[Resenha] O Yankee - Flávia Padula

Título: O Yankee
Autor(a): Flávia Padula
Páginas: 371
Formato: ebook Kindle
Publicação Independente

A inglesa Helena Thompson foi criada pelo pai para ser uma linda senhora casada e com filhos e uma vida próspera. Entretanto, sua alma aventureira e rebelde a levou a se envolver com a Guerra de independência dos Estados Unidos, mas ela não estava do lado de seus compatriotas e sim dos colonos americanos. Sua escolha vai leva-la a conhecer o enigmático Capitão Maximillian Taylor, e se apaixonarem perdidamente, entretanto o amor deles é impossível, ele é um ianque que entregou o coração ao mar e ela uma inglesa que jurou a si mesma nunca mais confiar em um homem. Contudo, o destino vai conspirar contra esses dois corações teimosos e suas vidas vão se entrelaçar de uma forma inesperada...

♥♥♥

Os romances de época são tidos como clichês e previsíveis, e o são, muitas vezes. Essa característica não é algo que me incomode. Gosto de histórias com finais felizes, não me importo de saber que tudo vai acabar bem no final – mesmo não sendo regra nos romances de época, é o que acontece quase sempre – o que importa para mim é que a trama seja bem escrita e cativante. Entretanto, não é por que uma história seja previsível e romântica que ela não possa ser reflexiva e abordar temas importantes, grande parte dos romances de época que li trazem algo a ser questionado, refletido, mesmo de forma sutil. E o Yankee foi uma grata surpresa nesse aspecto, uma vez que não esperava encontrar temáticas tão delicadas e significativas, como a escravidão. 

Há muito, Maximiliam deixou de acreditar no amor e nas mulheres. Após uma desilusão amorosa, deixou suas terras aos cuidados dos servos e passou a comandar um navio, o qual se tornou a sua nova casa. Helena é uma jovem bem-nascida, filha de um lorde inglês que possui um importante cargo nas Treze Colônias. Em meio a revolta dos colonos contra a Inglaterra, os ideais da jovem vão de encontro aos objetivos de seu país de origem e ela luta ao lado dos revolucionários, mesmo em sigilo, uma vez que seu pai não pode ao menos imaginar que ela apoia a causa das colônias. De forma inesperada, Max e Helena irão se encontrar e, quase que instantaneamente, se apaixonar, entretanto, para ficar juntos terão de superar diversas barreiras, principalmente, os medos que se encontram dentro de cada um, a desconfiança e o preconceito.

A obra vai ter como pano de fundo um importante momento histórico, a Guerra da Independência dos Estados Unidos. A Flávia sempre procura incorporar fatos e personagens históricos em seus livros, como pude perceber em O Duque e agora em O Yankee, sendo que aqui esse aspecto é bem mais aprofundado, percebemos a pesquisa realizada pela autora para compor o romance, o que só tornou a trama ainda mais interessante.


É nesse período de revolução e transição que vamos acompanhar o relacionamento dos protagonistas, que são muito diferentes e como tal, despertaram em mim, sentimentos distintos. Vamos começar por Max, o qual já adianto não conseguiu me conquistar. Ele é extremamente desconfiado e inseguro, entendo que a decepção pela qual passou o tenha deixado com receio de acreditar nas mulheres, mas não foi apenas isso que me incomodou, ele é preconceituoso e fraco em muitos momentos, o que me deixou irada diversas vezes, assim não consegui me afeiçoar ao personagem, mesmo quando começa a enxergar o seu redor com outros olhos, não cheguei a ser cativada por ele.

Já Helena, o que dizer dessa mulher tão incrível! Simpatizei com ela desde o começo, quando demostrou ser muito mais que uma mocinha dócil e recatada, como era esperado das jovens da época (ou mesmo hoje em dia, não é verdade?). Helena é uma protagonista bastante forte e determinada, que sabe se defender e não busca a proteção de um homem, tendo em vista, o período histórico, uma mulher que deseja a independência e os mesmos direitos masculinos não é bem vista, ainda mais se for da classe nobre. E por isso vemos nossa heroína sofrer, pois se vê presa às amarras da sociedade, quando quer lutar por aquilo que acredita, pelo que é correto. É uma personagem maravilhosa, que protagoniza cenas tocantes e possui falas impactantes e profundas.

“ – Eu odeio esse mundo! – ela disse, revoltada – Qual a diferença na cor da pele? Ou na escala social? Ou na religião que se profere? Caráter é algo que nasce com as pessoas e não com suas aparências e culturas! ”

Agora que comentei acerca de ambos os personagens vocês entendem o motivo deles terem me proporcionado diferentes emoções. Talvez por essa mesma razão não tenha me sentido encantada pelo romance, embora não tenha me desagradado de todo, já que torcia para que o Max visse quão incrível era a Helena e deixasse seus receios de lado. Assim como desejava que as armações de certos personagens não surtissem efeito e não atrapalhasse o relacionamento dos dois. A autora também consegue criar vilões inescrupulosos e odiosos, que sempre entram ali no TOP dos piores. De início fiquei apreensiva, imaginando que toda a trama iria se desenrolar com base nas artimanhas desses personagens, mas a Flávia me surpreendeu e soube como dosar, na medida certa, a influência dos mesmos na história.

Como disse no início da resenha, a escravidão é abordada aqui, pois nesse período ela era vigente nas colônias, especialmente, no Sul. Esse foi mais um aspecto que me tocou na história, ainda que não seja um ponto muito aprofundado, temos a questão do racismo levantada, como eram tratados os escravos, enfim, vemos uma realidade vergonhosa que infelizmente existiu um dia, embora o preconceito racial ainda exista.

“ – Eles são seres humanos como nós dois! – ela disse, tremendo da cabeça aos pés – Há crianças lá – balançou a cabeça – Crianças que não tem culpa por que os homens brancos consideram a cor de sua pele inferior, sabe-se Deus por que! Eles sentem como nós, pensam, falam e sofrem! Eles não são animais irracionais, meu senhor! ”

Para finalizar, só tenho a dizer que indico demais esse livro, pois seu conteúdo não se limita a apenas nos apresentar um romance, mas sim toda uma trama que traz pontos de reflexão importantes e que torna a leitura da obra ainda mais significativa. 


Sobre a série:


O Yankee é o segundo livro da Série Casamento Arranjado, da autora nacional Flávia Padula. O primeiro volume, O Duque, já foi resenhado no Blog (confira AQUI).

Acompanhe a autora no Facebook - Link

Compre ou leia de graça pelo Kindle Unlimited - AQUI


Nenhum comentário