[Dica de Anime] Parasyte


Olá leitores! Tudo bem?!

Desde o início do Blog, queria trazer dicas não apenas de livros, mesmo sendo esse o foco principal do Histórias Literárias, gostaria de falar de outras coisas que adoro, como filmes, séries e animes. Já fiz alguns posts acerca de filmes, irei falar sobre as séries que acompanho, em breve, e decidi, finalmente, começar a trazer dicas de Animes para vocês. Comecei a assistí-los há pouco tempo e fiquei totalmente encantada com essas animações japonesas. Já vi alguns muito bons e trarei recomendações dos meus preferidos. Espero que gostem!

O primeiro que venho indicar é o Anime Kiseijū: Sei no Kakuritsu, mais conhecido como Parasyte. A produção foi adaptada do mangá Kiseijuu e conta com 24 episódios.

O enredo vai abordar a chegada de seres desconhecidos na Terra, que se apossam do corpo humano ao comer o cérebro do indivíduo. Essas criaturas têm esse órgão como fonte de alimentação, contudo, quando eles adentram em um humano e não conseguem chegar ao cérebro, o parasita se aloja em outra parte do corpo, como acontece com o nosso protagonista, Izumi Shinichi. Uma dessas criaturas tenta chegar ao cérebro do garoto, mas não obtendo sucesso se aloja em sua mão. Esse é o ponto no qual tem início a história e, a partir de então, vamos acompanhar a relação entre o “alienígena” e o menino, como eles vão se adaptar um ao outro, encontrar uma maneira de coabitar o mesmo “espaço” e ainda lidar com a presença dos demais parasitas que estão cada vez em maior número.



Izumi levava uma rotina comum de um garoto do Ensino Médio até que Migi (como ele passou a chamar o hospedeiro em sua mão), entrou em sua vida. Como os parasitas sentem a presença uns dos outros, vários conflitos começam a acontecer entre a dupla e outros “alienígenas” que tem o único objetivo de se alimentar do cérebro humano e não aceitam a coexistência entre as espécies.

Inicialmente, a história pode parecer só mais um “desenho” de luta com monstros. Essa foi a minha primeira impressão, mas me enganei totalmente, pois não é nada disso!

Parasyte é um anime que vai nos conquistando aos poucos. No primeiro episódio, pensei em parar de assistir, já que não sou fã de histórias com alienígenas, sangue, esse tipo de coisa. E as cenas desse episódio inicial são muito fortes e cruas, como um parasita comendo um cérebro, foi um pouco demais para mim. Porém, resolvi persistir, e não me arrependi, visto que, a cada novo capítulo, a trama vai ganhando novos rumos e tudo se torna mais complexo e profundo, completamente diferente da ideia inicial que tive acerca do enredo.

A vida do protagonista é totalmente modificada e por que não dizer destruída, por esses seres que passam a habitar a terra. A interação entre Migi e Izumi é um ponto muito importante da história, pois ambos necessitam coexistir, mesmo sendo tão diferentes. Migi pensa apenas em si mesmo, para ele a vida humana não significa nada, opinião claramente contrária a do garoto, portanto, o conflito entre eles é constante. No entanto, ambos criam um laço muito forte, não só de sobrevivência, mas de algo maior, mais íntimo e forte.



Não somos apresentados somente a perspectiva humana da nova configuração da vida na Terra. Nos defrontamos também com o debate das próprias criaturas, pelo ponto de vista da personagem Reiko, uma das parasitas. A partir de suas indagações e experiências, somos levados a questionamentos essenciais e complexos. E eis aqui o que mais me agradou no anime: a profunda reflexão acerca da vida e de como lidamos com ela.

Somos levados a indagar: A vida humana é realmente mais importante do que qualquer outra? É mais relevante que a de qualquer outro animal? Nos sentimos superiores as demais espécies porque somos “racionais”, contudo, esquecemos que também fazemos parte de uma cadeia alimentar, mas preferimos sempre estar no papel de predador e nunca da presa. E é justamente isso que acontece em Parasyte: o ser humano se torna o alimento de outra espécie. Mas isso não é aceito. Então, por que podemos matar outros animais para satisfazer nossas necessidades de alimentação, mas não podemos servir de “refeição” para outros? Afinal, quem decide, quem vive ou morre? Quem é superior? Se é que a superioridade realmente existe.

Estes são alguns dos questionamentos que Parasyte incita nos expectadores. E eu amei isso! Da mesma forma o que pareceu uma história boba, evoluiu em poucos episódios para uma trama envolvente, que culminou nos momentos finais em um enredo rico de significados e muito intenso.



Não preciso dizer o quanto indico essa história, não apenas para os amantes de animes, mas para quem ainda não adentrou nesse universo e aprecia uma história repleta de ação, reviravoltas e um pano de fundo reflexivo.

Peço que deem uma chance a Parasyte, não iniciem a história com preconceito, assim como eu, siga assistindo aos episódios, mesmo que a princípio ele não te agrade, pois tenho certeza que não tardará para que o anime te arrebate também.

Espero realmente que tenham gostado da indicação, estarei sempre trazendo novas recomendações! Contem para mim se vocês gostam de animes; se desejam ler mais sobre esse assunto aqui no Blog, podem deixar dicas nos comentários, eu vou adorar!!

Abraços!!

6 comentários

  1. Oi Cailes, tudo bem?

    Faz muito, muito tempo que não vejo animes, mas adorei sua indicação! O traço e a fotografia parecem ser lindos e quero um dia tb acompanhar o mangá!!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Mi!!

      Torço para que volte a assistir animes com Parasyte, pois tem uma incrível!! Sei que costuma ler mais Mangás, ao contrário de mim, que assisto mais animes rsrs.
      Se fizer a leitura do Mangá de Parasyte, quero sabe o que achou!
      Abraços!

      Excluir
  2. Também adoro animês e mangás! <3 Não conheço Parasyte e devo confessar que faz um tempo que não consigo assistir um animê completo por falta de tempo, mas sempre que posso pego uma série pra assistir, amo tanto shoujo como shounen. Não me canso de assistir/ler comédias românticas no famoso estilo colegial - na minha lista de favoritos estão Hana Yori Dango e Lovely Complex, e vários outros nomes que se seguem numa gigantesca lista hahah. Também amo sagas e aventuras tipo Inuyasha e One Piece e também as queridas e amadas Sailors <3 Outro estilo que amo e acho que o japão é top no assunto, é em contar histórias de terror tipo Another ;). Obrigada por compartilhar mais um pra minha lista, assim que der darei uma conferida!

    Ah! Também assisto muitos doramas e filmes tanto coreano, chineses e japoneses- acho muito bom!<3<3 Um dos meus favoritos é o Hana Yori Dango (japonês)

    Abraços!
    http://cronicasdeeloise.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uauu Eloise!! Não sabia que gostava e conhecia tanto desse universo!!
      AMO Lovely Com
      Nunca assisti Doramas, mas preciso!! E tb nunca li mangás kkkk. Mas pretendo começar em breve!!
      Quando tiver um tempinho, veja Parasyte, vc não irá se arrepender!!
      Abraços!!!!

      Excluir
  3. Adorei sua crítica.

    No momento, estou acompanhando o mangá, mas pretendo da uma chance ao anime. Realmente, ele trás, questões importantíssimas, principalmente ao tratar e criticar a questão da "superioridade humana" em relação aos outros seres.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Tassio ♥

      Legal que está lendo o mangá! Deve ser ainda mais completo e complexo também! Simplesmente, adorei o anime e as reflexões que ele traz.

      Feliz que tenha gostado do post! Sua opinião é importante, viu?

      Abraços!

      Excluir