CVV - Centro de Valorização da Vida

Se você está passando por um momento difícil em sua vida e não está sabendo lidar com sentimentos de angústia, desesperança, e não está vendo mais sentido em viver, procure ajuda! Você pode está passando por um quadro depressivo, não se envergonhe, afinal você não tem controle sobre o que sente, mas pode encontrar maneiras de tentar lidar com isso e encontrar uma forma diferente de ver a si mesmo e a vida sob uma ótica menos assustadora e vazia, se você pedir ajudar. Procure profissionais na área de saúde mental, eles podem ser encontrados na rede pública de saúde também, se você não tiver como arcar com as despesas de um profissional particular.

Caso você não se sinta encorajado suficiente para procurar um profissional, converse com alguém próximo, há também o CVV (Centro de Valorização da Vida) que presta apoio por intermédio de conversas voluntárias e sigilosas através de diversos meios, vou deixar aqui os contatos do CVV. O mais importante é você pedir ajuda!
“Se você desconfia de que alguém está precisando de ajuda, é importante conversar diretamente com a pessoa que está sofrendo. Um diálogo aberto, respeitoso, empático e compreensivo pode fazer a diferença. Procurar saber como a pessoa está, o que tem feito ultimamente, como está se sentindo. O foco da conversa deve ser o outro, portanto, não é recomendável: falar muito sobre si mesmo, oferecer soluções simples para os problemas que a pessoa relatar e desmerecer o que ela sente”
“Oferecer suporte emocional e informar sobre a ajuda profissional, bem como se mostrar à disposição, caso ela queira conversar novamente, são pontos importantes. Se a pessoa falar claramente sobre os seus planos de se matar e parece estar decidida quanto a isso, é primordial que ela não seja deixada sozinha. Podem ser contatados os serviços de saúde mental e familiares/amigos. Pode ser necessário que ela fique em um ambiente seguro, sendo auxiliada por um profissional.”
(Lorena, CVV Vitória/ES, disponível em: https://www.cvv.org.br/blog/o-que-posso-fazer-para-ajudar-quem-pensa-em-suicidio/).


Abraços!

Nenhum comentário