[Resenha] Iluminada pela Paixão - Chirlei Wandekoken

Autora: Chirlei Wandekoken  | Publicação Independente | 240 Páginas | Romance de época


Iluminada pela Paixão é o segundo livro da série Vilas do Sul. Os livros podem ser lidos de forma independente, pois cada história tem seu próprio desfecho e protagonistas distintos, ainda que tenhamos a participação dos personagens dos volumes anteriores.

Mary Catharina Rothembourg é uma mulher que precisou enfrentar as dificuldades da vida muito cedo. Na infância passou fome, anos depois perdeu a inocência e se viu entregue a homens que só a usaram como um mero objeto. Acumulando desilusões e tristezas, Mary se vê ainda mais perdida ao ficar cega. 
É engraçado quando chegamos no fundo do poço. Não há medo, há apenas a resignação de que tudo se acabou.
É a história dessa mulher que vamos acompanhar aqui. Seus pensamentos, desejos e sonhos. Suas tristezas e dores.  Como ela encontra o amor nos braços de Graham Gordon, Duque de Grafton, e ainda assim este sentimento é agridoce. O romance entre eles é o foco do livro, mas para mim a grande protagonista da trama é a trajetória de Mary Catharina.

Confesso que o mocinho não me conquistou, suas atitudes não foram justificáveis, contudo, torci pela felicidade dos dois e que ambos tivessem seu final feliz. Como já destaquei o ponto alto da trama para mim são as vivências da Mary, ainda que frágil, resignada, ela não desiste nem do amor nem de ser feliz.
O ser humano, entretanto, é incrível: se há o ar para respirar, a água para matar a sede, e um pouco de alimento, seja ele de qualquer tipo for, adapta-se e segue em frente. Eu sou a prova disso: adaptei-me a fome na infância, à miséria, ao abuso sexual, à falta de amor e de carinho, às migalhas e, por fim, teria que adaptar-me à cegueira.
Por meio da história da protagonista a autora expõe como era a vida de muitas mulheres que não tinham família ou o apoio desta naquela época, as que vinham de lares pobres e eram enganadas e abusadas por homens sem escrúpulos. Uma vez “arruinadas”, muitas delas não mais tinham escolha e suas vidas ficavam à mercê de outros. 


A narrativa da Chirlei me lembra os romances clássicos que li, mas sem ser algo rebuscado ou enfadonho, pelo contrário, seu estilo de escrita é muito envolvente e me faz ter a sensação de estar na época descrita, algo que amo! 
  
Ao final do livro temos um “Anexo Hot” no qual a autora traz partes do diário da mocinha. Esses trechos são para os leitores que desejam ver mais da intimidade do casal e que apreciam as cenas mais “calientes”.

Apesar de não ser o meu livro favorito da autora, Iluminada pela Paixão me prendeu do início ao fim. Indico não somente ele, mas todos os romances de época da Chirlei, pois eles trazem uma ótima ambientação histórica e personagens femininas com trajetórias únicas, que emocionam e conversam bastante com o leitor, eu sempre me sinto muito próxima delas.

A Série Vilas do Sul:


Leia a resenha do primeiro livro AQUI.

♥♥♥

- Com a leitura de Iluminada pela Paixão risquei mais um item do #DesafioHistóricoseEu4:

Ler um romance histórico da sua escolha, que você quer muito ler, mas que ainda não conseguiu. (No caso ele se encaixava aqui, agora já o li ♥)

Nenhum comentário