[Resenha] Os 13 Porquês - Jay Asher

Título: Os 13 Porquês
Autor(a): Jay Asher
Editora: Ática
Páginas: 256
Ano de Publicação: 2009


Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker, uma colega de classe e antiga paquera, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.

♥♥♥

Clay Jensen, ao chegar à sua casa após um dia de aula, se depara com uma caixa embrulhada sem remetente, mas endereçada a ele.  Bastante intrigado, abre a caixa e encontra sete fitas cassete, quando aperta o play para ouvi-las, se depara com a voz de Hannah Baker, uma garota do colégio que cometeu suicídio há algumas semanas e por quem Clay tinha sentimentos. Nessas fitas Hannah vai contar Os Treze Porquês que a levou a tirar a própria vida. Cada motivo está relacionado a uma determinada pessoa e sua responsabilidade que implicou a essa decisão. Ela deixa bem claro que todos receberão esse conjunto de fitas, e instrui que quem terminar de escutá-las vai passar para a pessoa seguinte, logo, para surpresa e horror de Clay, ele toma consciência de que também faz parte dos treze porquês. 

Clay ouve freneticamente as fitas, descobre a cada história contada, um lado das pessoas que ele desconhecia e como elas impactaram e causaram danos tão profundos àquela garota. Ao mesmo tempo em que ele se sente irritado e angustiado com os acontecimentos narrados, se sente triste e ansioso para saber como ele afetou Hannah, como pôde ter contribuído mesmo sem ter consciência para ela ter chegado a esse ponto. Clay descobre ainda quem é a verdadeira Hannah, uma garota sensível e solitária, bem diferente daquela que conhecia através dos boatos e que o deixava tão intimidado.

“Acho que essa é a questão central. Ninguém sabe ao certo quanto impacto tem na vida dos outros. Muitas vezes não temos noção. Mas forçamos a barra do mesmo jeito.” (p.135)



A forma como o Jay Asher construiu a narrativa é bem interessante, contar a história por meio de fitas cassete é bem inusitado. Ele narra a história intercalando a voz da Hannah e as reações de Clay ao que ele vai ouvindo, muitas vezes ele parece estar conversando, dando conselhos e chamando a atenção dela, mesmo não sendo isso realmente possível, é semelhante a reação que sentimos à medida que a Hannah conta as situações em que vai se envolvendo. Outro ponto que me atraiu, é o suspense em que a trama é desenvolvida, na qual o leitor é levado incansavelmente a virar a próxima página e, junto ao Clay, somos tomados pela ansiedade de descobrir o que está por vir fita após fita. Fiquei bastante curiosa para saber como o Clay fazia parte dos porquês, e a partir do momento em que tive o conhecimento disso, a história pareceu ficar ainda mais emocionante, não por causa da razão do Clay em si, mas porque as coisas fizeram mais sentido, conhecemos o contexto e a ligação dos dois personagens. Hannah passa a demonstrar ainda mais seus sentimentos, o quão fragilizada e imersa se encontrava em toda a sua dor e solidão.

“Como se estivesse dirigindo por uma estrada acidentada e perdendo o controle do volante, sendo jogada – só um pouquinho – para fora da pista. [...] Não importa se está segurando bem firme no volante, não importa o quanto esteja se esforçando para tentar guiar em linha reta, algo fica empurrando você para o lado. Você já não tem mais nenhum controle sobre nada. E, a certa altura, a luta se torna excessiva – cansativa demais – e você considera a possibilidade de largar tudo [...].”( p. 188)

À medida que são expostos os motivos, sofremos juntos com ela, é incrível como uma coisa tão pequena tomou proporções tão grandes e alterou drasticamente sua vida. Fica claro o quanto a protagonista está marcada e ferida, tudo pesa e vai se tornando uma bola de neve difícil de suportar. Fiquei bastante angustiada de vê-la se perdendo, não encontrar uma saída, não vê possibilidades. Em alguns momentos, em que ela está ponderando e construindo seu pensamento, mesmo sabendo que ela já cometeu o suicídio, desejava profundamente que ela tomasse outra decisão e o final do livro fosse diferente e Hannah não estivesse morta, mesmo não sendo mais possível.

Os Treze Porquês é um livro que eu recomendo com toda certeza. A mensagem por trás da história é realmente válida e imprescindível.  Não só o bullying é abordado, mas também, questões sobre depressão, abuso e assédio estão presentes. É uma história sobre como palavras e pequenas atitudes hostis, pensadas ou impensadas, trazem consequências e podem afetar negativamente outras pessoas. Chama à atenção, ainda, para olhar o outro de verdade, rever e pensar em nossas ações e postura diante dos outros. Enfim, Os Treze Porquês é daqueles livros com a capacidade de marcar profundamente o leitor, e eu adorei demais a leitura.

Para quem ainda não sabe, o livro foi transformado em uma série e estreou mês passado na Netflix, e eu estou doida para conferir como ficou a adaptação. Ouvi muitos comentários positivos e até uma segunda temporada está sendo cogitada!


6 comentários

  1. Oii!
    Eu li esse livro em 2014 e ele simplesmente destruiu meu coração. Esse ano tive que reler para um desafio literário e a experiência não foi igual, mas foi igualmente dolorosa. Assisti a série em menos de 30 horas, eu acho eiuheuiehei apesar de ter achado os episódios mais longos do que deveriam ser, acabou que a série é mais completa que o livro por conta dos pontos de vista.
    E segunda temporada? Sinceramente espero que não tenha. Ficou ótimo do jeito que está! Se começarem a inventar fatos para criar uma segunda temporada vai acabar estragando toda a essência da obra do Jay

    Duas Leitoras - no Top Comentarista de Abril você pode escolher entre 4 livros!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kemmy!

      O livro realmente marca o coração, fiquei com ele rodando na cabeça durante vários dias rsrs. Quanto a série, também acredito que uma segunda temporada não seja necessária, pois se os treze porquês já foram abordados, o que mais podemos esperar em uma segunda temporada? Assim como você, também tenho receio que acabem interferindo no âmago da história.

      Abraço!

      Excluir
  2. Olá, tudo bem?
    Eu li esse livro faz muito tempo, mas lembro que gostei bastante.
    Já assisti a adaptação e fui impactada demais, super recomendo.
    Beijos!

    http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Esther!!!

      Fazia muito tempo que tinha curiosidade de ler o livro, mas não tinha como comprá-lo, estava esperando alguma promoção rsrsrs. Mas neste ano, ganhei de presente de aniversário, para minha alegria :) E finalmente pude fazer a leitura. Como esperado, gostei bastante do livro e já estou bem ansiosa para ver a série, obrigada pela recomendação ;)

      Abraço!!!

      Excluir
  3. Adorei sua resenha Caline! É bem bacana ler um post de alguém que leu o livro (no meu caso eu assisti a série, então só tenho esse ponto de vista). Mas teve situações que você citou que também senti ao assistir a série, como por exemplo a ansiedade em saber o por quê que Clay estava nas fitas, a angústia de saber que Hannah já está morta e não tem como voltar atrás mas se uma ou outra coisa não fosse dita ou feita contra ela talvez as coisas sairiam diferentes. Muitas vezes as pessoas não imaginam a dor que podem provocar umas as outras, o que não importa pra mim pode importar muito pra você e vice-e-versa, falta respeito, falta amor, falta muita coisa na humanidade. As pessoas julgam certas atitudes, mas não fazem a mínima ideia do que se passa dentro daquela pessoa para agir de tal forma. Suicídio é um assunto muito delicado, e a série como o livro (como vc descreveu acima) abordaram o assunto levantando outras questões que as pessoas muitas vezes ignoram.

    Ótimo texto!!
    Segue o link da minha resenha sobre a série caso queira ler:
    http://cronicasdeeloise.blogspot.com.br/2017/04/series-de-tv-13-reasons-why.html

    Bjooos!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Eloise!

    Fico muito feliz que tenha gostado da resenha :) Ainda não assisti à série, mas pelo que você mencionou retrata bem o que a gente sente quando lê o livro. O formato de série alcançou muitas pessoas pela repercussão que vi, difundiu ainda mais a mensagem do livro e isso é bastante legal, pois suicídio ainda é um tema tabu em nossa sociedade e precisa ser abordado e discutido.

    Abraço!!!

    ResponderExcluir