[Resenha] O Anjo Inglês - Naiara Aimeé

Título: O Anjo Inglês
Autor(a): Naiara Aimeé
Formato Digital
Plataforma Wattpad

“De um interesse egoísta surge o mais sincero sentimento de amor” 
Logo após a morte da mãe, Edward Radford é levado, pelas circunstâncias impostas, a acolher em sua propriedade as pobres e órfãs irmãs McCarthy e sua tia Catherine. A contragosto, o jovem duro e ambicioso acaba cedendo, mas não se mostra nem um pouco á vontade com isso. Ao perceber que as irmãs são um incomodo para ele, Jane McCarthy, a mais velha, decide levá-las de volta a Chesterfield. Com essa ameaça iminente e a chance de perder parte de sua herança, Edward é obrigado a traçar novos planos e percebe que para ter as irmãs consigo será necessário conquistar a confiança de Jane, o que irá se mostrar uma tarefa bastante árdua, dado as fortes convicções dela, sua crença inabalável e seu gênio forte. Esse é um romance vitoriano que envolve não só uma linda história de amor, mas também traz o relato das dificuldades enfrentadas pelas mulheres sem proteção, da pobreza, e da praga que infectou as plantações de batatas em 1846, deixando um rastro de dor e miséria. 

♥♥♥

Em O Anjo Inglês, conhecemos as irmãs McCarthy, Jane, Anna, Kimberly, Kristen e Dayse, as quais se encontram em uma difícil situação financeira. A família, que residia na Irlanda, onde possuíam fazendas com plantações de batatas, mudou-se para a Inglaterra, pois o patriarca decidiu realizar novos investimentos. Contudo, uma praga devastou as plantações da Irlanda e os pais das moças resolveram voltar ao país para tentar contornar o problema. Ao retornar, ambos estavam doentes e acabaram falecendo. Assim, restaram apenas as cinco irmãs e o irmão mais velho, Peter, sendo este viciado em jogos, acabou abandonando as meninas e fugiu com uma mulher mais velha e rica.

Em um determinado dia, as McCarthy recebem a visita de um distinto senhor, que anuncia ter sido enviado por Edward Radford, filho de uma parente distante da mãe das moças, que veio a óbito, recentemente. O homem informa que o Sr. Edward deseja que as irmãs mudem-se para sua casa, já que esta era a vontade de sua mãe, que nutria muita afeição pela matriarca da família McCarthy. Jane, a mais velha, inicialmente, resiste ao convite, mas logo percebe que essa é uma oportunidade única para suas irmãs, que precisam de mais conforto e de ter a oportunidade de conseguir um bom casamento. Assim, ela, mesmo optando por ficar, permite que as demais viajem para Worthen, a residência dos Radford.


Edward Radford é um homem avesso a emoções. Ele carrega marcas profundas de um passado que oculta de todos, mas que o transformou em uma pessoa sem fé e amarga. A vinda das irmãs McCarthy para sua propriedade, foi lhe imposta pelo desejo e determinação da mãe, que deixou a exigência transcrita em uma carta. Dessa forma, para Edward, a presença das cinco moças em sua casa nada mais é que um aborrecimento. Porém, ele não imagina que a vinda delas transformaria não apenas o ambiente em que vive, mas também, ele mesmo.

O Anjo Inglês é o primeiro da série Irmãs McCarthy, que até o momento, contará com apenas dois livros. Nesta primeira obra, conhecemos um pouco de cada irmã, mas temos como foco, a Jane. Ela é uma moça muito centrada e que carrega a responsabilidade de administrar a casa e cuidar das irmãs mais jovens, buscando sempre na fé, a força e a sabedoria para enfrentar as dificuldades.

Os protagonistas, Edward e Jane, são muito cativantes. A Naiara conseguiu criar um romance, que surge aos poucos e que vai conquistando o leitor, gradativamente. Foi muito bonito acompanhar o crescimento do sentimento entre os personagens e, principalmente, como a Jane, com sua fé, determinação e pureza, consegue perceber e resgatar um Edward perdido e solitário. Penso que esta é a mensagem que essa história nos transmite, a de que o amor, em toda as suas formas, é capaz de modificar e reparar aquilo que parece, para sempre, quebrado dentro de nós.

Conheci a escrita da autora quando li seu conto Assim Como És, que já tem resenha aqui no Blog, e fiquei encantada, por isso, já estava ansiosa para ler O Anjo Inglês. E posso afirmar que não me decepcionei, a Naiara possui uma narrativa leve e fluida, e suas histórias sempre trazem mensagens bonitas e reflexivas.

Se você é um(a) amante dos romances de época, eu super indico as obras da Naiara. Todas elas estão disponíveis no Wattpad, inclusive, suas outras histórias que não fazem parte do gênero (que ainda preciso ler!).

Este é o perfil da autora na Plataforma: https://www.wattpad.com/user/NaiaraAimee


Sobre a série:


O segundo livro da série, Tudo Que Mais Importa, já possui sinopse e se encontra no Wattpad, mas as datas de postagens ainda não foram definidas.

6 comentários

  1. A resenha ficou incrível, eu amei! Obrigada mais uma vez pela oportunidade de ter uma obra minha resenhada aqui nesse blog tão lindo <3

    ResponderExcluir
  2. Amei a resenha Cailes, parece ser o tipo de história que adoroooo e fiquei bem animada para ler, é bom conhecer mais autores do gênero. <3<3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Feliz que tenha gostado da resenha! Penso que vai sim, adorar a história de O Anjo Inglês ♥
      Bj!

      Excluir
  3. Parece ser um ótimo livro e é sempre bom descobrir esses talentos no wattpad!
    http://livroseafins2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim um ótimo livro, Gabi! Leia, penso que vai adorar!
      Abraço!

      Excluir