu com um estranho e deixou Funevaire no altar. Fadada à infelicidade, longe do olhar da sociedade, espera angustiantemente completar dezoito anos para que o casamento seja realizado. Mas seu caminho cruza com o de Philip Beltoise Cevert, o arrogante e prepotente Duque de Trintignant. Ele lhe rouba um beijo durante uma festa em Paris e ela paga um alto preço por isso. Com sua honra manchada, um casamento desprezível a caminho, ela terá de abrir mão de todo seu orgulho para tomar um novo rumo em sua vida.

♥♥♥

O Duque é um Romance de Época escrito pela autora brasileira Flávia Padula, tendo como cenário a Inglaterra e a França do Séc. XVIII. O personagem que dá nome ao título é o Duque de Trintignant, Philip Beltoise Cevert, importante aconselhador do rei Luiz XVI, portanto, é um homem de muito prestígio e poder na sociedade. Philip é uma pessoa extremamente arrogante e fria, que tem uma ideia formada sobre tudo e todos. Ele também carrega uma mágoa profunda relacionada ao irmão que fugiu com uma moça de classe inferior, jamais retornando ou mandando notícias, até que soube através de um advogado que o mesmo falecera, deixando a esposa e um filho, pelos quais o Duque sente apenas desprezo.

Desde os treze anos, Victória Longford sabia qual era o seu destino, casar-se com um velho asqueroso de péssima reputação, que não a desposou com tal idade apenas por que sua mãe implorou que não o fizesse e, principalmente, para não ter sua imagem ainda mais manchada perante a sociedade ao contrair matrimônio com uma criança. Assim, Vitória tornou-se uma pessoa triste e solitária, sem nenhuma perspectiva, a não ser a de um casamento infeliz com um homem que só lhe causa repulsa e medo. Contudo, a moça não esperava encontrar em seu caminho um Duque arrogante e prepotente, que lhe desperta os piores sentimentos, mas também lhe atrai de um jeito inexplicável.

Ao se deparar com Victória Longford, Philip pensa que nunca conheceu uma mulher tão irritante e odiosa. A moça o enfrenta, não parecendo temê-lo, fazendo com que o Duque fique, ao mesmo tempo, irritado e fascinado. Com esse conflito de sentimentos Philip toma uma atitude que mudará a vida de ambos, drasticamente.



Conheci a Flávia através do Wattpad e o Duque foi o primeiro livro que li da autora. Não esperava tanto da obra, minhas expectativas eram a de uma leitura leve e descontraída, mas acabei me deparando com um romance intenso, com personagens extremamente bem construídos e uma história envolvente, da primeira à última linha.


Os protagonistas têm personalidades fortes e marcantes, ambos são orgulhos, e isso acarreta diversos momentos de conflito entre eles. Victória é uma mulher que, apesar da situação em que se encontra, mantém-se firme, guardando para si mesma suas dores e tristezas. O Duque é, pelo menos inicialmente, rígido e preconceituoso, trata todos de maneira fria e distante, apenas por achar que conhece as intenções de cada pessoa, seus interesses e ambições. Por diversas vezes me vi querendo dar uns safanões neles, principalmente em Philip, por seu jeito autoritário e arrogante.

O romance, como disse anteriormente, é muito intenso, especialmente, devido a personalidade dos protagonistas, que não admitem a existência de um sentimento além da tolerância entre eles. E, eu adorei como essa certeza foi sendo desconstruída ao longo da trama. Amei como eles foram, aos poucos, se encontrando. Amei como o Duque cuidou de Victória quando ela mais precisou (eu simplesmente ficava com um sorrisinho bobo nessas cenas) e como a mocinha, gradativamente, vai transformando Philip e sua visão sobre diversos aspectos. O que mais gostei é que isso ocorre de modo bem realista, nada é floreado ou superficial, pois a autora escreve de maneira que os acontecimentos sejam críveis para o leitor. Outra característica que me conquistou na narrativa da Flávia, foi a forma como descreve as emoções dos personagens. Ela consegue, com maestria, passar cada sentimento, cada conflito vivenciado por eles, e isso tornou a leitura ainda mais envolvente.

Ressalto ainda, que a obra expõe quão difícil era a condição feminina na época, como as mulheres não tinham voz e, muitas vezes, eram tratadas como objeto de troca pela própria família, que na busca por status, alianças ou melhores condições financeiras, oferecia as moças em casamento visando tais proveitos, sem que estas tivessem direito à escolha.

Por fim, o livro é uma leitura mais que recomendada, pois traz uma história repleta de emoções, conflitos, e um romance cativante e arrebatador, que tenho certeza, conquistará os leitores do gênero.


Sobre a série: 




O Duque é o primeiro da série Casamento Arranjado, que já conta com o segundo livro, chamado O Yankee, o qual não vejo a hora de ler! 

As duas obras estão disponíveis para compra no site da Amazon, assim como outras publicações da autora.

5 comentários

  1. Oi Cailes!
    Não conhecia o livro, mas adoro romances de época. Depois vou seguir a autora no Wattpad também.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sora!
      O livro é um romance de época incrível! Eu adoro a escrita da Flávia! Penso que vai gostar!
      Abraço!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Cailes pelo carinho com a obra! Fica meu eterno agradecimento e respeito! Espero que gostem dos próximos... Fico muito feliz em saber que meu trabalho faz diferença na leitura de vocês... Beijos no coração!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Flávia!
      Eu que agradeço a sua visita! Muito feliz!!
      Seus livros merecem ser conhecidos e reconhecidos! Você é uma ótima escritora!
      Bj!!!

      Excluir