[Quotes] Mentes Depressivas - Ana Beatriz Barbosa Silva



Olá, pessoal!

Fiz a leitura recentemente de um livro sobre depressão intitulado Mentes Depressivas, na qual considerei bastante interessante e relevante não só para pessoas deprimidas, mas também para aquelas que estão lidando com essas pessoas, e para aqueles que buscam obter mais informações e conhecimento sobre o universo sombrio e doloroso da doença ainda pouco compreendida e regada de preconceitos.

A obra é o mais recente trabalho da psiquiatra brasileira Ana Beatriz Barbosa Silva que traz uma abordagem bastante clara sobre o funcionamento da depressão, suas causas e tratamentos. Retrata de uma maneira científica e humana como essa doença é capaz de modificar a vida de pessoas acometidas pela doença, ao mesmo tempo em que busca trazer esperança através de vários tratamentos que colaboram para a possível cura ou para uma melhoria na qualidade de vida de pessoas deprimidas.

Gostei bastante da escrita da Ana Beatriz e da forma como ela retratou a doença sob uma ótica pessoal e impessoal, ou seja, compartilhando tanto sua experiência médica como suas impressões pessoal. Por isso senti a necessidade de selecionar alguns quotes que considerei interessantes e esclarecedores sobre como uma pessoa com depressão pode se sentir, e como é importante dar a devida atenção e respeito às pessoas que estão enfrentando isso em suas vidas, e como qualquer outra doença, precisa ser levada a sério e ser tratada devidamente.

Então vamos à seleção dos quotes!

♥♥♥

Sim, até hoje existe um enorme estigma associado à depressão por grande parte do público leigo e até mesmo por uma pequena parcela dos profissionais da área da saúde, que ainda veem a depressão como fraqueza ou falta de caráter... As pessoas com depressão, em sua maioria sentem-se envergonhadas e constrangidas por sua condição, o que faz com que a doença adquira um caráter silencioso. (pág.26)

Podemos entender a depressão como uma viagem para um lado sombrio da vida, onde a luminosidade é escassa e o sentido da existência não pode ser percebido nem avistado como um caminho a ser percorrido. (pág.228)


“Acho que a vida não é tão colorida assim; tudo tem um peso tão grande... Parece que apertei o botão do automático e estou me arrastando, mas não sei exatamente para onde”. (pág.27)

O humor depressivo inclui uma série de sentimentos e emoções: o indivíduo sente-se infeliz, desesperançoso, apresenta acessos de choro e níveis bastante reduzidos de autoestima e autoconfiança. Sentimentos de culpa e menos-valia (sente-se pouco valorizado) também são frequentes e contribuem para o sofrimento dilacerante que o deprimido vivencia no cotidiano. (pág.30)

Diante das tarefas básicas do dia a dia, tornam-se ansiosos, angustiados, perdidos em deliberações infindáveis que os levam à paralisia funcional e emocional perante a vida. (pág.32)

Além de gastos pessoais e familiares com o tratamento propriamente dito, temos que ter em mente que um contingente expressivo de pessoas economicamente ativas se afasta do emprego, ou até mesmo é demitido. Por não ter mais a produtividade de antes ou condições de exercer seu potencial a pleno vapor. (pág.25)

É frequente evitarem o encontro com pessoas, preferindo ficar em casa, onde permanecem deitados ou em andanças angustiantes e sem nenhuma finalidade prática. (pág.34)


Eles veem a vida como uma caminhada perigosa, imprevisível e sobre a qual não podem exercer o controle necessário para se sentirem amparados e protegidos. A vida sob a lente da depressão é uma caminhada longa e desanimadora, tal qual o beduíno solitário e desesperançoso que atravessa o deserto sem nenhuma perspectiva de um novo amanhecer. (pág.196)

Nossa luta diária não é mais contra predadores hostis, e sim contra nossas rotinas insatisfatórias e frustrantes, nas quais nós e nossos semelhantes nos tornamos inimigos velados em função de uma convivência minada pelo individualismo, pela busca desenfreada por poder, status social e prazeres compulsivos. (pág.230)

A saída para os desafios existenciais está ligadas à percepção e ao enfrentamento de nossas carências psíquicas e espirituais, que, na maioria absoluta dos casos, encontram-se encobertas por nossos estressantes afazeres diários e/ou pela falta de satisfação que os bens materiais nos proporcionam. (pág.273)

As estratégias tridimensionais para uma vida saudável são: ter uma alimentação adequada, praticar atividades físicas com regularidade e cuidar dos aspectos emocionais e espirituais durante toda a vida. (pág.182)

As atividades físicas regulares promovem a liberação, a médio e longo prazo, de substancias cerebrais extremamente importantes na recuperação dos sintomas depressivos, coma liberação de dopamina, a serotonina e a própria noradrenalina. (pág.184)


A psicoterapia ajuda o paciente na construção de um modo mais otimista de ver e viver a vida, o que deverá ser aceito como um instrumento transformador e praticado com boa vontade e determinação. (pág.192)

O funcionamento da psicoterapia cognitivo-comportamental: a palavra cognitivo diz respeito à maneira pela qual percebemos e raciocinamos o nosso universo interior e o mundo ao nosso redor. Dessa forma, a abordagem cognitiva visa melhorar a autoimagem, bem como a visão do mundo das pessoas que se dispõem à pratica dessa técnica. O deprimido se vê como um fracassado ou como uma pessoa má... supõe ainda ser incapaz de melhorar ou de enfrentar os desafios que a vida lhe impõe. (pág.212)

Já o termo comportamental refere-se à maneira como um a pessoa se comporta diante das solicitações do cotidiano. Na abordagem comportamental, o terapeuta ensina o paciente deprimido como deve agir para evitar as ações que alimentam seus pensamentos e suas emoções negativas sobre si mesmo e as demais pessoas. (pág.212)

Se lembrarmos que o cérebro é capaz de se “refazer” quando novas formas de pensar e agir são recorrentemente praticadas, vamos entender de maneira cristalina que a terapia cognitivo-comportamental funciona como uma “ginástica cerebral” que torna o cérebro mais “forte” apto ao enfrentamento das situações geradoras de estresse, medo e ansiedade. (pág.213)

Na terapia, você aprenderá a identificar situações e pessoas que acionam emoções desgastantes e improdutivas, como a raiva, a fúria ou o estresse agudo ou crônico, e desenvolverá novas formas de pensar e de agir diante do que lhe desperta fragilidade, medo e insegurança, aprendendo a achar uma saída sem se desesperar ou sofrer em demasia. (pág.192)


Nenhuma outra doença é capaz de suscitar tantos questionamentos sobre a condição humana. A depressão nos obriga a nos deter diante da nossa própria vida. Ela acende o sinal vermelho do viver, explicitando as incongruências de nossas escolhas passadas e as armadilhas ilusórias presentes em caminhos que insistimos em trilhar, mesmo sabendo que eles não acrescentam nada à nossa evolução pessoal. Nesse sentido ela funciona como uma viagem involuntária às nossas sombras pessoais e sociais. (pág.274)

Espero que tenham gostado ♥

Beijos!



Um comentário

  1. This website is really a walk-via for all the data you needed about this and didn’t know who to ask. Glimpse here, and also you’ll undoubtedly uncover it. online casino gambling

    ResponderExcluir