[Resenha] Ligeiramente Casados - Mary Balogh

Título: Ligeiramente Casados
Autor(a): Mary Balogh
Editora: Arqueiro
Páginas: 288
Ano de publicação: 2014


À beira da morte, o capitão Percival Morris fez um último pedido a seu oficial superior: que ele levasse a notícia de seu falecimento a sua irmã e que a protegesse "Custe o que custar!". Quando o honrado coronel lorde Aidan Bedwyn chega ao Solar Ringwood para cumprir sua promessa, encontra uma propriedade próspera, administrada por Eve, uma jovem generosa e independente que não quer a proteção de homem nenhum. Porém Aidan descobre que, por causa da morte prematura do irmão, Eve perderá sua fortuna e será despejada, junto com todas as pessoas que dependem dela... a menos que cumpra uma condição deixada no testamento do pai: casar-se antes do primeiro aniversário da morte dele o que acontecerá em quatro dias. Fiel à sua promessa, o lorde propõe um casamento de conveniência para que a jovem mantenha sua herança. Após a cerimônia, ela poderá voltar para sua vida no campo e ele, para sua carreira militar. Só que o duque de Bewcastle, irmão mais velho do coronel, descobre que Aidan se casou e exige que a nova Bedwyn seja devidamente apresentada à rainha. Então os poucos dias em que ficariam juntos se transformam em semanas, até que eles começam a imaginar como seria não estarem apenas ligeiramente casados...


♥♥♥

Ligeiramente Casados é o primeiro livro da série da Família Bedwyn e vai contar a história de Aidan Bedwyn, general do Exército Inglês, que após uma batalha, encontra um de seus oficiais muito ferido e percebe que aqueles são os últimos momentos de vida do rapaz. O soldado em questão, é Percival Morris, o mesmo que salvou sua vida em uma batalha anterior e com o qual se sente em dívida. Antes de morrer, o oficial pede para que Aidan lhe prometa que dará a notícia de seu falecimento pessoalmente a sua irmã e o mais importante, que o general deve protegê-la a todo custo.

Como um homem honrado, Aidan afirma que cumprirá a promessa e assim o faz. Contudo, ele acaba descobrindo que a única maneira de proteger a moça, é se casando com ela, dessa maneira, ele propõe um casamento de conveniência, no qual cada um continuará com suas vidas: ela permanecerá no solar da família e ele retornará para sua carreira militar. Não tendo outra alternativa, Eve Morris aceita a proposta, não por si mesma, mas por todos que vivem em sua casa e dependem dela, essas pessoas são sua família, mesmo não possuindo laços consanguíneos, é a única que ela tem, agora que seu amado irmão faleceu.


Com a leitura de Ligeiramente Casados dou início a mais uma série de época. Aqui, temos em cada volume, a história de um irmão, como acontece, por exemplo, na série dos Bridgertons, da Julia Quinn, assim, não pude deixar de comparar uma série com a outra. Elas são diferentes, essencialmente, no que diz respeito a personalidade dos personagens principais. A família Bridgerton é grande, amorosa, barulhenta e engraçada, enquanto que os Bedwyns são a perfeita família aristocrática, polidamente educados, frios e arrogantes, pelo menos, à primeira vista. A narrativa da Mary Balogh não possui o humor que estou acostumada a ler nos livros da Julia Quinn, mas isso não foi algo ruim, apenas distinto. Mas ao final da leitura, foi algo que já estava habituada.

Gostei bastante do desenvolvimento do romance, apesar de demorar um pouco para acontecer, esse não foi um aspecto desagradável, pelo contrário, adorei acompanhar como o sentimento foi crescendo entre os protagonistas. A Eve é uma mocinha independente, que não se deixa intimidar pelos Bedwyns, e eu amei isso! O Aidan, mesmo aparentemente frio e insensível, acaba se mostrando um verdadeiro cavalheiro, disposto a tudo pela mulher que ama. O romance não é arrebatador, mas é, com certeza, cativante!

Os personagens secundários, principalmente, a família de Eve, formada por pessoas que ela acolheu, quando ninguém mais as “queria”, foram muito bem construídos e explorados pela autora. Dou destaque aqui, para a governanta Agnes, que tem uma personalidade única e umas “tiradas” realmente hilárias.  Quanto aos Bedwyns, não “fui com a cara” da Freyja e tenho “um pé atrás” com o Duque, o mais velho dos irmãos, apesar de ao final, ele ter subido um pouco no meu conceito. Gostei do Rannulf e mais ainda do Alleyne.

Ligeiramente Casados não foi um livro pelo qual fiquei completamente apaixonada, mas foi uma ótima leitura, que conseguiu me envolver e arrancar alguns suspiros, além de ter deixado um gostinho de “quero mais”, pois desejo muito ler os outros volumes. É uma obra super indicada para quem gosta do gênero!

Sobre a série:



Os Bedwyns é uma série composta por seis livros. Até o momento, foram lançados cinco volumes, o último será publicado em 2017.

2 comentários

  1. Oi Cailes! Tudo bem?

    Eu amo a Mary Balogh e acho Ligeiramente Casados uma história muito doce. Que bom que vc tb gostou!! <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi!!
      É uma história muito gostosa de se ler, eu adorei ♥ Não vejo a hora de ler os demais!
      Bjs!!

      Excluir