[Especial] Série As Irmãs Shelley - Louise Allen



Olá, pessoal! Tudo bem?!

A série de época As Irmãs Shelley foi uma das minhas últimas leituras e por ter gostado tanto resolvi fazer um Especial dedicado à série. Ela é composta pelos livros: Questão de Prática, Questão de Desejo, Questão de Inocência e pelo conto Questão de Ternura. As personagens principais são, como menciona o título, irmãs, filhas do reverendo Shelley, pároco de um pequeno vilarejo. Após a morte da esposa o Senhor Shelley se tornou um homem muito amargo e passou tratar as filhas de modo muito rígido e, por vezes, cruel. 

Cada livro vai trazer a história de uma dessas personagens, uma vez que, todas acabam deixando a casa do pai, isso não é spolier, tá gente? A premissa de cada livro já nos traz essa informação. Então, o que vamos acompanhar é qual será o destino de cada uma delas. 


O primeiro livro — Questão de Prática — tem como protagonista Meg, a irmã do meio, a mais romântica e impetuosa. Cansada de viver reprimida e algumas vezes agredida pelo pai, Meg foge de casa com um antigo namorado de infância, que agora está de partida para o exército, acreditando que ambos se amavam e que seria finalmente feliz. Após alguns anos e muitas reviravoltas na vida da mocinha, ela se encontra pronta para embarcar em um navio, mas uma tragédia quase acontece e acaba salvando a vida do Major Brandon, um homem de feições fechadas e com cicatrizes, não só pelo corpo, mas também na alma.

Já adianto que esse foi o meu favorito da série, tanto em relação a trama quanto ao casal. O mocinho já me conquistou desde o início, com seu jeito aparentemente ranzinza e bruto, mas que no fundo tem um grande coração, o qual está apenas machucado por tudo o que viveu na guerra e antes dela. Ele e Meg guardam segredos que os assombram e impedem que possam se sentir totalmente livres. Mas vão encontrar um no outro a confiança e o porto seguro de que necessitavam. 

O que mais gostei nesse livro foi sem dúvida a construção do relacionamento entre os protagonistas, desde o início eles já sentem uma atração mútua, mas a amizade e o companheirismo que passam a compartilhar é o mais cativante e bonito de se acompanhar. Amei o desenvolvimento da trama e o final super clichê, mas muito fofo.

Nesse primeiro volume temos o conto Questão de Ternura, que não vai tratar de nenhuma das irmãs, mas de um personagem que aparece aqui no primeiro livro. Gostei do conto, é super curtinho e rapinho de ler. É uma pena que os personagens não tenham aparecido mais nos outros livros.


Questão de Desejo vai narrar a situação complicada em que se encontra a mais velha das senhoritas Shelley. Arabella é a mais sensata das irmãs e sabia que seu destino, tal qual o pai havia traçado, seria de cuidar dele na velhice. Mas Bella não esperava conhecer um príncipe encantado, um visconde na verdade — logo ela, a mais prática e comedida — se apaixonar por ele e acabar cedendo aos seus encantos. O problema foi que o homem não era um príncipe, muito menos encantado, e ela se viu sozinha e, pior, grávida. Decida a exigir que ele assumisse sua responsabilidade, parte em sua busca, mas percebe que tudo pode ficar pior quando sabe que ele está morto. Agora existe um novo Visconde, o irmão do pai de seu filho, do qual Bella esperava apoio financeiro para criar o filho, mas o que ele lhe oferece é uma proposta de casamento.

Parece muito o que contei acima, mas é apenas o início da história. O que vamos realmente acompanhar durante a narrativa é envolvimento dos protagonistas, como se dará uma relação que começou de maneira tão abrupta e inesperada. Mesmo que casamentos de conveniência fossem comuns na época, não era o que a Bella queria para si, muito menos bagunçar a vida de alguém que não merecia, mas diferente do irmão, o mocinho é honrado e não a deixaria desemparada. 

Apesar disso, o protagonista desse segundo livro não conseguiu me conquistar e, talvez por isso, esse tenha sido o que menos gostei. Como disse, ele possui caráter e faz o que pode para transmitir confiança e segurança para Bella, mas em muitos momentos age como um idiota. Até entendo os seus motivos, mas esperava que ele aceitasse certa situação por amor, mas teve que haver algo dramático para que ele mudasse de atitude, e isso me irritou um pouco. Ainda assim, apesar de não ter amado o mocinho, é um livro que gostei de ler e o fiz bem rápido, pois a autora sabe como nos envolver na história.


Por fim, vamos conhecer o destino da irmã caçula, Celina. Quando fugiu de casa com o intuito de encontrar uma tia — até então desconhecida — não esperava que a parente fosse a dona de um bordel, embora esse detalhe não a tenha impedido de começar a amar a tia e fizesse amigas naquele local, que se tornou seu novo lar por um tempo. O novo sócio da tia, um homem asqueroso, resolve lucrar com a moça — que até então se mantinha “a salvo” ajudando apenas nas contas do estabelecimento — a vendendo a um velho que deseja uma virgem. Sem saída, Celina é obrigada a ceder, mas algo inesperado acontece e ela precisa se refugiar na casa de um antigo amigo da tia, onde irá conhecer alguém que vai mudar sua vida.

Questão de Inocência foi uma leitura muito prazerosa e dinâmica, pois foi o livro com situações mais diversas, personagens singulares e alguns momentos de ação. Gostei bastante do protagonista, que é na verdade um belo libertino (rsrs), mas que tem suas feridas e uma personalidade forte, mas adorável. Celina é inocente, mas não boba, pelo contrário, é perspicaz e gentil. Adorei o romance e o toque de humor que esteve presente em toda a trama. 


As irmãs Shelley são personagens que nos cativam, cada uma a seu modo luta pelo que quer, mesmo com medo buscam coragem e enfrentam os desafios. Indico muito a série, são livros com uma narrativa leve, gostosa e histórias que cativam. Pena que só foram publicados em formato de banca e a edição física não é mais impressa, embora você ainda possa encontrá-la em alguns sebos e na Amazon em formato digital. Vou deixar o link para compra abaixo. 

Espero que tenham gostado do post!

Acompanhe o nosso Especial #NovembrodeÉpoca

Link para compra na Amazon AQUI


♥♥♥

Com a leitura do livro Questão de Desejo, eu cumpri o desafio "Ler um romance histórico que o mocinho seja Visconde" do #DesafioHistóricoseEu2


2 comentários