[Resenha] Paixão de Recomeço - Chirlei Wandekoken

Autora: Chirlei Wandekoken | Editora Pedrazul | 240 Páginas | Romance de Época/Histórico


A jovem Rosamund casou-se muito jovem com um homem que tinha idade para ser seu avô, não por interesse de sua parte, mas seguindo as ordens do pai que necessitava do dinheiro do velho senhor para saldar suas dívidas. Desde cedo teve o controle de sua vida posto nas mãos de outros e após conviver com alguém que só lhe causava asco, a dama finalmente pode ter a liberdade de experimentar a paixão ao lado do homem que sempre esteve em seus sonhos juvenis. Viúva, Rosamund passa a ser amante do tal Lord, embora nunca conseguisse ter o que mais desejava dele, amor. E para sua tristeza, o coração do cavalheiro é conquistado por outra mulher e ela se vê sozinha. Mas por pouco tempo, pois Sam Brooke, um amigo que a amou desde sempre lhe oferece proteção e um novo começo ao pedi-la em casamento. Desesperada para esquecer a dor do abandono, Rosamund aceita a união. 

Parece que contei todo o livro nesse primeiro parágrafo, não é mesmo? Mas pode ficar tranquilo(a) que tais acontecimentos ocorrem bem no início da história. O foco da trama está na relação entre Rosamund e Sam. A obra é narrada em terceira pessoa e, dessa forma, temos uma visão mais ampla dos acontecimentos e também dos sentimentos dos personagens. Como já citei em outra resenha, gosto como a Chirlei narra as situações e ao mesmo tempo conversa com o leitor, criando uma relação mais intimista de quem lê com a história. 

Essencial em seus livros, a pesquisa histórica realizada pela autora é evidente e enriquece bastante a leitura. A economia da região, a paisagem em que se passa a trama e as diversas referências a autores clássicos são características sempre presentes em suas obras. 


Como havia mencionado, o relacionamento dos protagonistas é a trama central do livro e foi construído belamente e de forma crível pela Chirlei. Ter um romance bem desenvolvido foi fundamental para que me sentisse ligada à história e acreditasse no amor que nasce no coração da mocinha. Quando Rosamund se casa com Sam, ainda está apaixonada pelo ex amante. Percebemos sua vontade de esquecer o antigo amor e passar a amar o marido, no entanto, isso não acontece de um capítulo para outro, é necessário tempo para que ela descubra mais sobre o Sam e também sobre os próprios sentimentos. Assim, aprende aos poucos, a amar sua nova vida e o homem que faz parte dela. Rosamund escreve em um diário e esse elemento fez com que me sentisse mais próxima à personagem e entendesse mais de seus anseios, medos e desejos.

Os personagens secundários também são bastante interessantes! Adorei conhecer a Henrietta, que terá sua história contada em um dos próximos volumes da série. Da mesma forma O duque e a dama misteriosa, que são os protagonistas do próximo livro.

Li Paixão de Recomeço antes de seu lançamento oficial e me sinto extremamente honrada por isso! Minha felicidade é ainda maior por ter uma frase minha na contracapa do livro. É com esse trecho que finalizo as minhas considerações, pois ele resume a essência dessa obra tão querida para mim.

Paixão de Recomeço nos deixa com o sentimento de que é possível amar novamente após ter o coração feito em pedaços, que é possível encontrar alguém que o reconstitua. Uma história de amores que se findam, que nascem, e de sentimentos que curam. Uma jornada de recomeço e da busca pelo amor verdadeiro. 



 Série independente Vilas do Sul 


Paixão de Recomeço é o primeiro livro da série. Cada volume tem sua história contada de forma independente, embora alguns personagens possam aparecer em outros livros da série. As obras estão à venda em ebook na Amazon ou em formato físico no site da editora. Adquira AQUI
♥♥♥

Com essa leitura cumpri o primeiro item do #DesafioHistóricoseEu4:

- Ler um Romance Histórico em que a protagonista seja viúva.

4 comentários

  1. Como eu já lhe disse, creio que Paixão de Recomeço tenha sido o livro que mais exigiu de mim, exatamente porque a construção desse amor tinha que ser crível. Grande beijo. Amei a resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, lembro que tinha me dito ♥ E você conseguiu! Acompanhamos aos poucos o nascer do amor dentro de Rosamund. E eu amei!
      Feliz que tenha gostado ♥
      Abraço!

      Excluir
  2. Oi, Cailes
    Eh não conhecia essa série nem a autora, mas fiquei encantada porque adoro um romance de época. Tenho certeza que vou me encantar horrores com essa trama.
    Beijo
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Miriã!!
      Se você adora Romance de Época não pode deixar de ler os livros da Chirlei ♥ Indico de mais Paixão de Recomeço por ser uma obra bastante singular e apaixonante!
      Bj!

      Excluir