Trilogia Irmãos Balden - Josiane Veiga


A Trilogia Irmãos Balden é um spin-off da Saga dos Reinos, escrita pela autora Josiane Veiga. Os três livros antecedem a Saga e mesmo não sendo leituras obrigatórias para quem acompanha a série, agregam bastante ao universo criado pela Josiane.

A história dos Irmãos Balden se passa muitos anos antes do início da Saga. Na trama ainda não existe a divisão dos Reinos e os “Imundos”– pessoas que nascem da união das Raças, os não-puros. Esses livros vão justamente apresentar o cenário antes dessa partição, os primeiros indícios de manipulação da fé e os planos dos Deuses para esse mundo.

Os três livros são bem curtinhos, então não vou me demorar muito falando sobre o enredo de cada um. 

No primeiro volume, O Rei Águia, conhecemos o povo de Hilde, uma terra que sofre com a escassez de água e alimento. Os Águias comandam o local e após a morte de seu líder, o filho mais velho, Erick, assume seu posto, tendo ao seu lado os irmãos Brandon e Samantha. Buscando um novo lar para sua gente, Erick vai ao Reino de Nunemesse com o intuito de desposar a filha do Senhor das Terras, o que ele não espera é encontrar uma moça maltratada e infeliz.

Evelyn sempre sofreu nas mãos do pai, pois para o genitor ela era apenas uma bastarda, fruto do pecado e da traição, por isso merecia ser tratada com desprezo. Durante toda a vida foi agredida, xingada, presa e vista pelos moradores como alguém da escória, uma bruxa pela qual deviam ter nojo e sempre rechaçar quando estivesse por perto. Não conhecendo nunca o carinho e o amor, Evelyn pensa que irá sofrer ainda mais após o seu casamento.

Felizmente a mocinha está errada, pois Erick é um homem incrível! O amor que ele dedica aos irmãos e a família aquece o coração. É lindo como ele a ajuda a superar seus medos e a aprender a ser feliz! 

Em A Sacerdotisa Águia temos a história de Samantha, a irmã do meio, mas que é tida pelos irmãos como mãe, amiga e Sacerdotisa. 

Samantha acredita que nunca irá casar, pois sua vida é dedicada a servir a Mãe Terra e a cuidar das pessoas. Como esposa teria que se dedicar ao marido, filhos e lar, deixando assim sua missão como sacerdotisa. Então, segue cuidando e orientando aqueles que precisam de seu auxílio, mas o amor se interpõe em seus planos e o seu destino talvez seja um tanto diferente do que ela imaginou.

Dos três livros, esse foi o mais surpreendente. Samantha é uma personagem forte e obstinada, com uma fé inabalável. O mocinho e, principalmente, as suas escolhas, foram os pontos mais interessantes na trama. Finn é um futuro Senhor de Terras, mas deixa tudo para trás por não querer esse destino para si. É triste vê-lo abandonar alguém que ama e um tanto egoísta também, mas o relacionamento dele com a Samantha e as vivências ao lado dela foram os meus momentos preferidos do livro. 

No último volume, O Príncipe Águia, temos o desfecho da trilogia e a história de Brandon. Não posso contar muita coisa sobre o enredo, pois poderia ter spoilers dos livros anteriores. O irmão mais novo dos Balden não tinha pretensão de casar, mas sentiu-se impelido a isso após uma certa situação. Sua futura esposa foi forçada a aceitar a união e jura não manter-se casada por muito tempo. Ela sempre foi vista como feia e gorda, desprezada pelos irmãos, pelo pai, se tornou uma mulher amarga. O relacionamento dos dois é conflituoso em boa parte do livro, pois existem muitas mentiras e falsas verdades que atormentam a protagonista. Mas gostei como o Brandon provou que as aparências são irrelevantes, pois o amor é mais profundo e verdadeiro. 

Os Deuses Cashel, Masha e Bran se fazem presentes durante toda a trilogia. A Josiane quis nos mostrar como os Reinos começaram a se tornar o mundo que encontramos no livro Esmeralda. O próximo spi-off da série, O Homem de Gelo, trará um aprofundamento ainda maior nessa questão. 

Para finalizar, Os Irmãos Balden são leituras super rápidas e fluidas. Li cada um em poucas horas, pois a escrita da Josi é bastante direta e ágil. A Trilogia pode ser lida de forma independente, pois a trama tem começo, meio e fim. Mas caso queira ler a Saga dos Reinos, super indico que comece por Esmeralda e siga lendo os demais volumes na sequência. 

♥♥♥

*Com a leitura de O Rei Águia cumpri o item "Ler um Romance Histórico que tenha título nobre no nome da obra" do #DesafioHistóricoseEu4

Nenhum comentário