[Resenha] Escrito nas Estrelas? - Aione Simões

Autora: Aione Simões | Publicação Independente | 340 Páginas | Chick-lit


Antes de começar a falar efetivamente da minha experiência com a leitura, quero contar brevemente quão querida e importante é a autora desse livro. A Aione foi uma das primeiras blogueiras que conheci quando adentrei nesse mundo literário. Há cinco anos acompanho o seu trabalho, cada vídeo postado, cada opinião sobre os mais diversos livros. A Aione faz parte da minha vida literária, da leitora que sou hoje. Ela é uma pessoa que admiro demais! Gostaria que soubessem disso, mas fiquem cientes que a minha opinião sobre Escrito nas Estrelas? É tudo o que realmente senti e vivenciei durante a leitura.

O livro já começa com uma dedicatória mais que especial, seguida por um trecho da minha música favorita da Sia, tem como não amar?!

Logo conhecemos a Nanda, ela acabou de sair de um relacionamento e está profundamente abalada. Durante os dias que foi passar com a mãe em Mogi, ela encontra um site de astrologia e lá vê que o signo de leão é incompatível com o seu. E mais, que data é mais provável de ter nascido o seu parceiro ideal! Ela então percebe que deve se afastar dos leoninos e procurar os rapazes que nasceram nessa data e bola todo um plano para que isso seja possível. 

A impressão que podemos ter ao ler sobre essa ideia da protagonista é que se trata de uma história mega divertida sobre a “busca pelo homem perfeito”. Mas afirmo que não se trata disso. Sim, vamos acompanhar a Nanda em algumas aventuras malucas e em situações pra lá de engraçadas, mas Escrito nas Estrelas? vai muito além! Veremos, aos poucos, muitas das certezas da protagonista ruir, muito do que ela achava “ideal” cair por terra e, principalmente, acompanhamos o crescimento da Nanda, sua autodescoberta. 
[...] a pessoa ao seu lado precisa ser um acréscimo na sua vida. Não uma parte essencial sem a qual você não é capaz de viver. Essa parte essencial não é uma parte. É você inteira. E você só depende de você para ser feliz e fazer o que for com sua própria vida.
O livro é narrado em primeira pessoa e isso contribuiu bastante para que me sentisse conectada à protagonista. A autora construiu uma personagem que é “gente como a gente”, podemos nos ver facilmente nela, se não completamente, pelo menos em alguns detalhes. Penso que a Aione colocou um pedacinho dela, não apenas na Nanda, mas em cada parte do livro, quem a acompanha como eu, percebe isso nas diversas referências de músicas, livros, filmes e inclusive na cidade natal da protagonista. Preciso dizer que AMEI todas as referências, cada vez que ela citava algum filme, banda, eu me via na minha própria infância e adolescência, foi uma sensação bastante gostosa e nostálgica.

Outro aspecto que adorei foram as pessoas ao redor da Nanda. A família é maravilhosa, aquela que todos deveriam ter e a relação dela com a mãe é linda. A melhor amiga da protagonista é como deveriam ser os verdadeiros amigos, honestos e companheiros. As duas tem uma relação de amizade profunda e bela. E temos um personagem masculino que ganhou meu coração, vocês terão que ler para saber quem é, mas já se tornou crush!
A escrita da autora é extremamente fluida e envolvente. O livro tem a essência divertida do chick-lit, os momentos cômicos são realmente divertidos e genuínos, dando um toque leve a história. 

A Aione soube trabalhar muito bem as emoções da protagonista, de modo que percebêssemos o seu amadurecimento de forma verossímil. As mudanças que ocorrem com a Nanda acontecem desde o início, é preciso que ela vivencie diversas situações e depois as veja de outra maneira para que entenda o que havia de problemático naquilo. É preciso passar pelo período de negação para se compreender que sempre aprendemos com as dificuldades comuns da vida. A Nanda amadurece aos poucos e foi realmente bonito ver a sua busca pelo autoconhecimento. E é incrível como a autora propõe que o leitor também busque se conhecer melhor e a partir daí batalhe pelos seus sonhos, como a Nanda.

Preciso dizer o quanto adorei a leitura? Não, né? Mas preciso dizer que Escrito nas Estrelas? é o melhor chick-lit que li até o momento, se tornou o meu favorito, com certeza!

Nenhum comentário