[Resenha] Legend - Marie Lu

Título: Legend
Autor(a): Marie Lu
Editora: Rocco
Páginas: 256
Ano de Publicação: 2014

O que antes for a o Oeste dos Estados Unidos é agora o lar da República, uma nação perpetuamente em guerra com seus vizinhos. Nascida em uma família de elite em um dos distritos mais ricos da República, a adolescente de quinze anos June, é um prodígio prometida ao sucesso no mais alto círculo militar do país. Nascido nas favelas, o adolescente Day é o criminoso mais desejado do país. Mas sua motivação pode não ser tão maliciosa quanto parece. De mundos muito diferentes, June e Day jamais cruzariam o caminho do outro, até o dia em que o irmão de June, Metias, é assassinado e Day se torna o principal suspeito. Presos em um jogo de gato e rato, Day está correndo para salvar a vida de sua família, enquanto June deseja vingar a morte de Matias. Mas em uma chocante reviravolta, os dois descobrem a verdade sobre o que realmente os uniu, e até onde seu país está disposto a ir para guardar seus segredos.


♥♥♥

Adquiri o Box da trilogia Legend numa super promoção há algum tempo atrás. A premissa da história é muito interessante, mas não sei por que sempre adiava o início da leitura. Então, esse ano resolvi pegar, finalmente, o primeiro volume da trilogia para ler e me surpreendi muito positivamente com a trama criada pela Marie Lu.

Legend vai nos apresentar uma sociedade distópica, na qual parte dos Estados Unidos ficou conhecida como República. Essa nação é dividida em setores, alguns bastante ricos e outros muito pobres. Em cada um desses extremos se encontram nossos protagonistas, que apesar da pouca idade, ambos de 15 anos, são adolescentes conhecidos em todo o país. Day, nascido em um dos setores carentes, é o criminoso mais perigoso e procurado da República, enquanto que June é a jovem prodígio, com suas várias habilidades e um alto grau de inteligência, ela faz parte de um dos setores mais abastados.

As vidas tão diferentes desses personagens se cruzam e eles são postos em lados contrários de um conflito sujo e cruel, que acarretará em muita dor para os dois jovens, mas também possibilitará que desvelem verdades ocultas do sistema que impera em seu país.


A narrativa é alternada pelo ponto de vista dos protagonistas, um aspecto que apreciei bastante, pois podemos conhecer mais a fundo cada um deles. Simpatizei com Day desde o início, já que sabemos seus motivos para agir como um criminoso, como alguém que é alvo constante do governo. Contudo, em relação à June meus sentimentos foram contrários. A princípio, ela é uma menina muito arrogante e fria, que sente carinho somente pelo irmão, mas com alguns acontecimentos e situações que vivencia ela começa a mudar seus conceitos e pré-conceitos. Eu adorei ver o amadurecimento da personagem, penso que essa era a intenção da autora, nos fazer acompanhar, juntamente com a garota, a desconstrução de tudo que ela tinha como justo e correto. Acredito que é apenas o início, já que estamos no primeiro livro da trilogia.

Legend me surpreendeu em vários momentos, não em relação à história como um todo, uma vez que, o enredo apresentou uma trajetória de fatos que eram já esperados por mim. Mas existem algumas situações inesperadas que me deixaram com o coração na mão e pensando em como aquilo iria se resolver ou de que forma os protagonistas conseguiriam lidar com tamanha tragédia. A June e o Day são muito fortes, mesmo em situações nas quais deveriam desabar ou entrar em pânico, ambos se mantêm firmes em seu propósito. Admirei bastante essa característica da personalidade dos personagens.

Por fim, a obra foi uma leitura que me prendeu em toda a sua narrativa. O enredo é bem construído e nos deixa muito curiosos sobre o que está por vir nos próximos volumes, os quais pretendo ler muito em breve! 

♥ Trilogia Legend:




4 comentários

  1. Gostei da história, fiquei curiosa para ler o livro entender um pouco melhor a vida dos personagens.

    Blog aboutbooksandmore.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena a leitura, Cássia!! É um início de série bem legal!!!
      Abraço!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Estou pretendendo ler o segundo esse mês! Gostei bastante desse primeiro, espero que o segundo seja ainda melhor! Se puder, leia!!
      Abraços!

      Excluir