[Resenha] O Plebeu - Flávia Padula

Autora: Flávia Padula | Publicação Independente | 387 Páginas | Romance de época


Stefano De Marco é um homem simples que gerencia a fazenda da família com muito zelo e afinco, o trabalho braçal não o assusta, ao contrário dos irmãos que vivem no ócio, Stefano trabalha para manter todos. Porém, sua vida muda drasticamente ao saber que o homem que o criou não é seu verdadeiro pai, seu genitor é na verdade o Conde de Monteblanco, um nobre importante da nobreza espanhola que era muito próximo ao Rei. O Conde faleceu e como último desejo, pediu ao monarca que o título ficasse para o seu filho bastardo. E mais, que Valentina, sua esposa, se tornasse mulher dele, uma vez que ela estaria viúva. 

Parece que contei muito da história, mas esse é somente o pontapé inicial para o desenrolar dos acontecimentos. Muitos elementos novos e surpreendentes ainda surgem ao longo da narrativa, o que nos instiga a sempre querer ler mais para entender e ver como tudo irá se desenrolar. O Plebeu é o terceiro livro da série Casamento Arranjado, cada livro é independente, sem possuir ligação entre si, no máximo os personagens dos outros volumes aparecem aqui.

Os romances da Flávia são sempre bem construídos e apesar de ter como foco o relacionamento do casal protagonista, não se limita somente a ele. Subtramas e as histórias dos personagens secundários enriquecem ainda mais o livro. Ação, intrigas e um romance intenso preenchem as páginas de O Plebeu. Ainda que a ligação entre o Stefano e a Valentina tenha sido algo muito rápido, a relação entre eles se desenvolve realmente ao longo da trama. Eles enfrentam muitos obstáculos para ficar juntos, desde a própria falta de confiança no amor do outro até as várias manipulações arquitetadas por terceiros.  A reta final do livro é de tirar o fôlego! A Flávia construiu uma situação que me deixou muito apreensiva, na qual não via mais saída! Devorei as últimas páginas e adorei como novos personagens foram introduzidos, os quais fazem parte de outra série originada desse livro, Os Irmãos Monje Cruz.

A ambientação na Espanha e o contexto histórico da época, ainda que a autora tenha exercido a sua liberdade criativa, são muito bem trabalhados, consegui facilmente me ver na corte espanhola kkk. Temos um pouco da cultura cigana inserida na trama, todavia imagino que a Flávia se aprofunda mais nesse quesito na outra série, ainda assim são passagens muito interessantes.

É um romance de época que envolve e intriga o leitor, com uma narrativa fluida, mas carregada de emoção e tensão, assim como os dois primeiros livros da trilogia Casamento Arranjado. Assim, indico não somente O Plebeu, mas as duas histórias anteriores também. Leias as resenhas AQUI.

♥ Série Casamento Arranjado


Nenhum comentário