[Resenha] Avassalador - Josiane Veiga

Título: Avassalador
Autor(a): Josiane Veiga
Páginas: 228
Formato: ebook Kindle 
Publicação Independente 

O amor os destruiu…
Elisabeth de Brace era descendente direta da antiga e mitológica Rainha Esmeralda. Contudo, não herdou a audácia e a coragem de sua antepassada. Presa num mundo cruel, dada por noiva a um rapaz que não desejava, aceitou a passagem de seus monótonos dias sem reclamações. Contudo, a desistência do casamento por parte de Andrew Clark fê-la perceber que as coisas poderiam piorar. Para fugir de outro matrimônio, dessa vez com um homem desonrado e repugnante, aceitou deitar-se com um bastardo sem nome, que a levou a uma vida de dissabores e desilusão. Joshua, o bastardo, nunca creu que Elisabeth um dia fosse sua. Cumpriu seu papel de amigo na vida dela, honrando-a e amando-a em segredo. Porém, quando ela implorou que a tomasse, ele não pestanejou. Entretanto, Joshua não havia nascido para um relacionamento. Além da vida desgarrada, ele não confiava nos sentimentos da esposa, e a torturava com seu ciúme e desconfiança. Como o amor entre eles poderia florescer se a dúvida pairava o tempo todo entre ambos? 

♥♥♥

Faz um tempinho que não leio nada da Josiane, quem acompanha o Blog, sabe que já resenhei vários livros da autora e que gosto muito da forma como ela conduz suas histórias. Esmeralda é meu livro favorito da Josi e quando soube, ano passado, que ela iria lançar outros livros no mesmo universo de Esmeralda, fiquei muito empolgada. Demorei um pouquinho para ler Avassalador, mas finalmente consegui. 

A história se passa no reino de Bran, onde conhecemos Joshua, bastardo de um dos senhores mais poderosos do reino. Desde criança, quando foi retirado do prostíbulo onde permaneceu após o falecimento da mãe, o garoto foi lembrado de forma cruel, pelo próprio pai, que ele não era nada, pois um bastardo não era nada, e por isso deveria se manter imperceptível onde quer que estivesse. Assim, o menino passou a viver e trabalhar nos estábulos, se alimentando dos restos das refeições do castelo no qual vivia seu genitor. Mas para a surpresa de Joshua, ele conhece duas pessoas que o amariam e fariam sempre parte da sua vida: Andrew Clark, seu irmão e futuro senhor do castelo, que ao contrário do pai, não se importa com suas origens; e Elisabeth, a menina de cabelos ruivos que é prometida ao seu irmão, e pela qual Joshua se apaixona. 

“Ela era como o sol, e ele como a lama. Como o sol poderia tocar o lugar onde os porcos descansavam? ” 


Elisabeth foi moldada desde pequena para ser a esposa perfeita: submissa e inócua. Porém, os métodos utilizados pela mãe de seu noivo, a senhora Sophie Clark, eram cruéis e desumanos, dessa forma, a garota se tornou uma mulher tímida e introvertida, que não tinha voz própria e sempre aceitava tudo que lhe era imposto. 

“Sempre foi calada, mas Sophie havia abafado qualquer manifestação espontânea em si. Ela era como um cachorro que apanhava cada vez que latia. Então, parou de latir. Parou de falar. Palavras ditas eram algo muito acima da sua capacidade. ” 

Porém, quando aquilo que Elizabeth acreditou e aceitou como seu destino é arrancado de si e algo pior lhe é designado, ela precisa tomar uma atitude drástica e a única pessoa que pode ajudá-la é seu amigo Joshua. 

Avassalador traz dois protagonistas machucados e que não veem uma promessa de um futuro feliz. Elizabeth não é uma mocinha como Esmeralda, destemida e impetuosa. Os maus tratos que sofreu incidiram diretamente em seu ser, todavia, ela é sim uma personagem forte, por conseguir lidar e seguir em frente mesmo quando tudo parece ficar ainda pior. 

Joshua também carrega as marcas do desprezo e do abandono, mas ao contrário de Elizabeth, ele se tornou um homem duro e receoso. Por vezes, fiquei indignada com algumas atitudes que ele teve em relação a mocinha, suas desconfianças e palavras cruéis me irritaram muito, talvez por isso não tenha gostado tanto dele. 

O romance entre Joshua e Elizabeth é bem conturbado, tanto pelas ações do protagonista como pelas intrigas causadas por outros personagens. Aliás, esse é um dos livros da autora em que mais existe manipulações e reviravoltas inesperadas. 

A escrita da Josi é, como sempre, crua e direta. Ela não usa meias palavras ou as ameniza para poupar o leitor, pelo contrário, cada cena e diálogo descrito é feito para realmente impactar quem lê. Eu aprecio essa peculiaridade da narrativa da autora, mas nesse livro, penso que ouve um excesso em alguns momentos, e isso me incomodou um pouco. 

Avassalador é o primeiro de uma duologia e a Josiane soube como criar um final que me deixou indignada (rsrs) e muito curiosa pela continuação. Espero ler o desfecho da história de Joshua e Elizabeth, o mais breve possível. 

A Duologia Destinados 




Os dois livros estão disponíveis em ebook para compra na Amazon. 

Adquira AQUI.

2 comentários

  1. Amada, amei sua resenha, muitooo obrigada. Levarei suas críticas em consideração para livros futuros ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ohh Josi, fico feliz que tenha gostado! Fico honrada que leve em consideração a minha humilde opinião.
      Abraço!

      Excluir